Fui numa loja autorizada Claro tentar mudar meu chip físico para e-SIM e fui meio que “barrado” porque parece que as operadoras ficam procurando meios de dificultar as coisas para a nós meros mortais.
Entrei na loja e já começaram a chamar uma pessoa que chegou depois de mim porque o painel de chamada de senha estava com defeito, isso já me deixou descontente.
Finalmente consegui falar com a atendente e fui informado que eles não fornecem e-SIM para número novo e nem pré-pago. Nas suas lojas que passei a mesma situação. Nesse caso, eu teria que comprar um chip físico primeiro, realizar a ativação, esperar 72hs e retornar a loja para solicitar um cartão e-SIM de ativação para ativar este número já existente. Parece uma grande loucura ou algum tipo de pegadinha, não é?
Aí tudo bem, perguntei como faria pra mudar meu número atual. Me responderam que pelo fato do meu ser Claro Flex, eles só vendiam o e-SIM, mas o processo de mudança eu teria que fazer pelo app Claro Flex através do chat de atendimento. Acabei nem fazendo, pois eles solicitam o código de ativação e minha linha automaticamente pararia de funcionar até eu fazer o processo no app.
Como estava na rua resolvendo outras coisas, precisava usar os dados móveis e não queria correr o risco de ficar sem poder usar a rede de dados naquele momento.
Como se não fosse o suficiente, fiquei sabendo também que após solicitar e ativar um e-SIM em um smartphone, com o mesmo cartão de ativação não é possível usá-lo em outro celular. Nesse caso, todas as vezes que o cliente (eu e você) precisar trocar de celular terá que ter o árduo trabalho de se encaminhar a uma loja física da sua operadora para solicitar um novo cartão de ativação.
Para mim, um grande retrocesso, pois até ajuda a termos mais segurança no aparelho caso venhamos perde-lo ou ser roubado. Por outro lado, teremos uma dificuldade maior na hora de trocar o aparelho.