Ontem, a finlandesa mundialmente conhecida no mercado de celulares anunciou oficialmente a licença de exclusividade para a HMD, que estará apta a fabricar smartphones com a sua marca por 10 anos, marcando a volta da Nokia a este mercado. A empresa contará com os royalties provindos do uso do nome e das patentes utilizados nos projetos, que aparentemente serão encabeçados pela própria licenciada.
Deste modo, uma vez que a Nokia não é investidora ou acionista da HMD Global Oy, podemos contar que o desenvolvimento destes modelos será desenvolvido pela HMD, supervisionados pelo Conselho de Administração da Nokia e produzidos pela FIH Mobile (subsidiaria da Foxconn) fechando um ciclo, mas parece que existe um quarto elemento nesta equação.
O CEO da HMD, Arto Nummela, contou a Reuters que as primeiras investidas no mercado de smartphones Android da empresa foram conduzidas através de uma parceira próxima ao Google. Ainda que não tenha sido especificado mais detalhes dessa relação, isso pod indicar que talvez a gigante das buscas tenha tido alguma influência no desenvolvimento dos novos modelos, indicando algum interesse acentuado sobre a volta de uma gigante ao mercado, neste caso, fazendo uso de um dos seus maiores produtos.
Talvez possamos estar falando de uma influência mais reguladora para evitar que a empresa siga um caminho de modificações como diversas outras, assim como pode ser que a Google possa estar dando direcionamentos para a visão da empresa para o mercado, assim como fez com a Motorola no inicio.
Não é sabido ao certo o que se esperar dos novos dispositivos, porém esta afirmação pode dar conta de que os modelos apresentaram uma versão mais limpa do sistema, e talvez até contar nativamente com alguns serviços de renome dos embarcados de fábrica Pixels (Assistant, Photos, Allo + Duo).
Para os fãs preocupados com os futuros modelos, que não de fato desenvolvidos pela própria Nokia, Nummela deixou claro: “Seremos extremamente fiéis à marca Nokia. A marca Nokia é conhecida pela simplicidade, facilidade de uso, confiabilidade e qualidade. Estes são os elementos que nós entregaremos junto com um design industrial surpreendente.”
É interessante notar que apesar de não ser tão conhecida por nos brasileiros, a HMD afirma ter uma significativa posição nas Americas, Europa, Asia, Oriente Médio, Africa, India e China, contando com uma equipe de renome. A empresa é presidida por Florian Seiche, Co-fundador da HTC, comandada pelo CEO Arto Nummela, antigo VP na Microsoft Mobile Devices Sales (EMEA) e ex-funcionário Nokia, assim como o diretor de Produtos Juho Sarvikas, que introduziu os Nokias e Windows Phones as operadoras americanas no passado.
43 Comentários
Era excelente, mas excelente mesmo se os novos Pixeis posteriores aos atuais fossem “fabricados” pela Nokia! Isso é que era!!!
Eu li em algum post em algum site e não me lembro qual foi.
Mas, esse:
https://www.kickstarter.com/projects/nextbit/robin-the-smarter-smartphone/community
Robin com Android conseguiu bater a meta com muita folga. E como se sabe uma marca totalmente nova.
Claro, que foi em outro tempo. Talvez hoje não seria isso tudo.
Digo o mesmo, sou usuário da Microsoft desde 1995, sou fã de carteirinha de vários produtos e serviços dela, Windows, Office, Onedrive, Outlook, Xbox e por aí vai, inclusive uso muito essa serviços nos meus dois smartphones com Android, um Galaxy S7 e um Zenfone 2 Laser, veja bem, uso produtos da Samsung, Asus, Microsoft e Google e tudo muito bem integrado, ah, e tenho um notebook da Dell, ou seja, não me prendo a marcas e empresas, uso o Opera como navegador no meu celular e pcs. Sou fã do meu bolso e não de empresas. Minha decepção profundo foi com o sistema mobile da Microsoft, e principalmente vejo hoje os fanboys da Microsoft como mais chatos que os da Apple, defendendo a empresa Internet a fora como se fossem acionistas da mesmas, se limitando a usar apenas o que ela faz, como se a concorrência fosse um lixo. Outra coisa que não entendo é essa história deles falarem que a Microsoft precisa crescer no setor mobile pra acabar com o monopólio da Google, mas espera aí, a Microsoft já monopoliza vários setores do mercado tecnologico, um domínio do setor mobile significaria domínio total de tudo por uma única empresa. Por isso torço pra que o Android continue forte, que o Linux mantenha sua posição no mercado e que outras empresas cresçam, não apenas a a Microsoft.
Sim, sou obrigado a concordar em tudo. O W10M como Sistema Operacional tem me agradado, mas tem muito ainda a evoluir. Principalmente na oferta de apps. Claro, de um modo geral os mais essenciais e produtivos de um forma ou de outra eu tenho nele, mas tem muitos ainda q ou faltam na plataforma ou precisam de uma atualização urgente. E também tenho um Android da LG pra suprir algumas dessas necessidades.
Enfim, acho q a tem que procurar colher o que de melhor cada empresa tem a nos oferecer e aproveitar cada uma das oportunidades. Ficar prendendo-se a uma única empresa além de limitar-se pode causar alguns prejuízos por recursar-se a usar algum serviço mais acessível ou mais barato ou até com recursos melhores, etc. Essas empresas estão “cagando” pra mim. A única coisa q querem é meu $$$. Pq ficarei me amarrando a qualquer uma????
Pode ser só mais um player no mercado Android,mas aposto que vai vender mais que os fabricantes de W 10 M para a MS juntos.
Esses futuros smarts serão mais Nokia do que a linha lumia… Espero que venham para o brasil ou seja fácil de importar..
HTC + Nokia?
Podem fazer a diferença.
Espero que tenha um grande diferencial de mercado.
Se lançar com Android Puro vai vender muito se não vai ser só mais um aparelho com Android.
Chupa que é de uva Microsoft!
Kkkkkk ela já chupou amigo… Esqueceu?
Essa notícia é pra deixar qualquer fanboy da MS de cabelo em pé!!!
#TretaMaligna
rsrs
Tirou qualquer possibilidade, de um dia quem sabe, um dispositivo com Windows.
Afinal de contas, alguém esclareça isso de vez, UANDERSON por favor ou alguém do site: um lugar diz uma coisa, outro diz outra…
A Nokia VENDEU as suas patentes para a Microsoft junto com a divisão, ou LICENCIOU as patentes para ela, mas ainda assim SÃO da Nokia?
Eu ainda não estou certo disso, não sabemos como a Nokia vai desenvolver os novos smartphones e se ela vai voltar a trabalhar com suas antigas tecnologias, por isso, muitos estão ansiosos pelo retorno.
Se ela licenciou ou vendeu, fará alguma diferença na qualidade aparelho?
Licenciada: patente completa.
Vendida: patente capada.
Kkkkkkkk
Foram licenciadas, e isso pode ser conferido no comunicado oficial divulgado pela própria Microsoft em seu site linkado abaixo
https://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.0000di7sly1ei9flfyvvphdon3m0u#PLuEPb2sKWF0wOVc.97
Tem um trecho separado nele que resume bem, veja o print
https://uploads.disquscdn.com/images/a0eacc01bfb078fba7e2f8bd36f29a96be1928aecbcee2f868f900b64457de9f.jpg
mas que patentes afinal? se só a nokia soubesse fazer smartphone ela não tinha caído no buraco, ahhhhh mas a câmera…. temos hoje câmeras surpreendentes e não são zeiss
Carl Zeiss é de uma empresa independente, nunca foi da Nokia. E ela é usada em câmeras de outras fabricantes também.
eu sei mas vi dizendo em algum lugar que não lembro onde q só a nokia tinha o direito de usar lente zeiss
tem mais fabricante de smart usando lente zeiss?
Gosto demais da Nokia, a rainha das telecomunicações, mas essa intimidade com a Google não está me agradando… é aquele caso que vc tem um ótimo amigo, mas ele é íntimo de uma pessoa que não gosta de você…
Bem isso kkkk
A empresa tem ex funcionários da Nokia, vai usar o nome da Nokia, as patentes que foram licenciadas para a Microsoft e tem gente que insiste que não é a mesma Nokia. É mais Nokia do que muito Lumia que vimos no mercado.
Licenciada, ou comprada pela Microsoft??
As patentes foram licenciadas para a Microsoft durante o período de 10 anos, com possibilidade de serem renovadas ou não após esse período. Ambas as empresas (Nokia e Microsoft) podem usar essas patentes durante o período.
Um comunicado oficial da própria Microsoft sobre a negociação informa exatamente os termos e bases do acordo entre ela e a Nokia
https://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.0000di7sly1ei9flfyvvphdon3m0u#PLuEPb2sKWF0wOVc.97
Depois disso, a Nokia ainda vendeu sua divisão HERE Services de mapeamento para um consórcio formado por 3 montadoras alemãs, e a partir daí é para essas empresas que a Microsoft paga pelo uso dessas patentes no banco de dados do seu Bing Maps…
http://meiobit.com/323526/nokia-here-maps-vendida-3-bilhoes-dolares-consorcio-bmw-audi-mercedes-benz
Interessante!
Muito bom!!! Cai totalmente por terra as teorias dos fanboys da MS (que se mostram não tão fanboys assim, já q não sabem disso) que os aparelhos da Nokia que estão por vir não serão da “verdadeira Nokia” pq a MS comprou TODAS as patentes da Nokia. Logo, ela não teria condições de fazer “novos Lumias”.
rsrs
Sem contar que a HMD é formada quase exclusivamente por ex funcionários da Nokia, inclusive o CEO trabalhou 20 anos por lá. Essas mesmas pessoas foram responsáveis pelo desenvolvimento de toda a linha Lumia até a compra pela Microsoft, daí é engraçado ver fanboys que diziam que esses aparelhos eram o suprassumo da perfeição tecnológica agora afirmarem que os aparelhos desenvolvidos pela nova Nokia não serão bons? WHAT????
Valeu pela boa explicação.
Eu tinha até medo de dizer essas verdades em alguns sites, pois eu poderia ser linchado virtualmente.
Valeu, pois colocou bem as palavras. Eu não conseguiria chegar nem perto disso.
Souza, já eu me divirto, e dou risadas quando os microboyz falam sobre o tal Surface Phone rodando apps de PC, porque 90% dessa cambada não terá dinheiro suficiente pra comprar um modelo desse tipo quando (e se) for lançado… Até parece que todos esses microboyz trabalham em grandes empresas do mercado corporativo, e que ganham rios de dinheiro pra esbanjar kkkkkkkkkkkkk
Sem contar que, programas para PC tem pouca utilidade em um smartphone, praticamente tudo que você precisa fazer em um smartphone você já encontra aplicativos para isso. A massa, o grande público passa a maior parte do tempo hoje usando um smartphone, basta ver que quase 70% de volume de dados da Internet hoje passar por smartphones, computadores já tem seu lugar garantido, assim como os celulares, não vejo de maneira nenhuma um grande atrativo pro mercado em rodar programas de computador no celular, não vai passar de um quebra galho, empresas nunca irão trocas seus pcs por smartphones, que além de caros, correm o risco de cair, ser roubado, e etc. Isso vai se limitar a poucos nichos. A massa tá se cagando pra Continnum, ter que ligar seus aparelhos em TV, não na maior parte do tempo. Agora mesmo, tô sentado em um restaurante, escrevendo aqui, conferindo meus emails, fiz lançamentos numa planilha, olhei algumas redes sociais, li noticias, sem precisar ligar PC algum, quando precisar, vai estar lá em casa, ou no meu notebook, tudo integrado, sem precisar ligar cabo nenhum. E fim
Pura verdade.
Até a Samsung para por uso de patentes da Nokia na linha Galaxy… No início de 2016 ambas fecharam um acordo sobre patentes num processo que estava rolando faz anos
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/nokia/nokia-e-samsung-fecham-acordo-sobre-disputa-de-patentes-e-acoes-desabam-57111
Opa! Valeu. Eu ainda não sabia dessa.
Tranquilo, agora já sabe 🙂
A tecnologia Always On que a Samsung implementou na linha Galaxy já existia desde a época do falecido Symbian, é conhecida faz tempo pelo nome de Glance Screen.
Licenciada
https://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.0001gpfrbh538cx1rnv20i47ubroj
Licenciadas e ponto final!
A linha lumia morreu na x30, x35 em diante não via mais como cara da Nokia estava mais pra um celular Microsoft criado pela Nokia…
As patentes não vão usar não, é da Microsoft agora.
Se tem Google no meio então coisa boa vem ai
Isso eu duvido
Vai ser sucesso de vendas, receita perfeita. Ainda mais se os preços forem em conta como na linha Lumia.
Eita