Vemos a cada ano o surgimento de uma nova versão do Android para nossos smartphones, que vem repleto de recursos e melhorias aqui e ali, alterando efetivamente o nosso modo de usá-lo. Agora, com o novo Android Q, não vai ser diferente.
A Google deu o start para que essa nova plataforma fosse colocada em teste em seus aparelhos da linha Pixel, e mesmo que aparente mais do mesmo, o novo Android vem trazendo inovações bastante requisitadas por algum tempo. O principal deles é o modo escuro em todo o sistema.
De toda forma, a primeira prévia traz muitas mudanças significativas no que se refere ao seu comportamento do software, melhorias de privacidade, novos recursos, APIs para dispositivos dobráveis e várias outras mudanças ocultas e que obviamente não são visíveis.
1- Modo Escuro no sistema
Essa é uma das novidades mais aguardadas desde o surgimento do Android Lollipop com seu visual extremamente branco. A cada novo Android, vemos essa melhoria ser implementada pouco a pouco, mas não de maneira satisfatória.
Todas as vezes esse modo aparecia nas versões beta, mas no final não era posto em prática pela Google, até que no Android Pie esse modo escuro aparece, mas não em todo o sistema, apenas em alguns lugares e sem a dependência de um wallpaper escuro.
Já com o Android Q vai ser diferente, pois a idéia é levar o modo escuro definitivamente a todo sistema, nem que seja apenas quando o modo economia de energia for ativada.
2 – Aplicação de temas
Antigamente, os conceitos de temas do sistema era restrito as OEM como é o caso EMUI e TouchWiz e a ROM’s customizadas como a CyanogenMod, o que tornou esse tema um caso obscuro.
Mas pelo que está sendo visto neste beta do Android, vai ser possível personalizar todo o layout do sistema.
3 – Reprodução de Mídia
Haverá também alterações nas reproduções de mídia, com o surgimento do alternador de áudio que adiciona um botão às notificações, que quando pressionado, exibe uma gama de configurações como a que alterna a saída de áudio.
4 – Compartilhamento de WIFI via QR Code
Convenhamos que quase todo mundo tem um acesso a uma rede WIFI e compartilha esse acesso com quem estiver a sua volta, o que faz com que a privacidade de seus dados seja comprometida. O Android Q traz uma solução para isso, o compartilhamento de WIFI via QR Code.
Basta selecionar a opção ” Compartilhar” que irá abrir um QR Code que deverá ser lido por outro aparelho também com Android Q facilmente e assim a privacidade de seus dados serão mantidos. Essa função já era conhecida na MIUI da Xiaomi e um pouco diferente, mas também presente no iOS.
5 – Acesso ao menu de configurações via aplicativos
Na grande maioria dos aplicativos (não sabemos se em todos), será possível acessar configurações opcionais dentro dele, um sub menu sempre estará disponível. A propósito, os sub menus serão exibidos ajustes relacionados ao App que estiver utilizando.
6 – Wi-fi em alta performance para jogos on-line
O WiFi receberá melhorias significativas, onde oferecerá alta performance e de baixa latência – isso irá melhorar consideravelmente o desempenho da conexão em aplicações como jogos online, chamadas de voz, streaming de vídeo.
7 – Autonomia de bateria na barra de status
Como podemos ver no print acima, teremos acesso ao status de bateria restante direto da barra de status do telefone. Assim, teremos uma estimativa de tempo que ainda resta antes que o dispositivo desligue por falta de bateria.
8 – Alterar esquemas de cores do sistema
Assim como vemos atualmente em smartphones da One Plus, no Android Q também será possível trocar a cor principal do sistema entre: padrão, preta, verde e roxo. Além disso, também será possível alterar fonte e estilo dos ícones.
Conclusão
Esses são alguns dos novos recursos do Android Q que estão chegando aos dispositivos da linha Pixel, da Google e também é claro, futuramente para uma enxurrada de smartphones.
Agora é aguardar para confirmarmos se todas essas alterações realmente irão permanecer ou serem descontinuadas no produto final.
Fonte: XDA
12 Comentários
Ainda bem que gastei 1.500 na linha G6 ano passado e nao vou ser atualizado :'(
vi nada de extraordinário.. estou errado?
E nem tem como ter algo de extraordinário… Todo sistema já tem o que precisamos, não há mais nada pra se colocar que realmente seja útil…
Ainda bem que tenho um Nokia e vou ser uns dos primeiros a receber essa maravilhosa atualização
Ainda bem que gastei 1.500 na linha G6 ano passado e nao vou ser atualizado :'(.
Que pena mano. comprei meu Nokia 7 plus com Android One por menos de 1150 e é muito melhor que o G6 que demora uma vida pra receber atualizações
Zuando, uso iOS, mas essa é a vida de quem compra celulares com android em marcas que estão pouco se lixando com att dos produtos e visam só o lançamento de novos produtos, gosto muito do Android, mas nao tenho saco de mudar de aparelho a cada 2 anos. Vou testar um Nokia logo em breve. Era anboy do Lumia
Eu recomendo esse aqui, vc não vai se arrepender
https://s.click.aliexpress.com/e/bk565E9x
Cameras dos Nokias desde o sistema Symbian sempre foram meus amores. vou testar comprar algum dia
Opa, importou o nokia e não foi taxado? Estou querendo fazer isso, mas medo da taxa de importação…Estou entre o nokia 6 2018, Nokia x6 (apesar de odiar notch) e o Nokia 7.
Sim. Não fui taxado, e ainda ganhei capa, película de vidro e um adaptador de tomada de brinde.
A caixa veio lacrada, ou seja não foi aberta. Excelente produto. No link abaixo, Vc pode ver minha avaliação com fotos do produto e da atualização que recebi dias depois.
https://s.click.aliexpress.com/e/bk565E9x
Ainda bem que a Google rsta fazendo isso, pegando ideias de custom ROMs e trazendo como oficial. Espero que logo mais pra frente eles consigam mudar o nosso jeito de mexer no smartphone. Por exemplo, a barra de notificação e ajustes rápidos ficar em baixo. Aguardo ansioso pelo Fuschia.