Após analisarmos na segunda o serviço de streaming da Microsoft na sua própria plataforma, esta na hora de ver como ele se sai no terreno da concorrência. Ainda que não possua a finalidade de ser um reprodutor de música em outras plataformas, o Groove foi lançado de forma multi-plataforma para poder concorrer com opções como Spotify e Deezer, trazendo o diferencial de oferecer um streaming gratuito das suas músicas armazenadas no Onedrive. Vamos ver o que o app tem de bom para quem não está mais junto ao Windows?
Tela Inicial
Pontuando algumas decisões ambíguas de design entre as versões, nota-se que no Android (acima) foi utilizado o “preto-acinzentado” da versão original para os menus, enquanto no iOS (abaixo) optaram por manter o preto puro e completo em todas as areas, dando uma impressão de integração, ao menos que tempo que acaba por ficar menos sofisticado. Saindo do padrão, as marcações da versão para android são ainda mais sutis que as grandes e azuis marcas de destaque.
Biblioteca
Imprimindo uma identidade homogênea, é difícil encontrar alguma alteração de destaque. O preto puro permanece no iOS, e a barra de filtros traz características da plataforma, assim como os menus de contexto.
Como informado inicialmente, o aplicativo não tem a intenção de tomar o lugar do seu player de música nativo, sendo focado na sua função de streaming, e desta forma, o app não reconhece nenhuma das suas músicas armazenadas no dispositivo. Essa decisão é bastante duvidosa, uma vez que poderia ser um grande diferencial para um serviço de streaming oferecer reprodução local, sendo também uma solução para manter adeptos os usuários que migraram do Windows.
A função de Radio infelizmente não está disponível sem o uso de uma assinatura. Desta forma, a aba para o uso convencional não traz utilidade nenhuma, ao não ser um link para quem desejar assinar. A visão das playlists é idêntica e contraria aos cartões retangulares com efeitos de desfoque encontrado no Windows Mobile.
Reprodução de músicas
Por algum motivo, mesmo utilizando as versões do Android, iOS e Windows 10 Mobile ao mesmo tempo na mesma rede, apenas no iOS algumas informações não carregaram por completo, ficando alguns artistas sem foto e detalhes, como se houvesse um deficit do app em localizar as informações na data base do serviço. No geral, não existem diferenças entre as interfaces.
Configurações
Com funções simplificadas, temos menus simplificados da mesma forma. Ainda que apresentem telas bastante diferentes, as mesmas funções estão dispostas entre elas. Ainda que fuja completamente da ideia inicial de design do app entre as plataformas, curiosamente a versão para o sistema da maça traz detalhes informativos completos sobre cada função, que ainda que tragam um uso mais intuitivo, não são lá tão necessárias.
E esse foi o 3º post da serie de Comparativo de Apps Android x iOS. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!
40 Comentários
Primeiramente o cara da matéria bagunçou tudo. Tive que fazer esforço pra saber qual print é do iOS e qual é do Android. Melhora isso aí.
Oq é isso?
Não era o que tu queria, reproduzir por pastas? Ta aí, VLC faz na cara!
Tá parecendo um explorador , pasta raiz do sistema aparecendo, já uso VLC mas só pra filmes.
Você não vai parar de reclamar enquanto tiver uma mínima função diferente. Resumindo, você não quer uma solução, você só quer hatear.
Acho q vc não entendeu até agora oq eu quero, eu não gosto Windows msm não comprei pra testar , como um sistema denominado Windows tem um player principal sem buscador por pasta?
O que isso tem haver com o sistema ou com o design dele? Você deu uma série de motivos em nada plausíveis pra tentar justificar esse seu desejo. Um serviço é feito de escolhas, e não se esqueça que o Groove ainda é um serviço de streaming, assim como Spotify, Play Music e Deezer. Todos eles, repito, TODOS, evitam tantas facilidades assim pra pirataria. O Play Music também não tem isso, eu pelo menos ainda não vi. E a solução é tão simples, que o tempo que você tá perdendo aqui discutindo já seria mais que suficiente pra criar suas 3 playlists e parar de chorar.
Não é preguiça já que fiz a pasta pra não ter q fazer isso, e só fazia isso pq o Androi d sempre foi assim .antes eu só usava Android agora uso o Lumia 930 como celular do ladrão dentro do ônibus e como meu note 5 fica escondido eu passei as músicas pra ele também é essa porcaria desse player do Windows é uma merda
Vai criar e você vai ver que veio fazer o maior alvoroço aqui por pura merda. Fazer a Playlist no Groove é muito melhor que pastas no explorer, e ainda deixa mais organizado pra você.
Eu sei cara mas um sistema com nome do já conhecido “Windows” e ter um sistema de pasta tão precário e limitado é quase um absurdo pra mim, eu não tou nem um pouco afim de separar quase 700 músicas por playlists sendo que já fiz as pastas há muito e muito tempo
Nossa, 700 músicas pirateadas? Meu deus kkkkkkkkkk
Sim , venho juntando essas músicas desde 2010 onde o auge era passar músicas um por outro pelo Bluetooth
Não, não tenho a menor paciência pra fazer isso já que as pastas servem como playlists e isso os apps do Android reconhecem e não reproduzem misturados igual o Grove faz
Pior aplicativo de música que já vi, muito confuso até hoje não aprendi a mecher nisso, será que existe algum app pro Windows que reproduz por pasta igual no Android?
Loco, ele acessa ate as musicas do one drive. Mas não concordo com vc, o Groove é ótimo.
Tou falando de pasta no celular igual no Android e não one drive https://uploads.disquscdn.com/images/8cde21d971eaca3c0799cf78d965ffd8de393cd7a1a602f6eaa653b391ee3d7f.png
Então, o Loco faz isso e ainda puxa (se vc quiser) as músicas que vc tem no OneDrive.
Ouvir músicas por nuvem já fasso isso com Spotify
O problema do cara é em reprodução de pastas… o Groove só trabalha com as tags, não com pastas.
Ele tem 2 opções.
1. Consertar as tags para elas ficarem corretas e poder achar tudo.
2. Criar playlists com as músicas de cada pasta.
Eu mesmo sempre arrumo as tags, não ajuda só no Groove, mas na organização em qualquer app de música.
Groove, pra eu, é excelente.
Queria saber a dificuldade em acessar um menu hambúrguer, acessar as categorias e tocar.
Muita dificuldade quando vc já está acostumado a beleza e a facilidade do material design e principalmente a facilidade do Android em si, em questão de organização o padrão do Android da surra no ios e no Windows
Eu uso os dois apps cara, o Groove Music é ainda mais simples que o Play Music usando das mesmas bases que ele, e algumas coisas ainda são mais fáceis (Ex: Pra acessar a lista de músicas na tela de reprodução, basta deslizar a tela pra cima, a opção de reproduzir tudo em ordem aleatória sempre fica em cima de todos as listas de artistas, álbuns, etc, e os botões de avançar e retroceder ficam lá em baixo ao sair da tela de reprodução junto ao de reproduzir, o único botão que vem no do Play Music do Android. Você tá é inventando pra hatear aqui, se bobear nunca nem tirou 5 minutos pra olhar no app e aprender a mexer nele. Se é que olhou.
Sem contar que o menu hambúrguer dos mesmos é idêntico, então não tem como não saber algo dali.
Tá eu fiz três pastas diferentes pra não misturar as músicas, musicas pops e internacionais em uma, hinos em outra e músicas relaxantes em outra pasta, me ensina como reproduzir cada uma separada já que vc sabe tudo.
Mano kkkkkkkkk
Pra isso que tem Playlist
E ainda é melhor, que sincroniza.
Ele só pode está de sacanagem, criticando que não pode separar as musicas por pastas, ele não sabe o que é playlist?
Não cara eu copiei isso donpc pros meus celulares só pra quebrar um galho enquanto meu Spotify Premium acabo .Qnd eu pagar online Premium eu vou excluir todas essas músicas dá memória pq já tenho várias playlist no spo
Cara você não sabe o que é playlist não? Tá de sacanagem né?
Não cara eu copiei iessas músicas do pc pros meus celulares só pra quebrar um galho enquanto tou sem Spotify Premium .Qnd eu pagar o boleto do Premium eu vou excluir todas essas músicas dá memória pq já tenho várias playlist prontas no Spotify, não uso mais músicas piratas só uso Qnd vence meu Spotify Premium .
Não tem nada a ver baixei aqui só pra te mostrar
Como sempre, https://uploads.disquscdn.com/images/eeb1159414ba5858cf2ae261594af25ca3f9509989633c10a79949f4e1f57456.png https://uploads.disquscdn.com/images/8d3a94d1d6878df5a6bf613b61153180a79a4094a08cb4377fd95b6c0eca0d42.png https://uploads.disquscdn.com/images/bf4a57520a3943b36eae49488eb7717836e1890e013b2f2b42045eeafc3f62fa.png material design>>>>>>>>>
Cara, é a mesma merda, com posições trocadas (e mais gestos no windows) kkkkkkkkkk
Primeira tela equivalente ao “seu groove” e a tela de reprodução, bem… É a tela de reprodução
https://uploads.disquscdn.com/images/03763631077c01fbe7993f5ff7260a584fed82d6a0b2f94f1677ac5bfa2b5af4.png
https://uploads.disquscdn.com/images/5706ce44a53a14b45880690095320150c3ad450cd2444ec916a65500fb1e90fb.png
Não nada disso ,no play músicas tá tudo mais simples e fácil o acesso ,tá tudo ali de cara e é só usar não me perdi todo igual no groove
Sabe o que é menu hamburger? Aquele de 3 barras lá em cima. Clica nele e clica no menu “seu groove”. Pronto. Ele vai iniciar direto de lá e vai ficar tudo na cara igual o Play Music. A diferença é que no Groove te dão a opção de escolher em qual categoria você quer que o app inicie, e até o maior mané sabe disso. Como falei, não adianta culpar o app quando o erro tá no usuário.
Eu sei oq vc quis dizer mas oq eu quero fazer é algo muito básico, reprodução por pasta
Cara não uso o play music e nem veio embarcado no pacote de aplicativos obrigatorios do Google faz anos que me história no play music, uso o player da Samsung que é muito mais bonito e simples, há e quando eu usava o play music lembro que tinha a opção de reprodução por pasta de música só aí já ganha desse groove horrível
Mas o Play Music tem base semelhante ao do Groove, provavelmente você não saberá mexer nele. Logo o mérito dos apps que você não é o Material Design, já que o exemplo deles é igual ao Groove.
Hehehehe dessa vez acertaram no titulo
Lembra de mim?
Hein?