A linha de smartphones Moto vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados emergentes, e se isso deve-se principalmente ao sucesso da família G, que desde a restruturação da companhia, surge como um diferencial entre os dispositivos intermediários. Ainda assim, é preciso concordar que dentre as últimas 5 gerações, a evolução do produto não foi um dos grandes destaques.
Enquanto em alguns casos a atualização trouxe apenas algumas mudanças incrementais e visuais, em outros houve até mesmo a retirada de recursos, como o áudio estéreo abandonado deste o Moto G 2014. Indo um pouco além, o lançamento do novo Moto G5 se torna bastante curioso para os fãs da marca, visto que, de fato, não parece que estamos de frente a evolução. Visto que o Moto G4 Plus, como o modelo mais parrudo do ano passado, encontra-se na mesma faixa do Moto G5 padrão, existem nada menos que 4 motivos a serem considerados antes de apostar a sua grana na novidade
1. Sistema operacional + Interface de usuário
Uma das principais características que deram força ao portfólio da Motorola nesses últimos anos foi o seu sistema operacional, visto que trata-se de uma das poucas companhias que não modificam drasticamente o Android concebido pela Google. Contudo, isso tem mudado a cada versão, e principalmente o novo Moto G5 oferece mais gestos, widgets e atalhos “extras”. Isso fica bem claro ao ligarmos os aparelhos pela primeira vez, já que foi adicionado um launcher próprio a novidade, enquanto os antigos aparelhos da linha contavam com o Google Now Launcher como padrão – no qual é mais básico.
2. Processador + Desempenho
Em uma decisão curiosa, o Moto G5 em sua versão mais simples foi posicionado de forma a atualizar a proposta oferecida pelo Moto G4 Play. Isto o coloca em desvantagem ao seu antecessor, visto que até mesmo a versão Plus do Moto G4 encontra-se no mesmo preço, mesmo possuindo uma tela maior e melhor (5.5 polegadas, em resolução Full HD) e um processador mais potente (Snapdragon 617).
3. Câmera + Imagens
Outro ponto em que o modelo do ano passado se destaca é a sua câmera. Mesmo contando com um sensor atualizado, os resultados práticos foram o suficiente para demonstrar que as imagens capturadas pelo Moto G5 não se mostraram tão boas quanto as do antecessor. Se colocarmos em números, aparentemente os 3 megapixels a mais fizeram diferença, principalmente complementadas por um foco automático a laser e flash dual-LED, ausente no G5.
4. Display + resolução
Um dos maiores downgrades apontados pelos consumidores ao Moto G5 foi a redução da sua tela. Sem explicação lógica alguma, a Motorola reduziu para 5 polegadas, mesmo mantendo a alta resolução Full HD. Isto resultou em um aparelho ainda mais gordinho e com grandes bordas, o que não agradou a todos. De quebra, a sua bateria ainda diminui um pouco, com agora 2800 mAh contra 3.000mAh do antecessor.
19 Comentários
Tive os dois, Moto G4 e Moto G5. Análise esquisita, G5 muito melhor que G4. Ganho de bateria incrível, carregamento super rápido, ótima tela, sensor biométrico igual ao Moto Z, desenho e acabamento melhores. Parece matéria paga pra poder vender saldo de estoque encalhado.
Mas também, o G4 Plus tem uns bugs que só Deus na causa! Eu ficaria com o G5 Plus, com certeza
O G4 poderia não ser um modelo digno de recall
Tenho um G5 plus e não a nada a reclamar,roda qualquer jogo ou aplicativo de boa, rápido,boa câmera ,bateria dura muito,e é bem resistente
BOMBAAA, dica de matéria
Intel ameaça empresas que pretendem emular aplicativos x86 em processadores ARM! A porra ficou seria pra caralho!
https://newsroom.intel.com/editorials/x86-approaching-40-still-going-strong/
https://m.canaltech.com.br/noticia/intel/intel-faz-alerta-sobre-quebra-de-patentes-em-chips-arm-da-qualcomm-e-microsoft-95136/
A linha Z e G5 da motorola tem os famosos problemas de burn in e bootloop ainda?
Meu próximo cel vai ser da Xiaomi, linha Moto não mais.
Melhor custo benefício esta em um smartphone da Xiaomi. Comprei um Mi Max e nao tenho que reclamar. Melhor que essas porcarias que se vende por aqui, que se comparado aos importados são uma verdadeira bosta.
É verdade, vejo aparelhos em sites de importação que são verdadeiras máquinas, produtos de qualidade e que chegam aqui por um preço bom, já os nacionais sempre as mesmas coisas, com hardware fraco e preço absurdo.
ops, blz mas se der pau manda onde? garantia? ou fora dela?
Se for se tratando disso vc esta certo. Mas nós estamos falando de “se der um problema… Se eu morrer amanhã… Se eu sair de casa e der uma dor de barriga em mim e nao tiver onde eu cagar… Se… Se… Se…”
Estou falando de Hardware e software dos celulares Xiaomi que na maioria das vezes ganha em Hardware, Software, memoria, tela… Desses “Xing lingues” que sao vendidos nesse país, com preços aterrorizantes e de baixa qualidade.
O Flash dual LED está presente no Moto G5 Plus. O G4 plus tem um Snapdragon 617 rodando a 1,5GHz e o G5 plus um Snapdragon 625 rodando a 2GHz.
O leitor biométrico do G5 plus é mais rápido e tem mais funcionalidades (substitui os botões do android e economizam espaço em tela).
A mudança do botão de acesso a aplicativos no Android do Moto G5 me parece mais uma atualização. Ela segue uma tendencia que a Google adotou no Pixel.
Deco, de uma revisada em seu post. Sugiro fazer uma tabela comparativa.
Tá corrigido. Na verdade o G5 Plus não era pra entrar em pauta, mas houve uma confusão na hora de revisão do post.
Ok, Deco, fico feliz por ter ajudado. Mas sugiro mais uma revisão, pois o moto G4 plus não é o antecessor do Moto G5. Poderia se dizer que o Moto G4 plus é superior à versão básica da nova família, o Moto G5.
O sucessor do Moto G4 plus é o Moto G5 plus. Mas entendi seu post, entre comprar o G5 e um G4 plus, é mais vantagem o G4 plus (apesar de ainda estar um pouco mais caro).
O objetivo não é esse. O ponto é afirmar que a estrategia confusa da Motorola acabou deixando o Moto G4 Plus e o Moto G5 padrão na mesma faixa de preço, e deixar claro para o consumidor menos informado que escolher o modelo do ano passado é uma decisão melhor. Muitas pessoas apostam no novo, sem reparar bem as entrelinhas.
era o que faltava pra eu ter certeza qual Moto G pegar, to louco pelo g4q plus, obrigado pelo posto.
E ai, android puro ou modificado?
Dispenso os dois! Continuo feliz com meu Lumia 930. So troco quando ele pifar.
Que post confuso em. Em algumas partes Nao sei se estão comparando G5 ou G5 plus com o g4 plus