Já foi divulgado o relatório da mais recente pesquisa da Strategy Analytics, onde mostra estatísticas sobre venda de smartphones globalmente. De acordo com estes relatórios, o terceiro trimestre do ano representa a venda de mais de 375 milhões de unidades de smartphone.
Dito isso, o sistema operacional Android captura agora um registro global de 88% do marketshare de smartphones, pressionando cada vez mais o iOS da Apple, bem como demais plataformas móveis, incluindo o Windows Phone. Ao que parece, o ganho do Android veio à custa de todas as principais plataformas rivais, devido a mudanças estratégicas.
iOS da Apple, por sua vez, perdeu alguma da sua quota de mercado – e possui agora 12,1%, quando antes possuía 13,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. O BlackBerry e o Windows Phone da Microsoft também foram outras plataformas que vem perdendo espaço constantemente para o Android, enquanto Tizen e outras plataformas nem precisam ser citadas aqui.
É lamentável que não haja uma terceira plataforma dominante e, que estas não consigam obter seu espaço em meio ao domínio do Google e da Apple. A Microsoft era/é a única que tem/tinha sua chance de continuar obtendo sucesso nesse mercado mesmo que lentamente.
Aguardaremos até o próximo ano para saber mais sobre as novas estratégias que, aparentemente, vem sendo planejada internamente pela Microsoft com seu suposto Surface Phone.
Fonte: businesswire Obrigado Jaime pela dica!
33 Comentários
Acho que eu nunca mais me acostumaria com a falta de atualizações do android, meu Lumia atualiza quase toda semana enquanto os Androids da família nem sabem que essa palavra existe
Vc provavelmente é insider do Windows por isso, vira insider do Android pra vc ver
Hoje, o android tá para o windows (sistema operacional para pc’s, notebooks etc). Infelizmente a MS não conseguiu bater de frente com os outros dois sistemas, como a blackberry também não conseguiu se manter. A MS ganha em um lado e perde no outro.
Nada do que a Microsoft possa lançar vai mudar a tendência geral do mobile a Google ganhou, a Apple vai manter o nicho deles entre os 10% e os 15% e a Microsoft nunca mais vai ter aquilo que já teve no tempo da Nokia, os 15% na Europa e ai nas Américas, a aposta na Índia e nessa zona do globo eram pontos de partida excelentes para que a China Japão e USA também se juntassem ao sistema. Agora o chamado Surface phone, que só está ao alcance de algumas bolsas não vai de forma alguma trazer as massas ao Windows Phone, Vai ser um nicho minúsculo dentro do share minúsculo do Wm.
Eu torço para que a MS crie algo muito além do que conhecemos como smartphone hoje.
Não será, caso consiga, algo fácil e nem barato. Mas não poderá ser algo só melhor, pois melhor os Nokia Lumia já eram. Só chegou fora do boom e por isso perdeu os apps. Depois a história toda já sabemos.
Cá entre nós. Cair para outros sendo que outros tem um total de 0,3℅ é de cortar o coração.
E não adianta culpar outros se não a própria Microsoft. Sim ela fracassou feio até então.
Problema é esse né, o que seria esse algo tão revolucionário? PC de bolso? Os smartphones já são pcs de bolso para as funções que ele é feito. Continnum não chamou atenção do mercado.
É bem complicado. O Jobs era o cara que além de enxergar um necessidade que nem mesmos usuários “sabiam” que tinham, parece mesmo que ele conseguia criar uma necessidades para as pessoas. Sei lá. O cara era um visionário daqueles.
Olha que legal esse podcast:
https://tecnoblog.net/203203/tecnocast-052-inovacao-ficou-invisivel/
Parece que estamos entrando em uma era do invisível.
Cobrar inovação é fácil, mas que inovação?
Se fosse algo fácil a “inovação” nem seria uma inovação.
Realmente a batalha é árdua contra o todo poderoso Android
A anos que esse marketshare varia bem pouco , nunca abaixa de 80% .
No mobile o Android atingiu o monopólio igual do Windows nos PC’s .
Uma plataforma que vale a pena apostar…que honre suas palavras…que tragam novidades que realmente sejam importantes pros usuarios que tenha aplicativos de qualidade …o wp se a MS tivesse seriedade jo sistema talvez poderia ser um sistema confiável que as pessoas teriam o interesse em obter.
Não desmerecendo o Android, mas como isso é prejudicial para o sistema Mobile mundial. Quanto mais concorrência melhor. Tanto para a economia, os consumidores e a evolução tecnológica.
Concordo, precisamos de uma terceira plataforma predominante.
Talvez vc não entenda o que é Android, ele não depende só da Google pra evoluir, veja o q a Lenovo fez com o Moto Z, as alterações no Android para que ele funcionasse com os MotoSnaps, veja também o LG V20 com a segunda tela, modificaram o Android para ter uma segunda tela funcionando, também as funções da tela curva do Galaxy Edge. E também os desenvolvedores do XDA e as ROOMs… vc compreende como o Android contribui para a evolução dos smartphones, não é como o Windows que só a MS muda….
O interresante do android que a inovaçao mais marcante dele ocorreu nas costas das fabricantes como samsumg, motorola e lg, varias fabricantes que foram add funçoes dps de muito tempo incorporadas pela google.
nenhuma outra empresa faz mais pelo sistema android q o próprio google
Faz mesmo, deixa virar a bagunça que é a questão de atualização do sistema.
o que é combinado não sai caro, conhece esse ditado
Para com esse discurso que android antigo “funciona bem”, o 4.4 é aceitável.
O android é um OS aberto, normal varias empresas modificarem.
Sim filho, obvio que a google foi de fundamental importancia no desenvolvimento do android, mas quem carregou as inovaçoes do android nas costas foram as fabricantes, a samsung apesar da criticada touchwiz trouxe inovaçoes que viraram padrao no android assim como a lg e as customs roms. Racionaliza um pouco e arruma argumentos ao inves de afirmativas vazias.
e por falar em argumentos, kd os seus? não vi nenhum
Ou o IOS que só a apple pode tudo…
A concorrência existe e está aberta, só que a Google fez uma boa política e acabou disparando na liderança. O mercado de smartphones como conhecemos está consolidado e com sinais de saturação, esperando alguma inovação muito forte ou uma revolução para que haja um novo “boom” no setor e faça com que haja migração em massa das atuais plataformas. E quem da concorrência está disposta a isto? Microsoft com seu eterno em breve®? Apple com seus lançamentos quase mais do mesmo? Convenhamos que a concorrência é quem não tem feito muito para tirar a Google de sua situação confortável…
Na minha opinião acho que esse negócio da Microsoft de mercado corporativo é só de fachada pra quem ta lá no topo (google) não se preocupar em perder o mercado, ” A Microsoft ta focada no mercado corporativo, nós ja estamos com o mercado de smartphones quase completo e não com o que se preocupar ” a Microsoft está levando mais a serio o Mobile aos poucos sem que outros concorrentes percebem… Desde que saiu o Windows Mobile de lá pra ca quantas mortes não teve ? E a Microsoft nem afirmou nem negou, (quietinha por baixo dos panos) a Google esta digamos que saturada, não há mais novidades para seu sistema, acho que se a Microsoft abandonassem o Windows mobile e esse mercado, ela teria abondado mesmo, acho que é aguardar os próximos capítulos dessa novela !
Nunca imaginei que iria dizer isso mas, estou muito satisfeito com o Android, usando a quase um ano e tudo funciona como deveria.
Pois é, quem não sabe que o Android hoje está bastante completo? Nem há mais recursos que se possa adicionar kkkk
Depois de anos com wp, vejo um ótimo momento para comprar um smartphone com android.
Uanderson, eu acho que a tendência é permanecer assim nesse ritmo, acho que dificilmente o Windows Mobile irá conseguir uma participação considerável a ponto de se dizer que há 3 principais Sistemas moveis.. infelizmente.
Na verdade, depende da Microsoft, dinheiro não falta pra ela investir no mobile.
Mas a MS tem que trazer algo que está a frente do que vemos como smartphone hoje.
Do jeito que está hoje nem adianta ser “só” melhor. Tem que ser algo revolucionário e que todos vão suspirar dizendo: esse eu vendo até um rim pra comprar um.
Pois não vai ser barato.
To muito satisfeito com meu 930, sistema fluido demais, sem ter que fica resetando, segundo alguns sites, a atualização creators está 2 vezes mais rápida que a 1. Então meu amigo, será uma bala. Voce pergunta pra qualquer pessoa qual o lado ruim do WM, todos dizem a mesma coisa, loja, os desenvolvedores nao querem criar, a monetização e baixa, isso prejudica demais.
Mas hoje em dia tmbm o Android conseguiu ser “sistema fluido”, não só top de linha Android que é fluido, meu irmão trocou o moto g2 dele por um moto g4 e ele até agora é tão fluido qnt meu note 5.
Concordo com que disse. Acho mesmo que a loja é que tem que ser o maior foco da MS. O hardware + WM funcionam muito bem sim.
Mesmo assim quero que a MS transforme esse mundo mobile. Mas, não é nada fácil.
Investimento tem. Como sempre voce escreve pouco e/ou escreve merda. Só não tem merchandising, publicidade e aparelhos…
O Android puro? Fala sério! Eu estou enojado dos meus Moto G3 Turbo e Noto G4 Plus se eu não fizer Root neles e instalar alguma Custom ROM vou ficar maluco! Muito abaixo do Windows 10 Mobile.
.
Grupo Windows
.
telegram.me/grupowindows
.