Com o avanço tecnológico, passamos a viver em constantes mudanças de processos físicos para o lado digital das coisas, como foi o caso o e-CPF que já é usado por empresários e profissionais em diversas categorias: pagamentos de faturas via serviço Banking trazendo acessibilidade para os usuários. Agora, vamos falar da CNH Digital.
Os motoristas não serão mais obrigados a andar com a CNH no bolso, pois poderá apresentar a versão digital como um documento oficial. Mas para que isso seja válido, você precisa se regulamentar. Veja como usar ou obter a CNH digital:
OBS: As pessoas aptas a apresentarem o documento digital, são somente motorista que possuem um QR code fixados na parte de dentro da sua CNH, os que emitiram seus documentos após Maio de 2017 é provável que já esteja estampado. Para aqueles que desejarem a nova documentação, estes podem pedir a segunda via, ou aguardar a renovação da sua CNH, pagando uma taxa pelo serviço, de acordo com cada estado.
- Para efetuar o cadastro e solicitar um desses serviços, você deverá entrar no Portal do Denatran, e seguir os passos a seguir, preenchendo os campos com seus dados pessoais:
- Após realizar os passos anteriores, ainda será preciso que você compareça a um ponto físico do Detran para finalizar o cadastro.
- Se caso seu documento contenha o QR code, você poderá solicitar o documento digital através do aplicativo CNH digital, efetuando login com os dados contidos no cadastro realizado no Portal de Serviços do Denatran.
- Retornar ao Portal de serviços para efetuar a verificação da ativação:
- No aplicativo, você digitará o código de verificação e criar uma senha de 4 dígitos. Em seguida, seu documento será digitalizado e estará no ponto para ser utilizado digitalmente.