Se por algum motivo você teve que abandonar o Windows Phone, isso não significa ter de deixar a Microsoft para trás. Após um longo período de adaptação aos ótimos serviços da gigante de Redmond, ficar sem eles pode parecer uma grande perda. Se você é daquele tipo que não gosta de mudanças drásticas na essência do seu uso, esse texto é para você.
Um leque completo de opções.
Se uma das suas maiores criticas enquanto usuário do Windows Phone era de que “a Microsoft dá mais suporte as plataformas rivais que a sua própria”, agora é a hora de tirar proveito disso. Sem nenhuma dificuldade você encontrará na Google Play Store todo o leque de serviços da Microsoft, bem suportados e com um novo nível de qualidade.
Você poderá encontrar por lá o Outlook, Onedrive, Skype, Translator, Groove, Bing, Health, Xbox e Smart Glass, Pacote Office (Word, Excel, Powerpoint, OneNote, Lens), pacote MSN (Nóticias, Clima, Finanças, Esportes) e até mesmo games como Kincetmals e Snap Attack, tudo a distancia de um toque.
Mas por onde começar?
A melhor forma de passar por toda aquela fase entendiante de configurações iniciais sem dúvidas é com o app Microsoft Account. Após instalar ele e fazer o login em seu novo dispositivo, você estará livre de ter de repetir a autenticação em dois passos dos serviços da Microsoft a cada um que você baixar.
O app gera automaticamente um novo código de autenticação a cada 30 segundos, fazendo com que a cada vez que você precisar logar em um serviço da MS surja um pop-up oferecendo agilizar o processo de autenticação sem perder a segurança do procedimento. Não é indispensável, mas sem dúvidas útil.
Logo em seguida, você pode buscar o Microsoft Apps. Trata-se de um catalogo digital de soluções da Microsoft para o sistema da Google. Ao abrir o app você irá se deparar com todos os serviços presentes na Play Store e basta um toque para ir até a página de download. Você também pode buscar por “Microsoft Corporation” na loja, mas uma vez que alguns serviços não estão vinculados a conta padrão de desenvolvedor da companhia (como o Skype e apps da Microsoft Garage) esse app quebra um galho e tanto agrupando-os.
Se você utiliza o cliente de email da Microsoft, não perca tempo e experimente a ótima versão presente no sistema da Google. O Outlook para Android dá um show a parte, com as API’s do Accompli encorporadas ele traz uma bela interface altamente trabalhada e funções que não estão presentes até mesmo na versão para desktop do Windows 10. Sem dúvida ele é indispensável para um ex-usuário do WP, uma vez que o mesmo app traz a mão o calendário Outlook e sincroniza de forma automática toda a sua lista de contatos vinculada a conta Microsoft.
Aqui vai uma lista rápida de mais algumas opções no sistema:
Com o Office Mobile ou com os novos Word, Excel, Powerpoint você tem toda a suíte Office disponível e contando com o mesmo nível de qualidade do Windows. Caso opte pelo primeiro app, terá uma opção simplificada e mais leve com o compilado do suporte básico aos três serviços, assim como era o app para WP 8. Com os novos apps individuais, assim como Windows 10 Mobile temos novas ferramentas completas e que não fazem feio em frente a versão profissional da suíte. Caso lhe seja útil, não deixe de dar um olhada também no Office Lens!
OneNote é o melhor agrupador de notas para aqueles que fazem uso de um pc com Windows e uma conta no Onedrive. No Android ele tem uma interface adaptada para a proposta visual do sistema, porém com as mesmas funções e até mesmo uma versão para o Android Wear!
Office Remote for Android é uma ótima opção para quer terminar aquele trabalho iniciado pelo smartphone. Com o app você pode controlar remotamente pelo o seu Smartphone o uso da suíte rodando no seu PC.
Embora o Onedrive e Skype dispensem apresentações é bom citar que eles estão entre as melhores opções mesmo na vasta loja do sistema da Big G. Com uma interface diferente do que você provavelmente está acostumado, a estabilidade dessas versões e as novas funções vão te encantar. Os apps contam com suporte a algumas funções interessantes como o Onedrive for Business incorporado, o upload automático de fotos, Skype for Business e chamadas de grupo com suporte para até 25 participantes e muito mais.
Microsoft Translator: apesar do mesmo nome, é um app totalmente diferente da versão para Windows. Com funções de peso como a tradução em tempo real por imagens e voz, o app é uma boa pedida para quem que não quer recorrer a ferramenta da Google. Ele também possui uma versão para os relógios inteligentes com Android.
Microsoft Hyperlapse: lançado simultaneamente em todas as plataformas, a divertida ferramenta de vídeos em Hyperlapse da Microsoft funciona de forma idêntica por aqui.
Groove Music: apesar de não funcionar com o Player padrão para músicas armazenadas em versão “não-Windows”, o serviço de Stream da Microsoft está presente nos demais sistemas móveis. Se você é um assinante ou costuma ouvir suas músicas armazenadas no Onedrive, esse app é indispensável.
Wunderlist e Swiftkey: buscando expandir sua ferramentas de produtividade, essas duas grandes aquisições da empresa podem intensificar a sua experiência com o sistema e ainda assim continuar mantendo “tudo em casa”.
Microsoft Health se você for um feliz dono de uma Microsoft Band, não precisa se preocupar. O app completíssimo e funcional te aguarda por aqui.
My Xbox Live lembra do app do Xbox para Windows Phone 8? pois bem, ele ainda existe no Android. Nele, você pode costumizar o seu avatar da Live com a interface que você já conhece. Uma boa pedida para donos do Xbox.
Eu quero mais!
Se ter todo o portfólio de apps disponível para você não é o bastante, você ainda pode optar por uma experiência completa com a Microsoft no Android. Graças a Microsoft Garage você tem opções para deixar a interface de usuário e tela de bloqueio com uma visão Microsoft para o Android.
Com a Next Lock Screen você tem acesso direto a ferramentas úteis como um atalho para funções (câmera, lanterna, rotação, bluetooth, etc) e apps, informações sobre o clima, eventos no calendário e notificações. Para você que não ficava sem, o app também permite a seleção do wallpaper do dia pro Bing, atualizando de diariamente de forma automática sua tela de bloqueio com lindas imagens.
Se o Android fosse feito pela Microsoft, provavelmente ele teria a cara do Arrow Launcher. Essa é a solução da MS para trazer ao sistema o sistema da Google um pouco da experiência de usuário característica da companhia, alterando todo o visual e funcionalidade da home screen, gaveta de apps e cia. O Arrow launcher te poupa o trabalho de organizar a sua tela inicial, uma vez que ele organiza os apps presentes nela conforme a sua utilização afim de otimizar a sua produtividade.
Pensando em ampliar isso ao máximo, você tem a opção de habilitar telas na sua homescreen para acrescentar agilidade ao seu uso. Com a tela “Recentes” você tem algo próximo ao Proactive Assistent da Apple, trazendo contatos, documentos e mídias mais usadas para uma visualização de fácil acesso. Já a tela “Lembretes” faz uso da suas informações no Wunderlist para trazer a mão opções de gerenciamento das suas tarefas. Na tela “Pessoas” você pode selecionar contatos de sua escolha para estar em evidência, contanto com um acesso facilitado. Fechando com chave de ouro, com um movimento swype de baixo para cima são exibidas alguns toggles extras para melhorar a forma com que você interage com o seu dispositivo.
Mesmo não estando disponível em nosso país por enquanto, a Cortana também está presente no Android. Ainda que não tenha uma interação tão profunda quanto nos sistemas da Microsoft, você tem um vasto leque de funções que se comunicam com todos o seus dispositivos Microsoft, inclusive, a responsável pela integração das notificações do robozinho com o PC disponível no Anniversary Update. Ela será a chave da comunicação entre o seu Android e os demais produtos Microsoft que você tem.
O que você acha de deixar o seu Android com a cara do Microsoft?
No próximo episódio nos falaremos sobre as opções nativas do Google que não são de se jogar fora. Não deixem de opinar sobre a série e sugerir assuntos dos quais vocês desejam conhecer mais sobre esse universo. Confira também os capítulos anteriores:
#1 Android para o Usuário Windows
35 Comentários
Tenho um Lumia 640 Xl, quero mudar pro Android, qual aparelho parecido com o 640Xl que me recomendam?
Tava vendo o Redmi 2 Pro ou o Asus Live G500 HDTV, se alguém poder dar alguma sugestão de algum aparelho até R$750,00 que tenha até 5″ parecido com as configurações do 640Xl
Samung Galaxy On7 742 no shoptime 5,5”
Gente, eu só gostaria de saber sobre os Androids menos de 1.000, pois em todos os lugares só vejo os acima desse valor, eu não quero mudar ágora, afinal o meu Lumia não é tão antigo assim e ainda me atende bem, mas se eu mudar e sei que no próximo ano vou querer trocar de novo pois o mundo Android exige que você troque todo ano pois os aparelhos ficam ultrapassados rapidamente, eu sempre comprei barato por isso, e com o Lumia eu não só gostei por isso…
Vou comprar um Android qualquer pode ser envenenado mesmo…
Arrow launcher é muito bagunçada
Eu tenho os dois sistemas e pago o office 365, não vejo diferença de usabilidade da versão android para W10m, esses dias tinha um cara teimando comigo que os serviços Microsoft para android eram inferiores, kkk fanboy é foda.
Pessoal estou querendo comprar um android estou em duvida entre quantum go e zenfone laser qual vcs me indicam ?
Optei pelo Zenfone Selfie… Estou aguardando chegar pra aposentar meu L730
“Namoro” a um tempo a linha asus quero aposentar meu L 640 embora tenha me simpatizado com o Quantum
Será meu primeiro Asus, escolhi o Selfie pela qualidade da câmera frontal e pelos 3gb de RAM.
quantum go
E pro Windows Phone nada!!! PQP…
Eu tenho os dois, Android e Windows Mobile e referente aos servicos da MS realmenre nao ha o que reclanar no android, ate o momento nao sinto falta de nada no android em relacaos aos serv MS. O qye tava me incomodando era desempenho tava com o moto g2 e tava dificil usar oois ele perde feio oara o lumia 630 tanto com android 5 ou 6, varios falam que com android 4 ele ainda presta, voltei pro 4 mas sumiu a camera frontal entao logo nao vi solução, pensei em trocar por outro tipo, zenphone, lg prime mas por sorte entendi o obvio, nao existe cura para quem usa intermediário. Entso fiz rolo e peguei um LG G3 top ai sim acabousse os problemas dd travamento, conselho pra galera que esta migrando. Nao compre intermediário. So compre top de linha, pode ser novo ou usado, pode ser 2016 2015 2014 mas pegue um top de linha e seja feliz.
Bem que a Microsoft podia colocar o navegador Edge disponível para todas as plataformas.(sei que muitos vão me chingar dizendo que tem que ter recursos e apps exclusivos para o WP) Isso ajudaria na popularização do navegador, tanto no mobile quanto no desktop.
E já passou da hora de disponibilizar uns apps pro windows mobile dona Google, só tem a ganhar com mais usuários usando seus serviços.
Gosto muito do WPMOBILE, tenho Lumia 830 e acabei guardando até o sistema ficar bem estável e no momento estou curtindo o android samsung s4.
Não consegui configurar o Desktop Remote no meu Android! Alguém aí manja?
Eu vou é ver se consigo adquirir um smart com Android puro, se eu tenho os serviços da Microsoft no Android que são até melhores, por que não usar o Android?!
Que ótimo.
Até tenho assinatura anual do Office 2016 e pretendo continuar, claro.
Caso eu compre um bom Smartphone com Android N, vou ter todos serviços da MS por perto.
E sabe de um coisa? Não estou nem aí se tem ou não dispositivos com W P/M. O importante pra mim, são os serviços. E a MS deixou claro que vai estar em todo lugar.
A MS pode estar meio que fora do mundo mobile dela, mas está com tudo no mundo mobile de outras empresas. E isso é bom.
A MS nunca nos deixará na mão. Seja que dispositivo usarmos.
O meu buscador(por gostar e costume – foram 5 anos de Windows Mobile), é o Bing. Assim como outros serviços MS. E olhe, que os serviços da MS são bem avaliados na loja do Android. Só sair do Windows por falta de lançamento de aparelhos. Mas se o share contiuar a diminuir, os desenvolvedores vao se sentir desencorajados.
Com certeza. Eu uso vários serviços da Google e MS no desktop.
Um bom dispositivos com um bom Android (N), e eu tendo todos serviços da MS e da Google. Tranquilo pra mim.
Não me apego a SO ou dispositivo. Me apego a serviços/programas/apps, pois preciso deles.
“Não me apego a SO ou dispositivo. Me apego a serviços/programas/apps, pois preciso deles.”
Cometário mais sensato que já li por aqui! Que muitos usuários e ex-usuários lhe tomem por exemplo mano.
Comprei um Samsung J3 e já vieram instalados aplicativos da Microsoft como Excel e Word. Achei interessante, mas queria poder excluí-los porém vieram como arquivos de sistema. Achei que vocês dariam dicas de Launchers também. Seria interessante, mas das que já procurei não gostei muito. Não chega nem perto de ser como mexer em um Lumia.
Boa sugestão. Podemos sim trazer um episódio com opções de launchers!
Obrigado. Eu realmente gosto muito das tiles.
Vc pode procurar o Launcher 8, não sei se ele ainda existe na Play Store, mas antes de usar Lumia, eu usava ele. Ele tem a cara da home do windows phone 8. Lembro que cheguei a deixar meu aparelho com a cara do Windows Phone.
Já tentou a Nova Launcher ? é uma boa Launcher
Vou procurar. Obrigado!
Estou com um G4, que chegou na sexta. A bateria está durando 5/4 horas de relógio. E quando vou ver o motivo do consumo, nas configurações, aparece o sistema Android como o responsável pelo maior consumo da bateria. Não sei se a versão influência, porque está na 5.1 ainda?!
É interessante verificar se não tem nenhuma função de backup ou alguma ação do sistema em segundo plano. Uma vez que essa função esteja barrada por algum fator ela deve continuar em loop e consumir sua bateria.
Valeu! Estou aprendendo a mexer em um Android.
O ideal quando vc não estiver usando o celular é desligar localização, sair e fechar aplicativos como Instagram, Facebook, Badoo, etc… Qualquer aplicativo que peça login é bom sair quando não estiver usando.. Não apenas encerrar atividades, mas sim fazendo voltar para a tela que pede login. Noto que tem uma redução considerável de consumo.
O G4 infelizmente é conhecido por ter uma bateria fraca e mal gerenciada mesmo. Há cerca de um ano, quando fui migrar pra Android, foi isso q me afastou desse aparelho. Acabei comprando outro modelo.
O problema que nos reviews(fui me basear) de sites de tecnologia, falam que a bateria tem uma boa duração. Estou quase resentando ele, pra ver se acaba com o problema. Reduzi ao mínimo o brilho, tirei a localização e até a sincronização e não houve melhora.
É, vc deve ir atrás mesmo. No teste do PhoneArena, a bateria dele durou 6 horas (em média; foi nele q me baseei na época: eu tinha um lumia 1520 e o teste deles bateu com o meu uso – cerca de 11 hs, então eu confiei…). Daí pensei: “trocar um smart cuja bateria dura 11 hs por um cuja bateria dura a metade do tempo é um péssimo negócio”. Mas a questão é tem usuários q dizem q a bateria do g4 dura mais q isso nas mãos deles, então talvez tenha solução.
5, 4 horas de q???