Apesar de ser o sistema operacional mais propenso à falha de segurança, os engenheiros de software do Google trabalham incansavelmente para garantir que os aplicativos utilizados diariamente executem bem suas funções sem deixar rastros de informações dos usuários. Dito isso, a empresa recentemente detalhou como sua equipe combate malwares em aplicativos mal-intencionados.
Todos os apps que são submetidos à Play Store são digitalizados por um software de segurança, que verifica se há vírus, malware ou outras peças desagradáveis em seu código. Mas ás vezes, aplicaçõess “do mal” ainda conseguem burlar a ferramenta e acabam passando pela checagem, indo a Play Store e instaladas nos dispositivos dos usuários, deixando assim, os seus utilizadores desprotegidos.
Esta é a razão pela qual o Google mantém uma atenção especial voltada aos aplicativos que são instalados e dispositivos. A gigante das buscas explica que mesmo quando o malware manipula os protocolos de segurança de um dispositivo e interrompe a comunicação entre os servidores do Google, os engenheiros de segurança ainda são capazes de agir.
Para ser mais preciso, a empresa monitora quando os dispositivos param de se comunicar com seus servidores após a instalação de aplicativos específicos, se esse número atinge um certo limite, os aplicativos em questão são reexaminados e testados.
É claro, esta é apenas uma das muitas maneiras pelas quais o Google realiza uma análise profunda. Ainda assim, isso é apenas uma “gota no oceano” considerando as próprias estatísticas da empresa, que apontam a vasta quantidade de aplicativos infectados na Google Play.
7 Comentários
A maioria dos celulares android que pegam virus, ou instalam apks piratas ou não usam um bom antivirus.
Verdade! Recomendo o Norton, pois ele avisa se tem malware no app antes mesmo dele ser baixado/instalado, inclusive ele (o Norton) recebeu prêmio de inovação da Av-test pela disponibilização deste recurso. Vejam: https://www.av-test.org/en/innovation-award/norton-by-symantec-march-2015/
A google é muito boa… melhor sistema do mundo.. eu pesquiso Snapchat na loja do windows phone não tem apps poxa Microsoft..
Se não tem snapchat pro Windows como q eu tenho snapchat? Adicionem SnapMVP
Parece q não adianta muito.
Ele simplesmente não lida como a Microsoft e a Apple, existem muitos apps que se disfarçam por outros na Play Store e o pior, muitos são de bancos…
Já a Microsoft (falo pq tenho experiência) testam o seu app em vários Lumias, se algo não estiver de acordo, não é publicado, levando o tempo de até 5 dias úteis. Mas há a questão do erro humano, de igual modo como acontece na alfandega;
Entretanto, a Google verifica de forma sistemática, levando um tempo de algumas horas para ser publicado.
E para corroborar com o que você disse, esta uma matéria fresquinha:
http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/virus-usa-apps-no-google-play-e-infecta-ate-12-milhoes-de-usuarios-do-android/65564
Aqui mostra um novo vírus encontrado dentro da loja do Android, a loja oficial, já que muitos defensores do Android afirmam que só pegam, quem baixam de lojas de terceiros, o mais interessante é o comportamento do dono deste site, que ama colocar matérias negativas sobre o Windows Phone, como finalização de suporte de App, mas não posta matérias sobre vírus, novos vírus e falhas de segurança, u novas falhas de segurança do Android, coisa que encontramos em outros sites sobre o sistema da Google, mostrando como este site vem ficando imparcial, e ai cria uma matéria mostrando como a Google lida com isso, Google não lida, é tudo automático e todo mundo sai, e todo ano, a Loja da Google fica entupida de vírus se disfarçando de aplicativos famosos.