Inegavelmente os smartphones se tornaram algo cada vez mais essencial no cotidiano do ser humano. Seja para trabalho, entretenimento ou estudos, a relação entre nós e os aparelhos inteligentes é significativamente estreita.
Contudo, apesar da adesão de smartphones crescer pelo mundo, surge entre os jovens dos Estados Unidos um movimento de troca desses aparelhos por feature phones. Assim como os clássicos “Nokia tijolão”, essa classe de aparelhos visa um uso básico dos celulares e distanciamento das telas com, apenas, a realização e o recebimento de ligações e mensagens importantes.
Sem a presença de serviços, apps e redes sociais, os feature phones estão sendo cada vez mais procurados por pessoas que buscam um menor contato com o mundo virtual. Em entrevista ao canal CNBC na última quarta-feira (29/03), o youtuber e minimalista digital Jose Briones tentou explicar o movimento:
“Acho que você pode ver isso com certas populações da Geração Z; eles estão cansados de telas.”
“Eles não sabem o que está acontecendo com a saúde mental e estão tentando cortar isso.”
Jose Briones à CNBC.
Tudo isso trata-se de escolher conscientemente como e quando usar quais aspectos da tecnologia vão agregar à nossa qualidade de vida.
A tendência nos Estados Unidos foi identificada pela HMD Global; dona da Nokia, e também pela Counterpoint Research com o aumento no número de vendas desses aparelhos. No Brasil, os features phones apresentaram uma alta na comercialização em 2019.
Mas e aí, a moda vai pegar? Nos acompanhe para mais notícias!