Rumores já indicavam que a Apple eliminaria a entrada para fones de ouvido no iPhone 7, mas a pergunta que não quer calar é: Por quais razões a companhia de cupertino decidiu fazer isso? O site MacWordBrasil tratou de buscar respostas para esta pergunta e nós nos sentimos na obrigação de repassa-la.
Motivo 1: Lightning
O conector Lightning pode transferir dados e energia em todas as direções e estava no topo da decisão da Apple. Phil Schiller disse que a conexão padrão dos iPhones e iPads é versátil, já que pode ser usada em diversas ocasiões. Poderíamos dizer que o conector P2 é um dos mais usados e mais amados no mundo, mas o próprio adaptador incluso na caixa já responde por si só.
Schiller disse ainda que os fones de ouvidos EarPods da Apple são os mais populares do mundo, e que as pessoas pouco se importaria já que o novo modelo de iPhone vem com um adaptador e um novo fone com plug diferente.
Motivo 2: Sem espaço
O iPhone por si só é um smartphone pequeno e muito fino, por isso todo milimetro de espaço é importante e um conector do tipo P2 pode atrapalhar diversas ideias de design e de recursos novos. Sempre que a Apple adiciona alguma coisa ao iPhone, ela tira outra. Mas porque o conector para fones de ouvido?
John Paczkowski disse que “É difícil imaginar a equipe de design de hardware da Apple paralisada por uma entrada de legado. Mas quando você está lidando com um aparelho de computação com tolerâncias dimensionais extremamente apertadas, existirão desafios”.
Neste caso, o iPhone 7 foi praticamente feito do zero por causa de seu modulo duplo de câmera e isso aumentou o tamanho de alguns componentes, deixando outros sem espaço. Algo deveria ser retirado e como o conector já estava sendo considerado como um recurso opcional ele foi o alvo da vez.
Motivo 3: Wireless é o futuro
Essa é um dos maiores motivos da Apple ter removido o conector, a visão da empresa é que tudo um dia se torne alternativo e pronto pra ser eliminado, e os fones de ouvidos sem fio são uma boa saída pra implantar essa ideia.
Os novos AirPods são incríveis, não são as coisas mais baratas do mundo, mas digamos que compensa o investimento – caso você não more no Brasil. Os sensores embutidos sabem quando estão nas suas orelhas e mudam o comportamento deles de acordo com isso.
É obvio que os novos AirPods podem funcionar em iPhones da geração passada, mas se eles não existissem a Apple não teria como explicar a ausência do conector tradicional para fones. A afirmação de Phil Schiller de que os usuários precisavam ter “coragem” para abandonar os conectores de fone gerou muita controvérsia. Mas o que ele quis dizer foi que a Apple teve coragem de abandonar algo já tradicional entre os usuários com a tentativa de “inovar’.
Certamente em 2017 veremos Samsung, LG, Microsoft (?) entre outras marcas… adotando esse padrão se ousando a tirar uma zona de conforto dos atuais usuários. Na minha opinião, remover o conector P2 3,5mm foi um passo para o futuro!
Fonte: MacWorldBrasil
42 Comentários
o jornalista que escreveu isso deveria jogar seu diploma no lixo
Bela porcaria essa nova “tendência”
Estou sem bateria e quero ouvir musicas. Como faz???
E não, não sou obrigado a comprar fones wireless, sendo que já gastei uma boa grana com excelentes fones de ouvido com fio.
No moto Z até que faz sentido, já que possui carregamento sem fio…
Você esqueceu de dizer:
4 – Mais caro
5 – Bem mais caro
6 – 4 + 5, Só que mais caro
Duvido que a relação custo x beneficio seja melhor que a do iPhone kkk
Nada disso vale o que cobram. Absurdo.
1-Pq é mais caro
2-O lucro é maior
3-Pra fazer o povo vender o outro rim pra comprar os fones.
Isso
A Apple é uma marca de eletrônicos direcionada para a classe AAA . Não é marca para o povão como Samsung ou Microsoft. O lucro astronômico da empresa decorre da venda de seus smartphones,os iPhones. De qualquer forma a qualidade dos aparelhos e principalmente do S.O. proprietário não é tão ruim assim, pelo contrário.
O que acontece é que aqui no Brasil os impostos e a ganância do revendedor jogam os preços para um patamar que os ricos pagam tranquilamente, mas que a classe média cada vez mais pobre não consegue pagar, daí essa “revolta”.
As crescentes vendas de iPhones no mundo todo comprovam que, ao contrário do S.O. da Microsoft, o iOS veio para ficar e dar bons frutos, lembrando que bons frutos são alcançados em terras adubadas, sendo que o 10 Mobile é o adubo – esterco – onde o iOS é uma maçã apetitosa e desejada.
Cara você é burro pra caralho, o seu problema é com a Microsoft e q que tem a ver essa matéria com a Microsoft e mais antes de o IPhone fazer essa merda tem que fazer a bateria durar cinco dias para usar esse phone por um dia sem colocar na tomada
só eu que achei a materia um tanto quanto parecida com essa outra??
http://idgnow.com.br/mobilidade/2016/09/08/por-que-a-apple-aposentou-o-conector-de-fone-no-novo-iphone-7/
Kkkkkkkkk boa rapaz
Isso nao e inovação, os celulares mais antigo, era assim, carregador, fone de ouvido e cabo usb, por exemplo v3 era assim, como muito celulares antigo da nokia, a única diferencia que o conector da apple e mais moderno. Agora tudo que apple faz e inovação, mesmo que ja existe, o moto z saiu primeiro sem entrada de fone d ouvido.
Só mais caros? São os mais caros do mundo.
E a Motorola já tinha feito o lançamento dos motos z sem entrada p2. Mas comp a Apple lançou o “carophone” sem a entrada p2, retirar a entrada para fones de ouvidos vai se tornar tendência no mercado, uma “inovação”, “buscando novas tendências”. Assim fica difícil vai gostar de puxar saco da Apple lá EUA, pelo menos com lá com o salário mínimo dá pra comprar um. Enquanto aqui tem que dividir em 24x.
Com 2 semanas de trabalho tu compra um 6S la.
Tudo bem até aí, mas vender os fones por 1.399,00 reais …
Aqui é Brasil.
Se o consumidor Apple tem a bagatela de pagar uma fortuna pelo aparelho, logicamente terá tb para pagar pelos seus caríssimos fones de ouvido. Boa jogada da Apple.
Concerteza a Samsung ano quem vem lança um Galaxy sem fones tambem, lembrando que o S7 saiu custando 999 dolares, ja o Iphone custa 800 dolares.
O foda mesmo eh que uma idéia que eh tosca vira uma grande ideia quando as samsung da vida começa fazer o mesmo, ai da mais força concorrência, (apple).
4- Tirar dinheiro de quem pode pagar, ou quem pode parcelar em 10 no cartão. Ta bom gnt, há muitos que felizmente podem desembolsar o valor de um bom/ótimo aparelho em um fone sem fio. Mas tem gnt que extrapola; minha prima contava esses dias, que uma amiga do trabalho comprou um iPhone não sei das quantas. Contra a mãe, a menina parcelou o iPhone, chegando a pagar quase 7.000 reais. Ta certo que ela é quem vai pagar, mas gastar o valor de uma moto num iPhone e continuar andando de ônibus, e pra poucos.
Nao é pra pouco amigo, é pra BURRO mesmo… Esse valor foi o que paguei na CB 300… Nao e uma boa moto mais me serve muito bem, assim nao ando de Ônibus…
Vc pensa pra frente.
Tem gente comprando samsung por 6 mil, esses sim sao otarios, pois o sistema android roda em varios smartphones, nao tem nada de exclusivo, o Iphone pelo menos casa com seu hardware.
Justificar o pagamento 7 mil reais em um aparelho com o discurso que ele é exclusivo só porque o Samsung custa 6 mil reais usa o “universal” android, é gostar de jogar dinheiro fora. E além do mais muitos que usam Iphone por modismo, muitos bem sabe o que o sistema tem a oferecer só sabe dizer que é melhor. Desde quando o SO em si não tem nada de diferente dos demais (Android e Windows 10 Mobile, sim o SO mobile da Microsoft), que causa espanto.
O IOS é mais fluido que o Windows 10, nao digo o windows 8.1, pois esse era realmente fluido.
Qual modelo com windows você usa? Um 950 ou 950 XL? Pois o a versão mobile foi pensada para esses hardware e não para inferiores.
Tudo que roda 10 Mobile é inferior. Vou te dar um exemplo prático. Você está na balada e uma garota te pede para emprestar o telefone para ela ligar para uma amiga dela. Aí você entrega para ela um Lumia 640, aquela coisa feia toda de plástico pesando 1 Kg. Agora vamos imaginar que você entregue para ela um legítimo iPhone 5S (estou sendo modesto) com aquela interface amigável e o símbolo da maçã reluzente. Em qual situação você terá mais chances de ganhar um boq dela?
ela ligo do iphone5s, mas tem um problema vc gastou o dinheiro todinho com o IPHONE5S, telefone do outro mundo, tela amigável, ai vem teu amigo com um lumia535, motorizado com uma CB500 2016, com credito no celular e com dinheiro no bolso pra ir em qualquer canto q ela quer. me diz e ai ????
Apesar de ter amado o iPhone 7, ele não mudou minha opinião: O mais certo seria substituir a entrada p2 atual por outra, também universal, mas com dimensões reduzidas, que nunca empatariam no design de qualquer smartphone. Isso com certeza é possível, visto o quão “barroca” é a entrada P2. O problema é que esperaram a Apple dizer isso ç, a Samsung foi burra demais nisso, aproveitava esses rumores e criava um novo conector e abriria ao público, ia cair matando nesse iPhone e finalmente iria ter algo pra chamar de revolucionário, mas como sempre espera a deusa dela agir primeiro pra depois copiar, não rolou. Uma pena pra nós…
Varios celulares tem design incrível e contem a entrada P2 isso ai é desculpa
Sim, mas dápra diminuir isso, tá antigo. Com tantas revoluções no mundo do áudio, isso não é nenhuma missão impossível.
Kk muita inovação mesmo… O meu fone Bluetooth faz isso desde que eu comprei ele a três anos e não paguei os olhos da cara nele
Eu tenho um que foi 70,00 mais 15,00 do frete, paguei 85 ao todo, e me atende muito bem… Quando eu vi o preço do fone apple fiquei completamente surpreso com tamanha cara de madeira em cobrar aquilo!
“desisti do sonho de ter uma mansão e uma vida de bilhonario pra comprar um fone novo pro meu iPhone”
Hur dur a Apple “inovou”, sempre existirão fones Bluetooth e as pessoas não preferem eles ao da entrada p2 pelo simples motivo de que os com entrada p2 sao mais fáceis de se encontrar, em toda loja de eletrônicos ou até mesmo em lojas de brinquedos vc consegue encontrar com preço acessível, pagar caro em fone Bluetooth, perder e depois ter comprar de novo nao vale a pena, duvido muito que isso vai se tornar tendência, e alem do mais que nao tiver esses fones praticamente e obrigado a fazer uma escolha, ou carrega o celular ou ouve musica e reproduz qualquer outro tipo de musica, pra mim a Apple nao fez nada mais do que obrigar a quem comprar o Iphone 7 e 7plus, a comprar esse fone Bluetooth com este preço estratosférico
A Apple nao inovou so achou um novo meio de ganhar dinheiro a custa de seus consumidores.
Olhando por outro lado, o iPhone tem nome forte o suficiente para alavancar esse mercado, o que pode resultar em fones Bluetooth mais baratos e caprichados pra gente… 🙂
Mesmo se os fones ficarem mais baratos a industria precisaria se adaptar porque este tipo de fone gasta mais bateria por usar a conexão Bluetooth, eu por exemplo, uso meu o dia inteiro nao tiro ele do ouvido, imagine se meu fone fosse bluetooh, eu teria que carregar ele pra ticamente de duas em duas horas.
Sim, e um aparelho com o nome forte como o iPhone pode ser o pontapé inicial pra isso 🙂
O único motivo foi cobrar mais grana, empresa mercenária da porra, e o pior que tem idiota que paga esse absurdo num aparelho que nunca foi e nunca será o melhor do mercado.
Qualquer coisa que tiver o símbolo dessa maçã vende…
Porque as pessoas são completamente idiotas