É meus amigos sonhar não custa nada, não é? Enfim! Esses dias eu estava vasculhando algumas coisas relacionadas ao Windows Phone no Youtube tentando matar a saudade daquele sistema maravilhoso que foi sacrificado graças aos muitos erros da Microsoft e me deparei com um vídeo conceitual de como seria o sistema nos dias atuais se ele continuasse vivo e recebendo atualizações. A princípio, não tenho nenhuma dúvida de que continuaria sendo um sistema diferente e que estaria dando muito trabalho ao Android e iOS.
Nesse conceito, vemos que a identidade visual do Windows Phone foi mantida com alguns aperfeiçoamentos. Os ícones dentro das Lives Tiles com a cara dos ícones do Windows 11 e o fundo translúcido me deixou com água na boca. Ainda há a possibilidade de deixar totalmente transparente ou totalmente opaco. Os três botões virtuais clássicos dos celulares com Windows deu lugar a barrinha inferior que mostra o suporte aos gestos. Ainda é possível também fixar os apps mais utilizados numa área inferior da tela.
Dá vontade de chorar ao ver essas imagens porque se o Windows Phone ainda existisse ficaria muito top demais e na moral ele era muito promissor. As Live Tiles poderiam ter seu formato alterado – escolhendo por cantos arredondados ou afiados. Novos widgets seriam disponibilizados no sistema permitindo maior personalização da home screen.
A sessão dos aplicativos não mais ficaria na lateral em uma lista e poderiam ser acessados deslizando a tela de baixo para cima (como no Android e iOS). O modo escuro já estava presente no Windows Phone desde sua primeira versão, mas aqui ele seria aperfeiçoado e adicionado às live tiles também, disso eu gostei hein.
A central de ações ficaria agora na parte inferior da tela para ser acessada mais facilmente. E agora podemos dar uma boa olhada para a nova Microsoft Store, que claro, teria muito mais apps hoje do que há 7 anos.
Prints: BlazeTrends
Vídeo original conceito Windows 11 Mobile