A versão previa do sistema disponibilizada para os testadores já foi finalizada e a versão 8 do Android finalmente recebeu seu nome oficial. Mas o que o Android Oreo tem de novo para os usuários que estarão recebendo em seus dispositivos esta grande atualização nos próximos meses? Bom, os detalhes são relevantes para a consistência e desenvolvimento da experiência do usuário com o seu dispositivo.
Melhor desempenho de bateria
Oferecendo maior consistência e afastando cada vez mais a má fama que o assombrou a alguns anos atrás, o Android Oreo traz diversas melhorias internas para o aprimoramento das transições e processamento das ações, melhorando a comunicação dos componentes com o smartphone e a experiência de usuário como um todo.
O gerenciamento de energia, traz aprimoramento no recurso Doze e Doze on the Go. Aliado a isto, traz limites de execução em segundo plano, que irá liberar imediatamente os wakelocks de um determinado aplicativo, mantendo até que o app volte ao estado de cache. Em termos leigos, isso significa que aplicativos comilões estarão dificultados à drenar sua bateria em segundo plano. Além disso, aplicativos em execução em segundo plano agora estarão bastante limitados em relação a quais serviços eles podem acessar enquanto eles não estão em usagem.
Quick Settings e Barra de Status
Corrigindo o erro do Nougat, a Google decidiu reorganizar as coisas por aqui. Agora independente de você puxar ou não toda a central de ação, a visualização das informações de status (horário, data, bateria, conexões, etc) estarão visíveis para o usuário.
Além disto, os toggles que abrem menus diretamente da central de ações agora são sinalizados por um linha em baixo do seu desenho, melhorando o reconhecimento do operador com o sistema.
Melhorias na Iconografia
Com uma decisão arriscada, a Google parece estar tentado a trazer ainda mais vida para o seu sistema operacional com os novos ícones dinâmicos. Diga a deus a iconografia estática que você viu até hoje, e se prepare para ver o seus ícones interagirem com efeitos como parallax e pulsação após um clique, uma transição de tela ou algo do tipo.
A novidade tem natureza adaptativa, oferecendo a possibilidade de trabalhar com diferentes animações para os diversos formatos apresentado em cada um dos ícones no seu aparelho, oferecendo animações coerentes para eles. Deste modo os desenvolvedores terão opções variadas para trabalhar com ícones redondos, quadrados, com bordas curvas ou não, e muito mais.
Esta adição deverá interagir com o novo 3D touch do robozinho, dando ainda mais personalidade ao Material design. Contudo, muito provavelmente a novidade deva desagradar os usuários mais conservadores, além de levantar o questionamento sobre o peso destas animações em aparelhos menos parrudos. Infelizmente a novidade encontra-se apenas nos códigos do sistema, e não pode ser acessada abertamente.
Notificações
A Google parece nunca estar satisfeita com as notificações do seu sistema, e de certa forma isso é muito bom. A cada update temos novidades interessantes neste setor, que melhoram cada vez mais a nossa experiência com o sistema, e no Android O não poderia ser diferente. A novidade agora tem foco em melhorar as notificações atualizadas na versão anterior, trazendo novas formas de controlar quais tipos de notificações devem aparecer em sua central.
Para tornar isso possível o sistema utiliza-se dos “notification channels”, que não são nada além de filtros de conteúdo que você pode ativar e desativar à vontade. Veja como isso funciona: digamos que você receba uma notificação de que você está com pouco armazenamento. Quando mantém pressionada a notificação, ela lhe informará rapidamente que o aplicativo que está enviando é a interface do usuário do sistema, e que este pode exibir notificações em cinco categorias diferentes: Alertas, Mensagens gerais, Diversos, Capturas de tela e Armazenamento (podem existir outras categorias dependendo do app).
Se você não deseja mais receber notificações dizendo que você está com pouco espaço de armazenamento, basta clicar no botão correspondente e pronto. O mesmo se aplica às notificações de captura de tela, afinal, ficar limpando estas para muitas pessoas não passa de um incômodo.
O que é ainda mais legal é que você pode definir como você deve ser alertado para os canais de notificação diferentes de aplicativos. Por exemplo, se você mexer nos canais deste mesmo app, você pode facilmente parar notificações relacionadas a um deles, ou pode simplesmente fazer com que estes alertas sempre toquem um som e vibrem. Infelizmente, como é de se esperar, poucos apps não-nativos suportam a função até o momento, mas é algo que deverá mudar aos poucos.
Outra adição relevante é a possibilidade de adiar notificações, exatamente como no inbox. Basta puxar a notificação para direita e o aparecerá um pequeno ícone permitindo oculta-la por 15, 30, 60 minutos, até que ela volte a aparecer novamente.
Mais mudanças nas configurações
Se você gostou do menu hamburger adicionado ao Android Nougat, saiba que infelizmente ele se foi. Esta mudança vem acompanha com um completo redesenho do menu de configurações, que agora traz um branco predominante e bastante limpo, abandonando as cores no cabeçalho e os separadores. Além disto, você não encontrará mais aquela extensa e confusa lista com quase 25 menus enfileirados, já que agora tudo se concentra em praticamente uma dúzia deles.
Picture-in-picture
É até estranho pensar que somente agora esta função chegou ao sistema mais popular do momento não é mesmo? Pois bem, finalmente você poderá transformar um vídeo em uma janela flutuante para assisti-lo enquanto realiza outras ações. Assim como ícones dinâmicos, a novidade está nos códigos.
Mudanças adicionais
Para quem achava que não, o SystemUI Tuner continua por aqui, agora trazendo funções novas. Através dele você poderá alterar os atalhos disponíveis na sua tela de bloqueio, dispensando os atalhos padrões da câmera e Google Assistant que podem não te interessar.
Não menos interessante, através dele você poderá customizar a barra de navegação, alterando o seu layout (posicionando-os mais para um lado, compactando-os), e adicionando um botão extra para o lado direito ou esquerdo.
54 Comentários
Deficil eim, eles quer manter a esclusividade
Faz rout
Quando uma empresa se esforça para trazer novidades para seu sistema mobile, acontece isso ai, o sistema é líder no mercado, todo mundo gosta e praticamente já virou uma cultura mundial, diferente da outra, que só enrola, enrola, enrola, enrola, em breve, no momento certo, bla, bla, bla, bla, fala coisa com coisa, fica igual uma barata tonta e por fim, vê o próprio sistema mobile indo para o limbo, ainda bem que a Google não é assim, viva o Android.
Ai, não vejo a hora do meu Moto Z2 Play chegar para abandonar meu Lumia 730 logo, e poder daqui uns meses usar esta nova versão do Android
É difícil entender o que é ou não novidade no Android né, porque as fabricantes já fazem suas próprias personalizações e às vezes, entrega até mais coisas do que o Android 8 vai entregar. Mas ainda sim o sistema é bem legal! Tô achando maneiro! Muito prático de usar
Eu na minha opinião acho que podia de ter mudado mais coisa, não tem tanta coisa nova. Mais não tenho do que reclama do Android já que ele tem todos os app que eu quero
Isso é uma paixão pelo Windows Team, até criou um clone do meu redator KKKKKK
Android é o melhor, por isso é o + utilizado no mundo.
É impressão minha ou a Microsoft esta vendendo nossos feedbacks ( Windows Mobile ) para a google? Isso ta mais pra Android Redstone 5 kkk
Oxente, só isso…. Fragmentação ocorre por conta disso? Só muda o número e o nome, mas é assim…kkkkkkkkk
Não, Rodrigo, fragmentação ocorre porque existem centenas de OEMs interessadas e produzindo aparelhos com Android.
Oque não acontece com o iPhone, pois apenas a Apple o produz.
Oque não ocorre com o Windows Mobile, porque ninguém o produz.
Eu só falo que Android Puro é uma porra
Boas novidades (tudo bem, a maioria nem é tão novidade assim… hehehe).
Mas pra ser sincero, sei que isto nem é o mais importante e sim uma melhor performance, consumo de recursos em geral, mais funcionalidades nativas, etc, mas o Android tá precisando de uma boa repaginada na UI. Já um começo esses ícones animados, mas é pouco. A central de notificações, as configurações e até mesmo os ícones dos botões virtuais são a mesma coisa há varias versões atrás. Mas vamos aguardar, afinal o Android O está no seu início de desenvolvimento e muita coisa pode vir por aí, ou não.
Resumindo: “novidades” que já existem em versões modificadas…
S8 já tem tudo uso ispera só o reviu do Uanderso
Uma das faltas que sinto do android em relação ao windows, é a possibilidade de colocar qualquer som de notificação separado app por app. Coisa que no android não da de maneira oficial, vc pode trocar apenas de alguns apps, e o resto vc tem que colocar um padrão para o resto.
Sei lá, isso é gosto realmente. Eu já achava um saco toda vez q eu queria ou precisava trocar os toques de notificações ter que ir de app em app colocando o som que eu deseja. ou pelo menos nos q eu mais desejava. Tem lá suas utilidades colocar sons diferentes, mas eu particularmente sempre gostei mais de usar um som único para todos. Mas no Android pelo menos vc pode selecionar um som padrão para todos os apps de uma vez e alguns apps tem opção para poder definir um som de toque específico para o mesmo. Facebook e Whatsapp por exemplo tem está funcionalidade e acredito q outros também, mas sei q não são todos. EU prefiro assim.
S8 vai fica cada veiz melhor
Os da linha x30 receberão?!
Não, pera…
Esses aparelho roda Windows e morreu não vai recebe nem o Windows novo e tem aparelho que tem só 4 ano que lanso agora tá na hora de quem tem joga esses paus veio no lixo e compra android pra aprende o qui e bom
Como?
Fio não da prá dezenha aqui no apps do Uanderso intao se informa do que tá pegando serto. E o S8 que a Microsoft tá vendendo nas loja dela e o Windows morreu.
Ainda não entendi seus argumentos, “serto”? Dá uma melhorada na escrita, please.
Resumi proce: Windows morreu. Compra o S8 pronto. Tendeu
Ah, entendi agora! Desculpe não entender logo. Minhas faculdades mentais não andam 100%.
Mas vem cá, já comprou o seu S8?
Inda não. To juntando dinhero no meio do ano vo pega dos EUA qui vem com Snap835 e vai me sai mas barato. So tem di torce pro dólar não subi
Compra em patacas, cara! Bem mais aplicado o investimento
Não de confiança aos trolls… rsrs
É engraçado trollar um troll
Verdade!!!! kkkkkk
Imitação do Windows insider. Microsoft fazendo escola
como??? kkkkkkkkkkkkk
Que eu saiba o programa Beta do Android exite muito antes do Insider… rsrs
Seeeei…..
Sabe naaaaaaada……
Humm táaah
Android e OS tem versões beta desde o Android 2.2 e iPhone 3. A Microsoft falhou feio em só colocar beta depois de entregar o Windows 10 cheio de bugs.
Seeeei…A android deve te pagar bem rsrsrsrs
Paga sim, meus apps e jogos dão bastante lucro todo mês. 99,8% mais do q no Windows
seeeei… qual nome dos apps e jogos que vc projetou?
Programa de testes do Android ja existe a muitos Anos
aham…
Novidades pro mobile… você quer Microsoft? https://uploads.disquscdn.com/images/40158308c5f6b13a09cc47caf8973cca0597a42ec8a7caac4fb9bd27bbeb05b9.gif
Off: Alguém sabe se vai sai este mês de abril a liberação do Android N para Moto G4 Play?
Nenhuma data definida ainda, considerando quando foi liberada pra os demais da linha G4, isso já era pra ter acontecido…
Será o Android definitivo.
Será definitivo até a próxima definição.
#foconomobile kkkkkkkkkkkkkkk
As definições de definitivo foram atualizadas
As definições de definitivo foram definidas
Grandes novidades, kkkkk
É assim que funciona. Um sistema para amadurecer leva anos e mais anos. Não espere mudanças e novidades radicais de uma versão para a outra.
O Windows (o de verdade, não o mobile) levou 32 anos para chegar onde está.
O Android tem apenas 7 anos, isso é, um longo caminho pela frente. Muitas novidades virão.
Pois é.
https://uploads.disquscdn.com/images/cab9e152c8794e63b7bd0f68c3d2f868dd3a611bf70390689001b325f9a7c49b.png
puts tirando o Picture in Picture nada de novo…hahaha
Foco no mobile 🙂
Aways