Nossos aparelhos costumam possuir grandes quantidades de diversos apps que utilizamos para variadas tarefas no nosso dia a dia. Temos apps para produtividade, para entretenimento, diversão casual, leitura e claro, interação social. Alguns usuários chegam a passar da marca de 100 aplicativos instalados em seus aparelhos, e ainda assim, não chegamos a conhecer nem 20% do que está disponível nas vastas lojas de aplicativos. Na busca por facilitar o uso dos multifuncionais Smartphones e também em interar-se a todos, as pessoas buscam aplicativos em comum, de renome, fazendo com que diversas opções de qualidade – as vezes superiores – sejam abandonadas ou jamais descobertas.
Esse é o caso do Telegram. Mensageiro de extrema qualidade, consegue superar o famoso Whatsapp em TODOS os quesitos. Todos que o conhecem sabe disso, mas ainda assim, não podemos aderi-lo pelo simples fato de que esse formato de aplicativo necessita ser amplamente utilizado para funcionar. Com a preferência – ou falta de conhecimento – no seu concorrente o app é inviável para muitos usuários. No 11º episodio do Comparativo de Apps vamos comparar as versões para Android e Windows Phone do melhor mensageiro do mercado.
- Tela Inicial
À primeira vista, não a como negar: ambas versões são extremamente parecidas com as versões do Whatsapp para cada respectivo sistema. A Funcionalidade é basicamente a mesma do app popular, com exceção do botão flutuante no app para Android (equivalente ao simbolo de “+” no wp) e a falta dos pivores ao topo.
Clicando em tal simbolo, poderemos ter acesso aos nossos contatos, trazendo as opções de criação de novos grupos, chats secretos e canais (como as listras de transmissão do whatsapp).
As duas versões se diferenciam principalmente nas diretrizes visuais dos sistemas, mas na organização dos elementos. Pouco trabalhada, a versão para o WP não conta com o auxilio das letras iniciais destacadas que facilitam a busca de contatos. Em ambas versões você poderá ver diretamente da lista de contatos quem está online no momento.
- Conversas
Os fãs do Material Design podem realmente contar vantagem aqui. A diretriz visual do sistema da vida aos detalhes com ícones coloridos e ricos fontes mais agradáveis e uma sensação de capricho. Ao olharmos os detalhes percebemos que o app é muito bem trabalhado e ainda assim não tão extravagante quanto o Whatsapp.
Já a versão do Window Phone agrada em cheio aqueles que preferem a simplicidade, sobriedade e descrição. Todas as funções estão presentes aqui também, ainda que algumas tenham sido colocadas na tela de informações dos contatos. Essa interface simples não é uma desvantagem, mas para um app voltado ao publico jovem não é uma opção acertada.
No Telegram temos a possibilidade de responder diretamente a um contato, como uma “mensagem direcionada”. Em um chat padrão a funcionalidade não tem sentido, mas em um grupo faz toda a diferença.
Funcionando como uma especie de rede social dentro do mensageiro, no telegram você pode citar o nome do usuário de um amigo com o “@” para “linka-lo”. Você também pode utilizar o “#” para representar topicos, que tem a mesma funcionalidade do Twitter e Instagram, por exemplo. O app também conta com os adorados Stickers, como no Facebook. São uma opção interessante para aqueles que cansaram dos emojis.
Com algumas notificações movidas para cá, a tela de contatos da versão do sistema da Microsoft parece mais rica, mas em uma visão geral as opções são as mesmas. O recurso de ligação está aqui, inclusive antes do Whatsapp lançar.
- Chat Secreto
Quem adora o Snapchat vai amar essa função. Com o chat secreto, você poderá contar algo que não deseje que fique gravado em seu aparelho à um dos seus contatos. Uma vez que o chat é criptografado e você pode selecionar um tempo de auto destruição das mensagens, você está totalmente seguro…
…não é possível nem mesmo citar, utilizar hashtags ou compartilhar nada aqui. O padrão visual e funcional das conversas permanece o mesmo entre as versões, até mesmo com as funções da versão do WP sendo colocadas no perfil do contato.
- Canais
Conhecem as Listas de Transmissão do Whatsapp? A função foi totalmente substituída pelos canais no Telegram. Aqui você não tem apenas o poder de falar algo para diversos usuários, assim como permitir que eles mesmo se incluam a lista através de um link compartilhado. Assim fica muito mais fácil divulgar algo para muitas pessoas.
A versão para WP não faz feio aqui. Com o mesmo visual da versão para Android, apenas suavizados e simplificados à Metro UI as mesmas telas são exibidas desde a criação à utilização dos canais. A experiência original foi totalmente mantida, e as funcionalidades também em nada devem.
- Grupos
Os irritantes grupos estão presentes aqui também. Podendo adicionar uma quantidade absurda de 199 membros, o seu grupo poderá ser bem mais populoso. Novamente com um visual menos enjoativo que os concorrentes, toda interface apresentada é bem bela.
Mais intuitivo, a versão do Windows lhe dá menos telas para a criação dos grupos. Vemos em alguns detalhes o refinamento dos detalhes que fazem inveja a alguns apps com a diretriz amplamente usada no Windows Phone 8.1.
Configurações
Ao puxarmos o menu hamburger ao lado esquerdo do app temos uma tela com alguns atalhos, e o direcionamento as configurações. Essas por sua vez são basicamente o necessário para esse tipo de app, rivalizando em igualdade com o concorrente. O menus categorizados são substituído uma lista de opções. Notará a falta de uma opção de pagamento ou algo do tipo e isso se dá pelo motivo do app ser totalmente gratuito para o uso ilimitado.
Utilizando um esquema de menus embutidos e sub-menus, aqui o menu de configurações é mais simples e reduzido, mas infelizmente também mais tímido e sem vida. Toda a beleza do app original é desperdiçada na falta de detalhes dessa tela do app.
- Menção honrosa: Compartilhamento
Com um explorador de arquivos próprio, o app dá um show a parte pela possibilidade de compartilhar QUALQUER tipo de arquivo no tamanho de até incríveis 1,5 GB. Ainda que no Windows Phone ele tenha a mesma capacidade, ao selecionar a opção de compartilhar arquivos somos levados a tela padrão de compartilhamento do WP que não permite acesso ao cartão de memória 🙁
- O Competente e o Popular
Com um app de extrema qualidade a Telegram Messenger LLP sofre para popularizar o seu app em frente ao concorrente que já tem a preferência do mercado, não por qualidade e sim por costume. É engraçado analisar que essa situação se assemelha bastante com a situação entre os dois sistemas citados nesse comparativo.
Comparando os dois apps podemos notar que o maior distanciador entre eles está no design. Ainda que o Material Design seja amado por muitos, é notável que a falta de capricho o deixa muito menos atrativo para o publico alvo. Contudo, as expectativas são animadoras uma vez que o app bem suportado e atualizado pode receber uma cara nova com o Adaptive UX a qualquer momento após o lançamento do nosso sistema, o colocando em pé de igualdade ou talvez acima nesse quesito.
Esse foi o 11º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!
Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.
Não deixe de conferir os episodios anteriores:
- #1 Whatasapp
- #2 Facebook
- #3 Instagram
- #4 Youtube
- #5 Facebook Messenger
- #6 Twitter
- #7 Spotify
- #8 Feedly
- #9 Netflix
- #10 Vine