A maioria dos smartphones Xiaomi, possuem um recurso integrado, no qual obriga aos usuários a adicionarem informações da “Minha conta” para usar o telefone depois de ter sido formatado. Várias empresas usam esse recurso há algum tempo, pois caso o smartphone seja roubado ou simplesmente perdido, estará seguro de eventuais acessos não autorizados ou até mesmo limpeza de dados.
Mas se uma pessoa mal intencionada sabe como usar o método fastboot, que é usado para flashear ROMs, nem mesmo isso fará com que alguém tome controle do telefone e, com base no assunto, a Xiaomi decidiu definitivamente bloquear o bootloader, sendo necessário uma solicitação específica para desbloqueio do mesmo.
Como desbloquear o Bootloader do meu dispositivo Mi?
Para solicitar o desbloqueio do Bootloader do seu smartphone, você terá que entrar no site da MIUI, clicando aqui. Logo em seguida, deves chegar à página que mostra o formulário de inscrição.
Neste portal você terá que expressar de toda a sua criatividade em forma de letras. ATENÇÃO! Se o seu motivo for copiado de tutoriais ou blogs, isso pode fazer com que seu aplicativo de desbloqueio seja rejeitado e até mesmo parar na lista negra. Recomendamos simplesmente “I need to install a Global ROM, because I live in Brazil“
A aprovação chegará via SMS, por isso, você terá que aguardar pacientemente por algumas horas ou dias. Então, poderás baixar a ferramenta pelo site de desbloqueio (Baixar Mi Unlock), atualmente só é suportado no Windows. Sendo assim, verifique se o seu computador possui os drivers necessários antes de começar a desbloquear (baixar Adb drivers necessários).
Iniciando o processo de desbloqueio…
Após ter recebido o SMS de aprovação, proceda da seguinte forma:
- Configurações > Sobre o telefone > Versão MIUI (Toque várias vezes para ativar a opção do desenvolvedor);
- Configurações > Configurações adicionais > Opção de desenvolvedor e vincular sua conta Mi ao Status de Desbloqueio (pode estar em inglês). Se você estiver enfrentando um erro na vinculação da Conta Mi, basta seguir esses passos.
- Faça login na conta Mi que adquiriu permissão de desbloqueio em seu dispositivo;
- Depois de iniciar sessão na Ferramenta de Desbloqueio Mi, toque no botão de engrenagem superior direito para verificar a atualização para o driver USB e a Ferramenta de Desbloqueio. Verifique se você está executando a versão mais recente;
- Desligue o seu dispositivo, pressione o botão Liga / Desliga e Volume para entrar no modo fastboot;
- Faça login na ferramenta de desbloqueio no PC com a mesma conta Mi conectada no seu smartphone.
- Em seguida conecte o dispositivo com o PC usando o cabo USB;
- Pressione ‘Desbloquear’. O processo de desbloqueio será concluído em cerca de 10 segundos.
Passo a passo em vídeo
Se ocorrer algum erro durante o processo, você provavelmente terá que esperar por mais alguns dias até que a liberação de desbloqueio esteja disponível. Isso é uma forma de segurança aplicada pela Xiaomi em casos de roubo ou furto do smartphone, pois enquanto o celular estiver na mão do sujeito, esse é o tempo que você tem para recuperar o aparelho. Entenda como isso funciona através do vídeo acima.