Olha, por essa você não esperava não é mesmo? apos trazermos o primeiro comparativo de apps “tela-por-tela” da internet e a pouco tempo trazer a sua versão totalmente atualizada para fazermos uma nova analise das mudanças das interfaces, eis que trazemos um novo arco para a série. Comparando o sistema das maiores rivais do desenvolvimento no mundo móvel, poderemos conhecer qual são os detalhes que chamam a atenção de usuários dos dois maiores sistema do mercado. De um lado o elegante e refinado iOS, do outro, o alegre e eclético Android.
Assim como é tradição, nesta primeira edição traremos o mensageiro conhecido e amado por (quase) todos, dominante na loja de aplicativos mundo a fora e instalado em 11 a cada 10 aparelhos. Vamos ver de perto as semelhanças e diferenças do Whatsapp entre as plataformas.
• Tela Inicial
De cara é possível verificar a diferença acentuada entre as interfaces. Enquanto uma versão dá prioridade as cores vivas e solidas, a outra preza por detalhes e ícones que oferecem interação ao toque e indicações visuais claras, deixando de lado as cores por um fundo clean. Enquanto o Android faz uso de barras de tópicos ao topo, o iOS traz ícones no rodapé que centralizam a navegação.
• Registro de Chamadas e Contatos
As diferenças são sutis nestes menus, uma vez que prevalece a interface do sistema. É possível notar a grande semelhança da versão para o sistema da maça com os aplicativos nativos como o imessage e até as próprias configurações, mostrando grande integração da proposta visual do app com a interface do sistema, algo característico da plataforma.
•Conversas
Neste campo é possível notar a origem das influências da interface do Windows Phone estão no iOS, que traz um fundo clean e ícones arredondados e vazios. A predominância de elementos minimalistas faz contraste aos botões flutuantes e a vivacidade dos designs para Android, trazendo um tom diferente para a mesma ideia. É notável que ao deslocar o menu de mídias para a parte de baixo sobrou espaço em cima para um ícone próprio para as chamada de vídeo.
• Mídias
Apesar de trazer uma interface muito parecida em relação a interação com mídias, a diferença fica pelos menus de contexto ambíguos pela relação a linguagem e a falta de menus expansíveis no iOS, deixando os demais elementos para areas de configurações e perfis.
• Perfis
Ao passo que o Android traz mais destaque as imagens e elementos visuais, no iOS o foco está nas opções, textos e funções. Mais populoso, os perfis do sistema da maça trazem tudo o que é de necessário e ficou de fora das outras telas, evitando cruzar ideias, porém abdicando da facilidade de uso ao deixar estas ações mais escondidas.
• Chamadas
• Configurações
Por aqui fica evidente que a beleza tem faces diversas. Isso porque apesar das duas interfaces apresentarem boa organização, estruturas detalhadas e menus consistentes, funcionais e completos, é possível notar que a mesma cena é reproduzida de uma forma totalmente diferente em cada um dos lados. Ainda assim, não é possível ditar quem é a mais bonita ou mais bem feita: tudo esta nos conformes, fica a critério do gosto de cada um.
• Whatsapp Web
• Ajustes
Os menus reproduzem o conceito acima: apenas sua preferência poderá indicar o que te agrada mais. O design é bem trabalhado nas duas plataformas, restando apenas os detalhes para diferenciar. Muitos preferem a simplicidade, os característicos ícones com desenhos minimalista e a navegação por gestos e pequenos indicadores do iOS, enquanto outros preferem a interface mais divertida e colorida ao mesmo tempo bem equilibrada e viva do Android. Qual a sua preferência?
E esse foi o 1º post da serie de Comparativo de Apps 2.0 versão Android x iOS. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma e comentamos com vocês para nos indicar qual app que devemos trazer para os próximos capítulos. Deixem seus comentários abaixo!
13 Comentários
Vou aproveitar seu post pra abrir aqui uma questão que vem me corroendo há dias e que acho que seria uma boa para um outro possível post:
Por que o Whatsapp é diferente no Android e no iOS?
Tudo bem, isso é algo normal, nada a se indagar, certo? Errado!
Primeiro que uma mudança tão drástica caracteriza uma falta de identidade visual em cima do software.
Embora isso seja algo bem ruim, no ponto de vista do marketing, não é o motivo do meu questionamento.
O Whatsapp é de quem? Da Facebook. Assim como o Instagram e o próprio Face. Mas o que mais é propriedade do “Tio Zuke”? O Framework para desenvolvimento mobile nativo React Native, no qual os outros dois apps da empresa, tal como AirBnB e outros são feitos.
Por que estou falando do RN? Na verdade essa pergunta esconde uma outra: como são feitos os apps mobiles?
A maioria dos apps mobile exigem duas equipes separadas, uma que desenvolva em Java (Android) e uma que desenvolva em Objective C (iOS), caso a empresa queira cobrir ambas as plataformas. Há também a possibilidade de uma equipe só fazer tudo isso, mas não preciso nem dizer que levaria o dobro do tempo e que as atualizações não seriam simultâneas, neh?! Ah, sem falar do desenvimento em JavaScript pro Whatsapp Web.
Mas utilizando o RN, eles precisariam de apenas uma linguagem, o JavaScript com o framework do ReactJS e voilé, um único código, multiplataformas. Foi por isso que eles criaram a “linguagem”, na verdade. E é por isso que o Facebook e o Instagram são exatamente iguais no Android e no iOS. Isso economiza tempo, recursos e dor de cabeça.
Mas o Whatsapp claramente não utiliza React Native, afinal, se o fizesse, seria igual para ambas as plataformas. Além disso, por alguma razão, não utilizam nem mesmo os mesmos ícones para os emojis. Por quê?
Essa é a dúvida que paira no ar.
No Android, não é possível salvar vídeos das conversas sem antes configurar o “salvar mídias automaticamente” (baixando tudo o que é postado nas conversas particulares e nos grupos, “de bolo). Coisa que no IOS se faz facinho,,apenas selecionando/marcando o vídeo que se quer na própria janela de conversa (uma aba é aberta dando a opção de salvar).
O bom do IOS são as transições, o que acho chato nesse wpp do android e o verde mas o resto acho bonito, pena o do Windows esta ficando mais adaptado pro Windows Phone 8.1 do que pro Windows 10 mobile…
Gostei mais do Android, talvez seja por estar mais acostumado.
No iOS não da pra enviar arquivo .mp3
Nesse comparativo, prefiro o do Windows.
Faremos das três plataformas…
Mon Dieu, e eu achando qe o whatsapp do Android era o fim do mundo. A versão do iOS é terrivelmente mais feia, mais complexa, mais clara, mais morta. Um app qe eu não usaria num iphone.
Nao sei como o Deco achou o iOS elegante e refinado, mas como ele mesmo disse, fica a critério do gosto de cada um.
Numa boa, das três a do Android é bem mais bonito.
Realmente o WhatsApp do Android é bem mais trabalhado, até a tela de perfil de um contato é semelhante ao do WP
Eu sempre achei mais bonito o whatsapp do android. O IOS a tela de todas as conversas é meio que “bagunçado” tudo avulso. Enfim.
Encerrar essa serie de matérias.
As transiçoes no ios sao melhores