Após a aquisição malfadada da gigante de Redmond da divisão de telefonia da Nokia, a Microsoft vem reduzindo drasticamente o seu empenho no desenvolvimento do próprio hardware em smartphones. Enquanto isso, a marca Lumia está desaparecendo completamente sem ao menos ter uma marca substituta, até o momento.
O laboratório de projeto da empresa, Microsoft Garage, também tem uma vasta publicações recentes de aplicativos que foram disponibilizados apenas para iOS e Android, a maioria deles sem disponibilidade para o Windows 10 Mobile – ocorrido que certamente deixa qualquer usuário da plataforma “p” da vida com a desenvolvedora.
Com tantos questionamentos feito por fãs nos últimos tempos, os executivos da Microsoft se reuniram com alguns dos acionistas da empresa nesta quarta-feira; grande maioria dos participantes fazem parte de uma legião de fãs do Windows Phone.
De acordo com GeekWire, um fã do Windows Phone perguntou a Nadella “Você pode me acalmar … e me dizer qual é sua visão para setor móvel?” Depois de ouvir comentários de que a empresa está, possivelmente, “afastando-se desse setor.”
Em resposta a isso, Nadella simplesmente declarou que a empresa quer se concentrar em trazer algo novo para o mercado:
“Nós pensamos sobre a mobilidade em geral. Em outras palavras, nós pensamos sobre a mobilidade do ser humano em todos os dispositivos, não apenas a mobilidade de um único dispositivo. Dito isto, não estamos nos afastando, mas apenas repensando sobre o nosso foco em nossos dispositivos móveis. A forma de gerenciamento do Windows Phone, a segurança, o Continuum, ou seja, a capacidade de um transformar um celular em um PC. Precisamos “nocautear” em pontos de diferenciação.”
Outra fã acionista e usuária de longa data do Windows Phone, Dana Vance – não estava feliz depois de saber que o aplicativo Microsoft Pix foi lançado para Android e iOS, mas não para o Windows Phone.
Em resposta à esta situação de Vance, Satya Nadella afirmou que a empresa não está se afastando de dar suporte aos usuários do Windows Phone – mas vai continuar a reconhecer outras plataformas que possuem “maior participação” para se certificar que os seus serviços estão disponíveis nestas plataformas. Aqui está a sua resposta completa:
“Vamos continuar a buscar por diferentes formas e funções que podemos trazer para dispositivos móveis, além de levar o nosso software para uma variedade de dispositivos. Então essa é a abordagem que você verá futuramente. Ao mesmo tempo, estamos reconhecendo que há outras plataformas móveis que têm maior participação, e queremos ter certeza de que nosso o software está disponível neles “.
A resposta do CEO é até compreensível, uma vez que a empresa trouxe novas soluções de software, trouxe soluções para sua plataforma de videogame Xbox, cujo serviço Xbox Live on-line foi revolucionário quando lançado e mais recentemente trouxe grandes soluções de diferenciações para os seus produtos Surface, que inclui Surface Book, Surface Studio e congêneres. Agora, só nos resta esperar para saber qual será a diferenciação dos smartphone da Microsoft.
34 Comentários
Ainda bem que a Microsoft tem acionistas ativos, sem medo de perguntar o que interessa. Que o Nadella tenha ouvido bem direitinho, e que o “most ultimate device” que ele alardeou seja algo realmente excepcional, tipo o Stark Phone
https://uploads.disquscdn.com/images/4863de6c15a526488b21598de87ee873b97d3cdcc0363bbbb8e1a831d5bce162.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/9a3480776e33f58cc757f6bab23910ab654f44341e49d454ac982890ceec5ce3.jpg
Agora é sacanagem a Microsoft querer liberar todos os programas exclusivos do sistema para o Android e iOS, e nós que já não temos tantos aplicativos como que vai ficar? Se eles continuarem assim, eles só estarão motivando seus usuários á abandonar a plataforma, e eu particularmente já estou considerando a idéia…
Se eles apenas liberassem as firmware dos aparelhos com 1GB de RAM como o Lumia 650, a gente já ficaria satisfeito…
Eu não acredito em mais NADA vindo deste sujeito. E a visão dele pro Mobile é a realidade que está aí, o fim do Windows Mobile e dos Lumias.
No fim só se ouvi enchimento de linguiça por parte do nadella. É muito blá blá blá e resumindo é o que todos já sabiam Windows phone ou Windows 10 mobile já era só ainda acredita nele quem acredita em papel Noel.
Pensei que fosse o Ceo anterior que tivesse lançado o Surface.
É simples! Só começar a fabricar smartphones com 6 polegadas pra cima, colocar um processador x86 da intel com Windows10 completo e abandonar de vez o Mobile, assim acaba esse mimimi todo!
Até que Nadella está sendo menos evasivo em suas respostas. Menos evasivo, mas não deixou de dar aquela embromação clássica…
Sou usuário do Windows Phone e Windows 10 Mobile e no momento estou indo pra o android pq finalmente achei um aparelho com custo-benefício semelhante ao q se via nos Lumias. Esse Nadella ta com esse papo ai que não convence ninguém há tempos. A Microsoft se continuasse com sua estratégia certamente estaria competindo com Android e Ios, mas, Nutella não deu continuidade a obra de Ballmer.
Eu não faço questão nenhuma de usar algum desses aplicativos do Microsoft Garage, isso ai é mas mimimi mesmo.
Fico extremamente chateado quando vejo um app da Microsoft chegando primeiro ao Android e ao iOS. Poxa, se ela consegue lançar para as duas ao mesmo tempo, porque não consegue para a sua também? Mas continuo aqui com meu Lumia 930 e esperançoso para 2017.
Blá blá blá. Falou um monte e não disse nada. Sempre defendi o windows phone e a Microsoft. Maaaaas pra mim não dá mais, viver assim é ser um usuário frustrado pelo menos pra mim. Estou esperando o meu Lg X Power chegar, respirar novos ares é bom! Continuarei a acompanhar as notícias do Windows Phone e espero que um dia os caras da Microsoft acorde , e dê mais valor aos usuários da plataforma!
única coisa que discordo totalmente dessa “visão estratégica” é o lançamento exclusivo de apps e serviços para outras plataformas. Fora que tem alguns (ou vários) apps que pra Android e iOS são melhores e com mais funções que no W10. No mínimo eles tem que disponibilizar os mesmos apps pro W10 e, sim, ter funções ‘exclusivas’ na própria plataforma.
Não vou dizer que é isso que estão fazendo, mas acabam passando a impressão de que estariam “abandonando” o SO mobile pra muitas pessoas.
Enquanto isso, os usuários de Windows Phone perdendo as suas esperanças e migrando pra outras plataformas, mesmo diante de tantas expectativas e inovações, mas a paciência chegou no limite para alguns. Quem realmente tem apreço pelo Windows Phone, assim como eu, vai permanecer até o fim; mas reconhecer que a Microsoft poderia ter priorizado um pouco mais o Windows Phone (OPINIÃO MINHA)… É a sensação de ter uma garota linda que te troca por causa de um playboy que tem muito mais recursos que você. Enfim, esperemos….
Não falou nada kkk
A Ms se perdeu na sua estrategia e agora não sabe o que fazer….! Pra maioria dos usuarios esse continum não faz diferença…. Então até agora não vi nada de revolucionario…
Hummm! “Mobilidade geral”; será que é pelo balé?
O cara tem uma cartilha de respostas quando perguntam sobre o WP, sempre as mesmas coisas nada novo
A Microsoft fechou ontem, no Brasil TUDO, isso mesmo tudo, o referente a Mobile. Tem que cair na real, a MS abandonou o Windows phone ponto. 0,1% de participação. Ninguém sustenta isso…
Esse cara ta parecendo político brasileiro, mente bem pra caralho! Ta fazendo curso com Renan Calheiros porra! Aprendeu a mentir com Eduardo Cunha!!! Esse “mobile definitivo” ta parecendo o esconderijo do Capitão Caverna, eh tão secreto, mas tão secreto que nem ele sabe a localização, porra!!!
Kkk pensei isso tb
Enquanto o carequinha ai se decide, estarei dando um passeio no android, com meu 730 guardado na gaveta. Pelo menos lá vou ganhar mais atenção da MS do que no seu próprio sistema…
É difícil aceitar uma ideia louca desse cara, mas eu dou crédito a ele por causa dos surfaces e das Promoções de software
Nada novo. Ele já tinha falado sobre isso. O duro é ter que esperar. Acho que o problema não foi ver os Lumias saindo de cena, e sim alguma fabricante assumindo uma linha completa de smartphones Windows em todos os mercados onde a Nokia atuava. Já estávamos sem software (apps), agora estamos sem hardware.
Ta preocupado com mobilidade em geral! Vai construir um metrô porra!!!!!
#MelhorResposta
kkkkk .. Mas não adianta ficar bravo cara!
Vamos deixar as preferências de lado, eu acho que já estava bem claro que a Microsoft/Nokia jamais competiria de forma significativa com Android e iOS, tentou e não deu, vai ficar dando murro em ponta de faca porque? Eu apoio 100% essa mudança de estratégia, se quiser tentar novamente que seja com uma proposta diferente! E o “Precisamos “nocautear” em pontos de diferenciação.” é o grande X da questão, porque a Microsoft pode dar o próximo passo nos dispositivos móveis.. ela já está caminhando para unificar todas as plataformas e se os diferenciais como continuum e universal apps continuarem a evoluir podem com o tempo, se tornar o grande ponto forte…. Eu não volto pro Android/iOS por questão de gosto mesmo, gostaria muito que a Microsoft continuasse com o antigo Lumia… mas fazer o que? Se financeiramente falando não estava rolando, entrou na briga para ser eterno terceiro colocado já ta na hora de repensar as estratégias…… e eu não sou velho de casa não, meu primeiro WindowsPhone foi um Lumia 1520 a dois anos atrás.. (Vendi ontem o 1520.. hehe)
Eu também to com uma idéia aqui de lançar um produto revolucionário, que vai mudar o mercado, diferente dos concorrentes. Uma coisa nova que ninguém tem! Só ainda não sei o que é, mas quando lançar vai ser sucesso, baralho!!!
Kk esse é o problema do Nadela nem ele sabe o fazer com o Windows 10 mobile
É, então …. “transformar um celular em um PC” .. sei lá, acho que não tem como ser mais claro que isso … Hehe..
Isto, teoricamente, já foi lançado com o HP Elite X3, e não surtiu efeito. Aliás, a idéia sequer é revolucionária, pois já foi usada no Motorola Atrix….
Mas a questão é, ela ter deixado o Windows Phone cair mais chegando a desaparecer. Ela poderia sim fazer as mudanças sem deixar perder a credibilidade que já tinha com muitos.
Realmente, quanto a isso não tem desculpas..
A Microsoft não precisava perder o share de mercado mobile e ter se colocado em uma posição de insignificância como está agora para dar o próximo passo. Ela tem capacidade de fazer os dois. Aliás, isto seria o óbvio a se fazer. E o Windows Phone entrou no mercado em um momento bom para se estabelecer bem em vendas (havia previsão de que ela ia encostar no iOS até ano que vem), mas ela não fez o dever de casa dela. Dai não adianta reclamar que não deu retorno, alegar que vai mudar de estratégia… se a mentalidade é a mesma! E é capaz de mudar de estratégia novamente (como vem fazendo todos esses anos) quando a idéia do PC de bolso não der certo, ou então a Google e a Apple der um tapinha nas costas dela e falarem “agora deixa os adultos trabalharem” e passarem eles próprios desenvolverem um Dock e algo parecido como continnum…