Tempos modernos, época onde a internet viabiliza tudo. Música, filmes, jogos, livros, clipes, noticias. Com tanta mídia para se consumir, não é de se espantar que a tímido quantia de espaço que as fabricantes entregam em seus aparelhos se torne pouco demais. Graças a isso, vemos uma grande parte da população correndo para os serviços baseados totalmente em computação na nuvem, categorizados como Streaming.
Por meio de programas desse caráter você será capaz de ter a mão suas músicas ou filmes preferidos sem consumir o espaço do seu aparelho, portanto que a internet esteja disponível, embora a algumas opções para a nos amparar na falta dela. No 7º comparativo estaremos analisando o app mais popular para o streaming de música, o Spotify.
- Tela Inicial
O Spotify é um dos poucos serviços que não diferencia a sua interface entre as plataformas. No Android, plataformas Windows, Mac ou iOS você verá a mesma interface pouco influenciada pelo Material Design, Metro ou qualquer diretriz visual. Na tela inicial do app temos sempre sugestões de lançamentos, novas músicas ou playslists personalizadas para cada humor.
Ao lado encontramos o mesmo menu, que sói se diferencia na posição de certos ícones, com o de configurações por exemplo. A versão para Android também traz um link para a compra da licença do app a mão e uma função a mais: “Atividade”
A opção traz as atividades recente dos amigos que você segue no app. Como o app pode ser conectado ao Facebook para encontrar novos amigos essa opção é bastante interessante para conhecer novas músicas e descobrir o gosto musical das pessoas que conhece, mas nada de vital importância para o funcionamento do aplicativo.
- Acervo
Ao clicar em sua música, você é jogado para um novo menu que fará você se sentir realmente em um player de música nativo. Bem pratico e intuitivo, você terá acesso a suas playlists, os músicas que você adicionou a sua biblioteca e seus respectivos artistas e albuns.
Para os que não conhecem o app, caso você esteja utilizando a versão gratuita do app, você apenas poderá ouvir as músicas de forma aleatória com pequenas propagandas entre elas em certos momentos, podendo pular 6 músicas a cada hora. Com a versão paga você poderá ouvi-las livremente como em um player comum e até mesmo disponibilizar para ouvir offline, porém somente pelo aplicativo (a música não se tornará completamente sua).
- Player
Seguindo a mesma tendencia, pouco se altera de um sistema para o outro. O player é o mesmo, os icones são os mesmos, apenas posicionados de forma levemente diferenciada. Gosto bastante do efeito blurr que é aplicado a capa como fundo de tela na versão para Windows Phone.
- Exploração
Em busca você é pode, é claro, procurar por músicas, artistas e albuns do seu gosto. Sugestões também são aplicadas aqui!
Ao selecionarmos o artista desejado, mais uma vez a interface se repete nos apps, alterando apenas poucos detalhes de coloração e tamanho dos elementos. O app para Android possui alguns traços mais finos e tudo costuma estar bem menor…
…contudo todas as funções estão presentes. Você poderá, explorar, ouvir, adicionar o conteúdo a sua biblioteca do mesmo modo. O app para Windows Phone apenas não entrega a biografia da banda na lista de frente, mas isso pode ser acessado nos menus de contexto.
- Configurações
Sem dúvidas, as configurações no sistema da Microsoft são mais simplistas. Aqui só temos o que é realmente necessário, mas de fato o necessário está aqui. Ainda que o menu de configurações pareça bem menos recheado, se analisarmos a versão para o android vemos que não falta muita coisa relevante.
- Aperta o Play!
O Spotify é um app do qual podemos nos orgulhar. Em pleno funcionamento, o serviço é totalmente funcional e atualizado em nossa plataforma e deve servir de exemplo para os desenvolvedores de serviços que seguem o caminho oposto. Se a sua onda é streaming, aqui você estará bem servido.
Peço desculpas por não poder mostrar as funções da versão paga. Desde o Xbox Music/Groove Music acessar as minhas músicas no Onedrive eu não vi mais motivo para pagar um serviço de Streaming. ¯\_(ツ)_/¯
Esse foi o 7º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!
Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.
Não deixe de conferir os episódios anteriores: