Você sabia que o Google se livra de todos os seus antigos backups armazenados do Android após determinado período? Isso é, especificamente dois meses de inatividade se você não usar ativamente um dispositivo Android.
Pois bem, eu já havia notado algo assim por testar constantemente diversos smartphones e depois de passar a usar outro e abandonar smartphones anteriores. Ao configurar um novo dispositivo, percebi que o backup dos antigos já não estavam mais lá pra ser restaurado. Mas parece que esta não é uma informação tão divulgada, visto que um usuário do fórum Reddit descobriu isso da pior maneira possível – tendo todas as suas configurações do Android, incluindo senhas de Wi-Fi e os dados do aplicativo deletados completamente depois que passou a usar um iPhone por um tempo.
De todo modo – os próprios termos de serviço do Google dizem explicitamente que, após 14 dias de inatividade, seus backups do Android existentes receberão uma data de validade, que a partir daí se dá uma contagem regressiva para eles serem deletados completamente.
O único problema real aqui é que o Google não notifica o usuário sobre a remoção futura de seu backup e, essencialmente, impediu que eles pudessem evitar o desastre e sejamos reais, quem se lembraria de que um backup está prestes a ser dizimado sem sequer ter recebido uma notificação? Uma notificação de e-mail simples seria o suficiente.
Além disso, o usuário em questão diz que teria sido bom poder usar o seu armazenamento do Google Drive para armazenar seus backups do Android durante o tempo que quiser, o que seria uma solução lógica, mas parece que o Google não pensa assim.