A versão mais recente do Android, Nougat, foi lançada oficialmente no evento Google I/O realizado em março do ano passado. Apesar de trazer novidades interessantes como a possibilidade de executar dois apps simultaneamente, até agora, poucos usuários foram agraciados com este update.
Enquanto muitos ainda anseiam pelo novo Android em seu aparelho, o Google está lançando agora a primeira prévia do Android O – que está publicamente disponível para download. Antes de ficar muito animado, observe que esta versão é voltada para desenvolvedores, e o Google nos adverte que “não é destinado ao uso diário ou do consumidor”. Como praticamente qualquer software de pré-visualização, este também traz uma enxurrada de bugs, e vem com “vários problemas que afeta a estabilidade e desempenho.”
O Android O Developer Preview pode ser instalado nos seguintes dispositivos: Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel C, Nexus 6P, Nexus 5X e Nexus Player. Ainda não está claro qual será o nome definitivo para o Android O, embora ele traga as seguintes características:
- Notificações aprimoradas (com usuários recebendo “controle detalhado sobre diferentes tipos de notificação”)
- Limites de aplicações em background (para melhorar a vida útil da bateria)
- Picture in Picture (PIP) – ativar ações como assistir a um vídeo enquanto conversa ou usa outros aplicativos
- Ícones adaptáveis
- Ampla cores para aplicativos
- Suporte para codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade
Embora esta versão esteja direcionada aos desenvolvedores, o fato de que ele agora está disponível também significa algo para usuários normais do Android: uma versão estável do Android O provavelmente virá em breve, embora esse breve signifique a espera por mais três meses.
35 Comentários
Ola Uanderson que tal um comparativo
Android O Developer Preview x Windows Insider build 15063.
Enquanto alguns bobos comemoram, eu acho isso sofrível. Sendo que muitos hardware Android mal, mal recebeu o Nogaut e o Google já lança um beta do O.
Google não poderia simplesmente acrescentar recursos no Android X? Sem precisar de todo ano trocar de versão e deslocar a galera que usa o sistema?
Coitado de usuários que querem sempre ficar dentro das novas versões do Google.
Não é atoa que o pessoal que tem uma grana a mais, prefere usar iPhone.
Isso é comum no mundo Open Source, o Ubuntu, por exemplo, lança uma nova versão a cada 6 meses, cada uma com uma media de 8-10 meses de vida útil e a cada 2 anos lançam uma versão de suporte longo (LTS) com vida util de 5 anos. Então, um Android por ano é normal.
Ah tá, “vamos parar o desenvolvimento do sistema até que todo mundo tenha a última versão dele”. Faz todo sentido, até porque a Microsoft parou o desenvolvimento do Windows 10 Mobile após menos de 50% dos Lumias terem recebido a atualização, não é?
“Coitado de usuários que querem sempre ficar dentro das novas versões do Google.”
Não, a maioria das novidades podem ser adicionadas via Play Store, independente da versão do Android.
“Google não poderia simplesmente acrescentar recursos no Android X? Sem precisar de todo ano trocar de versão”.
Todos Lumias suportados receberam Windows 10 Mobile.
E que diferença isso faz? Nomenclatura? O sistema é praticamente o mesmo desde o Jelly Bean, com recursos sendo adicionados com o tempo.
“Todos Lumias suportados receberam Windows 10 Mobile.”
Mas não receberam o firmware, então receberam “meia” atualização.
Firmware é diferente de atualização de sistema operacional.
Fiquei sabendo que muitos Nexus não receberam firmware mas pelo menos tem a última versão do Android. E vejo ninguém reclamar disso.
Mas uma coisa não justifica a outra.
Acho errado de ambas as partes.
Qual a justificativa do Google sobre isto?
Microsoft justifica dizendo que a responsabilidade é da Nokia. E do Google?
Você sabe qual é o único impacto da ausência da firmware a qual você se refere nos Nexus 6P? A impossibilidade de implementação de gestures no sensor biométrico.
Já a ausência do firmware no caso dos Lumias acarreta perda de desempenho, perda enorme de qualidade da câmera, consumo excessivo de bateria, reboots aleatórios, enfim…
A Microsoft disse que a culpa é da Nokia, mas quem fabricou os Lumias 640? Achei que a estampa no aparelho isso deixasse claro.
Bom, como eu disse: Nada justifica esta falta de ação.
O Lumia 640 e 535 ainda são feitos pela Nokia. Mas nunca achei que isso justifica a falta de firmware.
O fato que eu fiquei no assunto é: Muitos Android ficam pra trás.
Ficam mesmo, infelizmente. Uma parcela da culpa é da OEMs, outra do Google, que deveria tomar vergonha na cara e desesnvolver uma maneira de enviar, ao menos, os patches de segurança ao sistema, independentemente da modificação feita pela fabricante.
E por último, “culpo” o capitalismo, pois sem a tal “obsolescência programada” não existiriam motivos para uma empresa se manter no mercado, infelizmente.
Vê? São tantos os culpados, e se você marcar bobeira vai sobrar pra você também. 🙂
É assim mesmo. Enquanto ter bobos pra comprar, eles nos farão isso. HMD com Nokia chegando aí e com certeza vai desbancar Samsung, se vier para o Brasil. Motorola que tem Android quase puro e dizem ter uma vida útil até bacana. E ainda tem gente que compra Samsung.
E a mesma coisa para Lumias legados. A Nokia que fabricou, mas Nokia era propriedade da Microsoft e este vendeu, então isto não justifica a falta de firmware dos Lumias.
Isso é algo que eu cansei de discutir com Andre H. Buss.
Por isso sou muito a favor de projetos como Lineage OS (ex-Cyanogenmod) nos celulares e GNU/Linux no desktop.
Queira ou não, apesar de todos os defeitos que possam ter, são duas opções viáveis que dão voz aos consumidores e nos permitem “escapar” dessa manipulação feita pelas grandes corporações.
Meu aparelho Android mesmo, a Huawei disse que a última versão do sistema para ele seria a 6.0.1, mas atualmente uso a 7.1, graças aos desenvolvedores do Lineage OS. E se depender de mim, continuarei a usar o mesmo hardware por uns bons dois ou três anos ainda.
Não serei eu que comprarei um novo Huawei por causa dessa estratégia maldita deles.
Faz bem.
Enquanto meu telefone tiver tela, sentir meu dedo, tocar som, dar pra ligar e caber aplicativos, não troco. E digo isso não por causa do financeiro, pois acho uma sacanagem trocar de celular 2 em 2 anos pra ter uma nova versão operacional.
Por isso que eu acho uma política saturada da parte do Google. Pra mim ela tá mais preocupada com marketing do que resolver esse “vigarismo” das OEMs. Embora ela não tenha uma culpa direta. E é aquele negócio: “Os meus estão sempre atualizado. Vocês cuidam dos seus.”
Mas acho que poderia ter uma espécie de política de que todos smartphones que suportam, recebesse e ter um tempo máximo para atualizar.
A Sony é outra que demora demais pra atualizar.
Tentei te responder, mas o Disqus marcou minha mensagem 4x como spam.
Lixo de plataforma, pqp.
Eu ia te responder e aconteceu o mesmo. Isso sempre acontece comigo.
Parece que eles colocam uma espécie de restrição.
Eu amo esta plataforma, mas é infestado de bugs.
Tem gente que insiste em me dizer que ela tem nada dessas coisas, aí eu acho que é só comigo.
Parece que a Google tá trabalhando nisso em enviar atualizações via OTA para mais aparelhos alterando o Kenel. Espero que eles consigam porque além de depender das OEMs ainda depende da Operadora de vier vinculado
porque está culpando a google? quem usa nexus ou pixel não tem esses problemas. agora se vai para outra marca tipo samsung culpa ela e não a google
Uma coisa eu garanto… Qualquer versão teste do android é melhor que qualquer versão estável desse W. Mobile
Hum…é mesmo??
Muitos fundamentos na sua opinião, achei ela extremamente válida.
mentira pretinho ?
O negócio é pegar o sistema pronto. Beta deixa pra Dona Sarkar
https://uploads.disquscdn.com/images/606c28d9ecdf5b6d7bfa2e239ab60bd782cd6ca581367f34b6e2365bb733033f.png
Será?
Não impede em nada de ter bugs
Sim, mas não everywhere. 🙂
Guy, é só um meme
bugs tem qualquer sistema operativo
Já disse que é só um meme
Vai mexendo com a familia Android, rapá.
Daqui a pouco estaremos com mais fiéis que o reverendo Buss.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
No Windows eu era Insider, mas com o Android não tenho essa coragem toda. kkkk
Por que?
Se no Windows é sofrível ser Insider, imagine no Android. Na primeira inicialização deve aparecer um bug.
Acabou de sair do forno um vídeo do Tim Schofield explorando o Android O Developer Preview.
Em pouco mais de 10 minutos de apresentação, ocorreu apenas um pequeno bug de animação em uma das configurações de sistema.
Nada mal para uma primeira versão.