Durante vários anos, Nokia e Zeiss, fizeram uma parceria que ajudou a desenvolver os melhores celulares com câmera do mercado. Mesmo o mais caro dos iPhones não conseguia bater de frente quando o assunto era fotografar com o celular. Por sinal, o primeiro celular lançado com lentes Carl Zeiss foi o Nokia N90 em 2005.
Isso poderá causar um impacto muito negativo aos fãs da marca que já vinham se decepcionando com os últimos lançamentos, onde apenas celulares de entrada e intemediários foram anunciados, a grande maioria deles sem lentes trabalhadas em suas câmeras. No entanto, para outras pessoas, a remoção das lentes não causará nenhum impacto, tendo em vista que muitos compradores leigos não se importam com a lente que o celular está utilizando.
Após o fracasso do Windows Phone, a Nokia voltou ao mercado anunciando seu primeiro smartphone Androidcom lentes Carl Zeiss – este foi o Nokia 8, posteriormente conhecemos o Nokia 9 Pureview e o Nokia 8.3 5G. Atualmente, a Nokia vende apenas o Nokia XR20 com câmera principal que integra as lentes Zeiss.
Declaração oficial:
“Após uma longa e bem-sucedida colaboração, em 2021 a ZEISS e a HMD Global concordaram mutuamente em não prolongar sua parceria não exclusiva, que incluiu colaboração para tecnologias de imagem de smartphones da marca “Nokia” com a ZEISS como parceira de consultoria e desenvolvimento.”
O fim da parceria não é bem uma novidade, tendo em vista que cada vez menos smartphones Nokia estavam chegando com tal tecnologia. Parece que a HMD Global está cada vez mais perdida e não conseguindo seguir o caminho de sucesso alcançado pela Nokia Corporation do passado.
O que será que irá acontecer com a Nokia nos próximos anos?