Algo recorrente nos celulares Motorola, Xiaomi, Samsung e outros está relacionada ao desgaste prematuro de sua bateria e muitos usuários sempre relatam que seu aparelho aparentemente está descarregando mais rápido do que antes ou que não mantém a carga em determinadas porcentagens.
As baterias são constituídas por células que são camadas extremamente finas de um material condutor, assim como uma folha de papel, e se alteram entre positivo e negativo. A cada conjunto dessas muitas folhas empilhadas, se junta tensão (Volts). Cada bloco dessas folhas é considerada uma célula.
Como se a célula 1 fosse responsável pela porcentagem de 10 a 20, a célula 2 de 30% a 40% e assim por diante. Por isso a bateria descarrega mais rápido em determinados níveis de carga após um determinado tempo de uso do dispositivo.
Na grande maioria dos casos, a bateria pode durar bem menos de 0 a 20 do que de 80 a 100. A explicação é que sua bateria é uma só, porém essas folhas são várias e são separadas em blocos de “células”. Esses blocos possuem vida útil, que também conhecemos de ciclo de vida, ciclo de carga ou quantidade de cargas.
Na prática, a célula segura menos carga conforme é usada. Então se você coloca o celular para carregar, retira quando estiver em 50%, usar até os 30% e coloca para carregar novamente até os 100% e depois usa de novo até os 30%, a célula responsável pela porcentagem de 30 a 50 vai ter sofrido 2 ciclos de carga, enquanto as células de 50 a 100 apenas 1 ciclo de carga.
A maior recomendação que damos é para não deixar a bateria se descarregar totalmente ao ponto do aparelho desligar para realizar uma nova carga. Não fazendo isso, a bateria do seu celular terá uma vida útil bem maior.
Em resumo, a bateria dura mais se você forçar a carga nos níveis mais altos da bateria. Isso fará com que se use mais tempo as células que ainda estão com uma boa vida útil.