Nos primórdios do uso do celular, especialmente em países emergentes como o nosso, utilizar funcionalidades avançadas desses aparelhos era um tremendo desafio. Algo que só conseguimos perceber hoje, pois naquele tempo era o que tínhamos para o momento e não conhecíamos nada mais avançado do que aquilo. Diante disso, iremos descrever aqui dez coisas rídiculas que fazíamos antigamente com os celulares e que considerávamos legais.
1. Músicas, fotos ou vídeo
Não dava pra ter muito de tudo até se popularizar os celulares com entrada para de cartão de memória. Celular com cartão de memória era coisa de gente chique nos primórdios dos celulares. Para se ter uma ideia, os celulares que a maioria das pessoas podiam comprar tinha memória interna com apenas 2MB livres. Isso se tornava um grande desafio até mesmo para conseguir por pelo menos 30 segundos de uma música em MP3. Em celulares sem suporte a músicas em MP3, tínhamos que usar o gravador de voz para gravar trechos de músicas que tocava na rádios e poder por como toque em chamadas.
2. Os ringtones
Nossa maior surpresa com celular novo era ver se tinha toques legais e quais jogos já vinha instalados. Engraçado isso, pois hoje odiamos quando o celular vem cheio de aplicativos desnecessário e se vir com algum jogo na mesma hora desinstalamos.
3. Namorar os celulares antes de comprar
A gente namorava os celulares pelos catálogos e revistas das lojas: Oh tempo difícil quando não existia Youtube para pesquisar sobre o nosso objeto de desejo, antes tínhamos que ir nas lojas e ficar mendigando revistas e catálogos das lojas para chegar em casa e ficar namorando os celulares. Eu mesmo tinha a mania de ficar desenhando os celulares ou recortando eles das revistas já que não tinha verba para comprar.
4. Celular guitarrinha
Esse era um celular dos infernos porque dava agonia para quem ouvia um celular desses tocar, porém era bem empolgante para quem tinha um, pois quanto mais alto som melhor para o dono, só para mostrar aos outros que você tinha um celular que tocava um som ensurdecedor. Até hoje me pergunto quem fabricou aqueles alto falantes, será que foi a JBL?
5. Digitar sem olhar para o celular
Bons tempos quando digitávamos tão rápido quanto hoje, porém erámos tão acostumados que em um determinado tempo já nem precisávamos olhar para o teclado por saber a posição das teclas. E detalhe, eu não estou falando de teclado QWERTY não, estou falando daqueles teclados alfanuméricos. No início da era digital dos celulares, quando a internet não tinha a mesma popularidade que tem hoje, esses teclados tinha em cada uma das teclas o equivalente a três ou quatro letras, fora os sinais do alfabeto. Pense aí que para digitar uma letra era necessário pressionar a mesma tecla umas três ou quatro vezes…
6. A gente achava celular com lanterninha legal
Até hoje esses celulares chamam atenção por conta das boas lembranças que eles nos trazem. A propósito, o celular mais vendido de todos os tempos foi o Nokia 1100, o primeiro com lanterninha, algo bem simples, mas achávamos celulares com lanterninha bem legais.
7. Pronúncia das novas tecnologias
Gente do céu, quanto vexame eu passei ao me deparar com determinadas palavras pela primeira vez. Até hoje lembro quando um amigo meu me perguntou se meu celular tinha “Blutote” tentando ele pronunciar “bluetooth” e eu: “que diacho é isso? e quando eu descobrir o que era eu me acabei de rir. Mas também houve um momento em que eu fui em uma loja TIM conhecer o Nokia 6267 e perguntei ao vendedor: mano esse aí vem com “ui-fi” e o cara respondeu a minha pergunta pronunciando corretamente a palavra e eu fiquei morto de vergonha na frente do povo que estava na loja.
8. Disputa de som alto
Ficávamos tampando o alto falante para o som ficar mais alto e competir com os colegas. Na verdade, fazíamos era a cuiquinha que acredito que ainda hoje tentando elevar um pouco mais o som de alguma forma.
9. Rede de dados da operadora detonava os créditos
Imagina você que a página inicial de um site não tem nem um 1MB de tamanho em um celular daquela época e mesmo assim receber a mensagem da operadora dizendo que seus créditos acabaram. A gente se perguntava: como assim? Esse era um tempo onde as pessoas viviam de descobrir formas de acessar internet de graça, pois não havia pacotes de dados como temos hoje. Apenas a TIM fazia promoções uma vez ou outra para o serviço TIM Wap. A única forma de acessar internet sem detonar os créditos era quando as operadoras ofereciam pacote de dados para acessar a rede de dados das operadoras, pois cada 1MB de página acessada custava mais de R$3,00 de créditos.
10. Sem central de notificações:
Que trabalheira era verificar se algo aconteceu em determinado aplicativo por não haver naquele tempo uma central de notificações, era necessário acessar aplicativos individualmente para ver se algo aconteceu. Pior ainda era os celulares que não tinha multitarefa para verificar os apps abertos em segundo plano. Essa função só existia nos celulares mais tops da Nokia com sistema Symbian S60, pois os mais acessíveis rodava o Symbian S40 e não tinha isso.
Gostou da nossa lista? Comenta aí que tipo de coisa rídicula você fazia antigamente nos celulares.