Quando o assunto é adquirir produtos eletrônicos, games e celulares, o Brasil não é nada atrativo. Com impostos exorbitantes e notável dificuldade burocrática para a entrada de companhias estrangeiras, o reflexo do poder de compra do consumidor é perceptível. Contudo, com o pronunciamento do presidente da república Jair Messias Bolsonaro no último fim de semana, a perspectiva é que este cenário esteja para mudar.
Muito ativo em suas redes sociais desde antes de ocupar a posição de presidente, através do seu twitter Bolsonaro indicou que está sendo estudada a possibilidade de redução dos impostos de smartphones, jogos e eletrônicos. A medida analisada junto ao Ministério da Economia tem o objetivo de estimular a competitividade e inovação tecnológica em território brasileiro.
Segundo a afirmação do presidente, a ação visaria reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares. Além disso, retificou que havia a intenção de incluir jogos eletrônicos neste planejamento.
Ainda que a declaração seja animadora, é importante deixar claro que a redução ainda está sendo estudada e pode não apresentar exatamente estes valores caso seja aprovada.