Atenção usuário: Após o temido caractere que assombrou muitos donos de iPhone no início deste ano, um bug semelhante acaba de surgir e promete ser tão incômodo quanto o anterior, visto que não afeta tão somente os smartphones da Apple, mas também os iPads e iMacs.
O problema ocorre no Webkit, o motor de renderização de paginas web utilizado pelo navegador Safari e demais aplicações no IOS, que sobrecarrega e reinicia o telefone quando é aberto um link específico e malicioso. A falha foi descoberta pelo pesquisador de segurança Sabri Haddouche, um dos idealizadores do mensageiro instantâneo Wire.
Apesar de bastante inconveniente, o pequeno defeito não causa mais que uma singela dor de cabeça ao usuário, visto que não compromete a segurança de seus dados pessoais, como fotos, videos ou senhas salvas. A origem do empecilho também já é conhecida: segundo Haddouche, o travamento e reinicialização total do sistema ocorre graças a uma incapacidade do Webkit de lidar com determinados elementos de CSS contidos em um código HTML, ocasionando, em termos técnicos, em um kernel panic.
Alem do Safari, os navegadores Microsoft Edge e Google Chrome também são afetados; Firefox permanece isento da falha por usar uma engine diferente dos demais, assim como utilizadores de sistemas Windows, Linux e Android.
Ainda que a Apple já tenha sido notificada a respeito e uma atualização de correção não demore a chegar, recomendamos que os usuários redobrem o cuidado com os links que recebem através do uso da internet.