A Apple lançou o iPhone OS em 2007, hoje ele se chama iOS e é o segundo maior sistema operacional no mercado. Muitas mudanças ocorreram nesse prazo de 9 anos até hoje.
Segunda-feira veremos a mais nova versão do sistema: o iOS 10. Ele será apresentado na WWDC, em San Francisco. E nesse clima de ansiedade vamos voltar um pouco no tempo e descobrir como foi o primeiro iPhone e comparar como ele está hoje.
iPhone OS 1
A primeira versão do sistema de multitoque para dispositivos móveis foi apresentada há nove anos no evento chamado MacWorld, inicialmente como uma versão móvel do OS X, porém recebeu o nome de iPhone OS no dia 3 de março de 2008, com o lançamento do kit de desenvolvimento do iPhone, ou iPhone SDK, o aparelho que recebia esse sistema se chamava apenas iPhone.
Sem sombra de duvidas o iPhone foi a sacada de mestre a Apple. Ele se destacava dos demais concorrentes pelo fato de não possuir teclado físico, ter uma ótima qualidade e aproximar mais ainda o hardware com software fazendo o aparelho ser ao mesmo tempo uma câmera, um celular e uma – como chamado na época “maquina de internet”.
iPhone OS 2
O sucessor do sucesso foi o iPhone OS 2, nessa versão foi adicionado a App Store, fazendo com que o sistema aceitasse aplicativos de terceiros, o sistema equipava o iPhone 3G. O ponto de partida para as empresas começarem investir em sistemas móveis foi com certeza a invenção do iPhone.
Na época, o iPhone OS 2 só podia rodar aplicativos que fossem desenvolvidos pela Apple, então algum tempo depois a empresa liberou seu SDK e isso fez com que o iPhone se consolidasse ainda mais, permitindo que desenvolvedores criar em sua plataforma. Se ele já era bom sem apps de terceiros imagine usando diversas ferramentas.
iPhone OS 3
O iPhone OS 3 era responsável por alimentar o iPhone 3GS. O sucesso da App Store não parava de crescer mesmo com o Google ter lançado a Android Market. Era consciência de Jobs que o sistema ainda poderia ser muito melhorado. Nessa versão ele [o OS] vinha com a opção de copiar/colar, tinha suporte a MMS, Spotlight, e notificações nos aplicativos de terceiros.
Se passaram dois anos desde a criação do iPhone OS e nesse período a Apple pôde caprichar ainda mais nos seus aparelhos. Não podemos dizer que houve um enorme diferencial da terceira geração pras outras duas anteriores, mas oque fez a diferença de verdade foram os apps com notificações em push e uma ferramenta de pesquisa bem mais aprimorada chamada Spotlight, onde além de fazer buscas na web você poderia fazer uma busca geral em seus aquivos, apps, emails e etc…
iOS 4
Ouso em dizer que essa versão do iOS foi a divisora de águas, ou pelo menos uma delas. O iOS 4 equipava o iPhone 4 e ainda era presente em iPods e iPads, não fazia sentido manter o nome “Phone” em outros tipos de dispositivos. Nesse mesmo gancho a Apple laçou duas novidades, uma delas é o FaceTime recurso muito famoso até hoje e também a multitarefa, recurso essencial de qualquer aparelho.
O iOS 4 trouxe ao mercado um meio de comunicação bastante potente, o FaceTime, um recurso a frente de seu tempo que permitia fazer vídeo chamada. Mas você deve se perguntar: “Mas e o Skype?” Sim o Skype existia, mas nem se mensurava uma versão móvel do aplicativo.
Como diz o ditado “Nada se cria, tudo se copia” e foi nesse sentido que a Apple adicionou o recurso de multitarefa que já estava presente no Android, claro, a Apple fez bem melhor, não adianta copiar e fazer pior.
iOS 5
Sabe quando uma empresa cria algo e você tem a sensação de não saber por que passou tanto tempo sem aquilo? Foi essa a sensação que os usuários do iOS sentiram com o lançamento do iOS 5 no iPhone 4s, que adicionou a central de notificações, iMessage, iCloud e a Siri.
Hoje, comparada com a Cortana e o Google Now, por exemplo, a Siri está um pouco abaixo do nível. Mas na época a Siri era a sensação do momento, imagine você ter uma assistente pessoal em seu Smartphone, isso em 2011 era um recurso muito à frente do tempo.
iOS 6
Nessa altura do campeonato a Apple e o Google já não eram mais amiguinhos. O iOS 6 que equipava o iPhone 5 já não vinha com o Google Maps de fábrica e nem mesmo o YouTube, ela agora cria o seu próprio sistema de mapeamento, o Maps.
Dessa vez, a queridinha Siri melhorou consideravelmente. Mas apesar dos pesares, o Maps não é tão bom quanto o Google Maps, pra falar a verdade, creio que será difícil existir um serviço de Mapeamento melhor que ele.
iOS 7
O iOS 7 junto com iPhone 5S e 5C marcava a chegada da maior reformulação visual já sofrida pelo iOS. A sétima versão do sistema móvel da Apple recebia uma interface completamente remodelada, muito mais limpa, minimalista, colorida e moderna.
Nessa atualização foi adicionado o Control Centers, lanterna e o tão aclamado Bluetooth, adicionou também novos aplicativos: Fotos, iTunes Rádio, e a multitarefa baseada em cartões.
iOS 8
Apesar de parecer com o iOS 7, ele traz algumas novidades, como o HealthKit, um app voltado para a saúde, e o novo teclado QuickType, além de mudanças lógicas e intuitivas. A interface de notificações também recebeu uma grande atualização, ele vem equipando no iPhone 6 e 6 Plus.
Por ser um sistema de código fechado era impossível usar teclado de terceiros e widgets assim como no Android. Mas com o iOS 8 isso começou a mudar, claro que não é nada tão livre como no Android, mas já é um começo.
iOS 9
O iOS 9 que é o sistema atual, vem equipando no iPhone 6s, 6s Plus e o iPhone SE. A Apple quer tonar o aplicativo Apple Music indispensável, os novos recursos multitarefa do iPad fazem que você seja mais produtivo, a Siri melhorou e dá sugestões proativas, antes mesmo que você peça. A base do sistema operacional também foi aprimorada para aumentar o desempenho, a duração da bateria e a segurança.
Basicamente o foco foi: Siri, Apple Music e o 3D Touch.
O 3D Touch foi um recurso idealizado pela Microsoft, porém por não ter agilizado o processo a Apple tomou a frente e está dando um show nesse recurso. Basicamente é um recurso que dá a opção de usar uma função de um app especifico sem precisar abri-lo, apenas tocando em seu ícone na home screen.
iOS 10
Essa é a futura atualização do iOS que promete novas funcionalidades e mudanças de design. A nova versão será apresentava na WWDC nesta segunda feira.
Qual foi a melhor versão do iOS em sua opinião? E oque espera do iOS 10?
Fonte: iPhone Brasil 22
10 Comentários
kkkkkkk
https://telegram.me/joinchat/CL__oT3q3Ix78MRXg3jSwQ
Não existe SDK do iOS pra Windows. Odeio a Apple, exclusivista do caramba. iOS muito inflexível, estático, monótono.
Saí do Windows Phone antes do Natal de 2014. Não me arrependo nenhum pouco. https://uploads.disquscdn.com/images/093d6e1bbd7b75538fb26f0e62a5d8029a00ee887e1f413c28eb6f37d48b713a.png
Foi a melhor coisa que fiz. Me livrei de várias limitações e estresses diários. O iPhone foi caro, mas valeu a pena, sim. Hoje posso ser realmente produtivo e isso vai muito além de pacote Office (que é bem melhor no iOS). Pesquisei bastante antes. Também testei o Android antes, mas algumas coisas me incomodaram.
Vale a pena ter um iDevice? Qual o modelo do seu aparelho?
Depende do seu uso… No meu caso um iDevice não funciona, por ser muito limitado e inflexível. Uso o Windows por ser um meio termo (fechado como iOS, mas não tão privado como o mesmo)
Sim. Uso o 6
Pra mim foi o contrário. Saí do iOS em 2014 e não me arrependo nenhum pouco. Usei Android e agora uso Windows Phone, que considero o mais bonito e equilibrado dos 3. iOS é muito limitado, inflexível.
Já fez jailbreak no iOS? com ele todas as suas limitações somem, eu fazia no meu ipod antigo e ele virava um monstro, fazia tudo que você imagina num telefone.
atualmente percebo q a cortana esta um pouco atras do que nos concorrentes. 3D Touch MS pensa, nao faz, ou empresa vai la e faz muito melhor. Atualmente IOS é um ótimo sistema receado de recursos, q ainda por cima estão funcionando corretamente no Brasil.
Muito bom, ótima matéria. Tenho muita curiosidade em usar iOS.