Que o Whatsapp é o aplicativo de mensagem mais usado no mundo nós sabemos. Mas o que talvez muitos não saibam é que o aplicativo ainda apresenta muitas falhas de funcionalidades quando comparados a concorrentes como o Telegram e outros. Contudo, o portal Android Authority fez uma lista com 8 recursos que o Whatsapp deveria implementar urgentemente aos seus usuários.
1 – Suporte a vários números (Telegram)
Uma das grandes desvantagens de se usar o Whatsapp é não funcionar com vários números. Apesar de existir aplicativos em aparelhos como Samsung, Huawei, Xiaomi e outras marcas, que permitem ao usuário executar duas contas no mesmo aparelho, esta não é uma das soluções mais viáveis.
No entanto, o Telegram tem suporte nativo para vários números, permitindo que você tenha até três contas em um aplicativo. Definitivamente, gostaríamos de ver esse recurso implementado oficialmente no WhatsApp também.
2 – Notas para si mesmo (Signal)
O Signal é um dos poucos mensageiros móveis que oferece espaço para se criar notas, salvar Url’s, entre outras coisas que é chamado de Notas para mim mesmo. O recurso aparece como um contato em sua lista de conversa.
Você poderia replicar tecnicamente o recurso criando um grupo com outra pessoa e, em seguida, expulsando o contato, deixando-o como o único membro. Seria muito melhor ver uma opção nativa no WhatsApp.
3 – Enquetes/Pesquisas (Telegram/Threema)
Outro recurso que os usuários de Whatsapp adorariam seria o de criar enquetes ou pesquisas dentro dos grupos, coisa que já existe no Telegram e no Threema.
Um recurso de enquetes seria bem-vindo no WhatsApp e permitir que você decida rapidamente sobre um local para almoçar com amigos (apesar da pandemia), por exemplo. Esperançosamente, a empresa implementará esse recurso específico mais cedo ou mais tarde, pois parece um ajuste natural para a plataforma.
4 – Desfoque de rostos antes de mandar imagens
O aplicativo Signal tem inúmeros recursos fascinantes como o de desfocar rostos antes de mandar imagens (Blur). Esse recurso é acionado com um simples toque no ícone de desfoque quadriculado próximo ao ícone de caneta e, em seguida, alternando a opção ‘desfocar rostos’ e / ou desenhar para desfocar.
Gostaríamos de ver algo semelhante chegando ao WhatsApp, permitindo que você compartilhe imagens sem comprometer a privacidade de outras pessoas que estejam na cena. Isso pode ser particularmente útil para protestos, onde as autoridades usam sistemas de reconhecimento facial para identificar pessoas.
5 – Reações nas mensagens (Signal/Telegram)
As reações nas mensagens já estão disponíveis em alguns dos aplicativos de alto nível como o Discord e o Slack. O Signal e o Telegram também oferecem o mesmo recurso em suas versões móveis.
Este recurso permite que você reaja rapidamente a uma mensagem com um emoji, com o emoji desejado sendo anexado à mensagem em questão. Dessa forma, você não precisa enviar uma mensagem contendo o emoji como uma resposta, por exemplo.
6 – Enviar sem som (Telegram)
Convenhamos que nem todas as mensagens recebidas merecem uma resposta completa de maneira imediata, por esse motivo que estou feliz que o Telegram tenha um recurso “enviar sem som”. Basta manter pressionado o botão “enviar” e escolher esta opção para enviar uma mensagem que não zumba no telefone do seu contato.
Gostaríamos de ver o Whatsapp adotando esse recurso, pois ele pode ajudar os destinatários a lidar com as mensagens recebidas sem ter que silenciar os contatos ou seus telefones.
7 – Mensagem Programada (Telegram)
Este deve ser um dos recursos mais pedidos pelos usuários do Whatsapp, que está disponível no Telegram a pelo menos um ano. Esse recurso permite que você programe o envio de uma mensagem.
Infelizmente, o agendamento de mensagens no WhatsApp requer aplicativos de terceiros agora. Mas seria muito interessante ver a funcionalidade de forma nativa, pois ela pode ser útil para felicitações para aniversariantes de um determinado dia e lembretes que você precisa enviar para as pessoas em um dia ou hora específica.
8 – Verificação com a câmera (Kik)
O aplicativo Kik tem um recurso que possibilita fazer uma verificação na mensagem quando a foto enviada for tirada pela câmera no ato do envio da mensagem.
Recomendamos que as pessoas tirem fotos com seu aplicativo de câmera nativa para obter os melhores resultados. A implementação sólida no WhatsApp desse recurso pode ser uma boa maneira de combater a desinformação e boatos em geral.
Gostou da lista de recursos? Existe algum outro recurso que esquecemos de mencionar? Deixe nos comentários suas sugestões…