Esta matéria traz as possíveis soluções para quem teve sua conta do Google desativada por algum motivo que o usuário entende como indevido ou para aqueles que precisam saber o que não fazer para isso não acontecer. Na maioria dos casos isso acontece se o utilizador “não seguir as políticas de uso do serviço”. Contudo, descreveremos abaixo os cuidados que você deve ter, seguido do que se fazer quando o dano já foi feito.
Quais motivos levam a conta ser desativada?
Além dos nudes arquivados no Google Drive, são elencados diversos motivos pelos quais sua conta do Google poderá ser desativada, dentre eles:
- Invasão de conta;
- Abuso e exploração sexual infantil;
- Assédio, bullying e ameaça;
- Conteúdo terrorista;
- Spam;
- Conteúdo e atividades nocivas
O que fazer?
A Google informa que em casos de bloqueio de contas, os usuários podem reclamar e pedir acesso novamente, bastando fazer login na Conta Google em um navegador, como o Chrome, clicar em” Pedir a análise” e seguir as instruções fornecidas.
Um representante do serviço irá rever o pedido para uma possível reativação da conta o mais rapidamente possível, caso se trate de uma situação de falso positivo.
Siga esses passos para recuperá-la
- Acesse o site http://consumidor.gov e abra uma reclamação por lá. É sem dúvidas o melhor lugar pra resolver pepino com empresas. Usem os motivos: cancelamento indevido, cobrança, problema de serviço.
- Em muitos casos não é necessário, mas se for o caso, peçam uma liminar na justiça com tutela de urgência, um bom advogado fará isso rapidamente. A suspensão sem justificativa clara pode atrapalhar sua vida, então vale pedir no fim indenização por danos morais/materiais. O pedido de tutela de urgência é pra que sua conta seja devolvida enquanto o processo não é julgado.
- Por fim, se você ainda não passou por isso ainda, faça o seguinte: descentralize seus dados e backups ao máximo. Use quantos serviços de armazenamento puder e PROCURE OS DE CRIPTOGRAFIA PONTA A PONTA. Só você tem acesso, e mais ninguém.