Fotografar já é o hobbie preferido de 7 entre 10 jovens da atualidade. Com a facilidade que as super câmeras dos smartphones trouxeram ao alcance do bolso, cada vez mais temos mais e mais pessoas apaixonadas pela arte de gravar cenas, momentos, sensações. E como não podia ser diferente, novas tendências nasceram para fazer com que essa mania tivesse ainda mais destaque: Temos as Selfies, que hoje é uma febre que se restringe a gêneros, etnia, opção sexual, idade. Temos a maior valorização da retratação de bons momentos, como viagens, festas, conquistas. Como de praxe, ideias estranhas comos as “belfies” também entram no conceito. Aproveitando a expansão de interesse ao redor dessa área, o Instagram veio com tudo e hoje é uma das redes sociais mais amplamente usadas e desde que foi comprada pelo facebook tem uma base de usuários quanto tão grande quanto a rede “mãe”.
Por muito tempo, o plataforma da Microsoft amargou a ausência desse aplicativo. Seu tão esperado lançamento não foi o suficiente para alegrar os usuários, uma vez que esse importante aplicativo já completa mais de um ano sem atualizações e está totalmente abandonado, carregando com si a classificação BETA. Porém, esse não é o fim! Rudy Huyn, o entusiasta e desenvolvedor de aplicativos para Windows Phone nos trouxe uma alternativa de peso. O cliente 6tag, serve como um portal para que possamos acessar o nosso Instagram através de uma ferramente totalmente funcional e atualizada e é claro que eu não poderia a deixar de fora! Então nesse terceiro episodio da série COMPARATIVO DE APPS teremos o Instagram (Android) x Instagram BETA x 6tag (Windows Phone)!
• Tela Inicial
O hall de entrada, a nossa primeira interface ao entrar no app é o nosso contato inicial com a diferença entre as interfaces dos apps. Apesar de termos praticamente as mesmas funções nos três apps (como excessão do botão de atualizar no 6tag e o botão para a caixa de entrada do Direct no app para android) a singularidade de cada design traz posições totalmente divergentes para cada uma delas. Porém a premissa de exibir as fotos e videos é comprida nos três.
A exibição de videos tem a mecânica similar nos três aplicativos. As únicas diferenças notáveis são a presença de uma fina barra de progresso em baixo da foto no 6tag e a forma de carregamento no mesmo. Enquanto nos outros dois apps o vídeo leva bastante tempo carregando para poder ser exibido por completo, no 6tag você pode ir assistindo enquanto ele carrega, o que mesmo podemos causar diversas pausas até o seu carregamento está completo, permite uma navegação mais dinâmica aos impacientes.
PS: vale notar que o aplicativo oficial para o Android e iOS costuma ter algumas postagens “patrocinadas”, que tal como propagandas costumam ser bem irritantes, aparecendo várias vezes no feed. Não há possibilidade de retirar-las.
Nos menus de contexto, podemos uma vantagem explicita do 6tag. Além de Curti, comentar e Compartilhar o conteúdo, fazer o download da imagem e até mesmo compartilha-la como no facebook, através de uma ferramenta intitulada “regram“. Em contraparte, não há possibilidade de denunciar caso o encontre alguma imagem com conteúdo improprio.
PS: O 6tag possui banners de propaganda, uma vez que ele é um app gratuito de um desenvolvedor independente. Apesar de incomodar os mais exigentes, as propagandas não saltam a tela em full screen e se restringem ao canto superior ou inferior do aplicativo, sendo exibidas apenas em determinadas área. É claro que você tem a opção de pagar pela sua remoção ($1.29).
• Notificações e Explorar
Não a muito o que se especificar aqui. A diferença na linguagem visual continua sendo o único grande fator de diferenciação, tendo a maioria funções presentes nos três aplicativos (com exceção do botão para adicionar novos contatos direto das notificações). Ao buscarmos por contatos e hashtags, é visível a inferioridade do aplicativo oficial para Windows Phone.
• Perfil e fotos
Com uma interface muito semelhante, quando falamos de perfil, a versão do app para android e Wp trazem praticamente as mesmas funções, localizadas no mesmo lugar. A versão do Rudy, é totalmente voltada a Adpative UX, trazendo toda a nova identidade de ícones e fontes do Windows 10.
Bastante curioso notar que o 6tag não tem a opção de visualização das fotos com localização de forma filtrada, ou seja o “mapa de fotos“.
Mais uma vez se destacando, o 6tag traz abaixo da imagem do perfil dos cantos acessados uma indicação de se aquele usuário te segue ou não.
• Câmera
Podemos notar que a classificação beta se faz realmente presente quando notamos que nem uma interface para a câmera o app oficial para o WP recebeu. Ao invés disso, temos a interface da câmera nativa do sistema, com pouquíssimas opções e totalmente fora do contexto do aplicativo.
Podemos notar também a ausência da opção de gravação, deixando o aplicativo ainda menos atraente. Apesar do 6tag possuir a função, até o momento, verifiquei que é necessário habilita-la através do pagamento de uma pequena quantia, o que é uma grande desvantagem visto que no app oficial a função é totalmente gratuita. (Caso isso tenha mudado, deixe nos comentários).
Filtros e mais filtros. O 6tag está sempre correndo atrás de disponibilizar todos os novos filtros que a corporação está incansavelmente lançando. Já o app oficial, uma vez que não recebe atualizações também não recebe novos filtros. O destaque aqui fica para a realmente grande diversidade de ferramentas para edição da imagem do app oficial para Android, que não está disponível em tal amplitude nem mesmo no 6tag.
Com exceção do Direct (mais detalhado abaixo), novamente, pouco se difere a tela de edição da sua publicação. Essa é uma boa oportunidade para notarmos o salto na qualidade e polimento que tivemos do Desing Metro (Instagram BETA) para a Adaptive UX (6tag).
• Direct
Apesar de não tão utilizada pelos brasileiros, o Direct é uma importante função do instagram que infelizmente não estava disponível antes do lançamento do app oficial para a nossa plataforma. O seu uso é simples: Você tira uma foto e a envia diretamente para um ou mais seguidores. Somente os selecionados a verão, não aparecendo no feed e tendo a sua própria “caixa de entrada” para o recebimento dessas fotos. O intuito de “conversa através de imagem” é similar ao snapchat, porém não idêntico. A foto não se auto-destruirá e nem será possível enviar uma nova imagem em resposta, sendo a imagem o “tema” da conversação e não o meio de comunicação em si.
Sempre agil, não demorou e o 6tag trouxe essa função para nós, em pleno funcionamento e sem dever nada a versão oficial.
• Menu de Configurações
Apesar da falta de funções relacionadas a alteração de senha e dados da sua conta, nenhum dos aplicativos disponíveis na Windows Store fazem feio aqui. Com amplas possibilidade de configuração do app e edição do perfil todos dois cumpre o prometido.
O destaque aqui fica para o 6tag com a sua grande capacidade de personalização do app!
• Pratico, bonito e Alternativo!
Muitas vezes conhecido como “o sistema dos aplicativos alternativos“, não podemos negar que se não fosse a dedicação de alguns desenvolvedores apaixonados pela plataforma iriamos ter uma lacuna de alguns serviços importantes. O Instagram, que hoje é uma das ferramentas sociais mais utilizadas mostrou pouquíssimo interesse em investir na plataforma. Mas como foi citado no episodio anterior, as relações entre a Microsoft e o Facebook Inc.(dona do Instagram) estão cada vez mais próximas e já podemos ter um olhar otimista para os frutos que o Windows 10 e seus aplicativos oficiais poderão colher.
Ao fim do 3º episodio da serie, podemos concluir que aplicativos alternativos são uma opção de grande valor, podendo em alguns casos até mesmo superar a versão oficial para as plataformas mais aclamadas do mercado. Caso conheça queira recomendar o 6tag para aquele amigo seu que não sabe bem o que é um cliente, não perca tempo e compartilhe essa postagem!
Deixe nos comentários qual app (e um alternativo de destaque, caso ele tenha) que você deseja ver sendo comparado por nós na semana que vem!
Não deixe de conferir os episodios anteriores:
#1: Whatsapp
#2: Facebook