Grande parte de todos os smartphones e tablets vendidos no Brasil estão funcionando com processadores Snapdragon e isso agora pode se tornar um problema no quesito segurança. Ano passado foi descoberto uma falha de segurança TrustZone nesses chipsets da Qualcomm.
O problema permite a execução de códigos dentro da própria TrustZone dando aos hackers acessos privilegiados. Com estas falhas torna-se possível a modificação do sistema em níveis muito mais profundos. Destravar o bootloader de forma simplificada é um dos exemplos.
Agora, outra falha foi descoberta. Desta vez, um usuário publicou através do Twitter algumas imagens, no qual ele mostra que conseguiu acesso as “chaves mestras” dos processadores direto da TrustZone. Isso tem implicações serias e como citado acima, existe um grande número de chipsets Snapdragon funcionando em todo o mundo, incluindo o Brasil.
Just managed to extract the Qualcomm KeyMaster keys directly from TrustZone! Writeup coming soon 🙂 (1/2) pic.twitter.com/WKdSfPkRvN
— laginimaineb (@laginimaineb) May 29, 2016
A fonte em questão só relatou sua descoberta 11 meses depois para a Qualcomm, que logo tratou de corrigir o erro. Entretanto, ainda não está claro se os afetados são só os produtos com Android ou se dispositivos com Windows também se sujeitaram a estas falhas.
Fonte: Bits Please, Twitter
24 Comentários
Eu acho que mais sujeito a se fufu nessas falhas e quem instala apps de terceiros…
que merda heim
Será que destravar o bootloader vai dar pra instalar Android no meu Lumia? lol kkkkkkkkkkkk
Isso seria foda… Tomara que consigam destravar o bootloader… Quero rodar android no meu lumia kkk
É ou não?! Android puro num Lumia ficaria um chuchu mano.
Não ficaria não, tem aparelhos com android com o hardware similar a alguns Lumias e o desempenho não é tão bom, o bom desempenho dos Lumias se dá ao conjunto Software/Hardware e não somente devido ao hardware.
Mas como ficaria os drivers?
Questão de drivers é como eu citei, o hardware dos lumias é bem parecido com os aparelhos com android, pouca coisa é diferente, como por exemplo a camera, e o desempenho de um Lumia rodando android não seria satisfatório, veja os androids com 1gb de ram e processador quad core como funcionam, os que rodam o android de forma fluida usam 3gb de ram e processador octa core.
Mas os drivers nao sao desenvolvidos pelas Fabricantes para cada aparelho especifico?, nos lumias nao teria isso, seriam drivers genéricos, é como instalar o Windows sem os drivers, ficaria com desempenho baixo.
Em sistemas móveis é o sistema que tem a função de reconhecer cada componente do hardware, tendo em vista que diferente dos sistemas computacionais não tem como instalar um driver isoladamente.
Concordo com Voce! 😀
O Melhor comentário.
Meu redmi pro discorda de você…. O sistema evoluiu muito….!
O teu conhecimento de hardware discorda com o meu. Texto burro. Redmi PRO possui 2 GB RAM, processador 64 bits em um Snapdragon Quadri Core 1,2 Ghz Adreno 310.
Mas o similares são de OEM que enfiam customizações no Android. Repare que eu falei Android puro.
As linhas Moto E e Moto G usam hardware parecido com alguns Lumias e usam Android puro.
Esses não são Android puro. Mesmo assim eles tem um desempenho que chegam perto do puro.
GRUPO DO WINDOWS NO WHATSAPP
CHAMA LA 27 999415186
OU COMENTE SEU NÚMERO 🙂
7582276763
E a Intel abandonou sua linha mobile de processadores…
Eram processadores promissores, pelo o que li, muito bons no gerenciamento de memória, mas não souberam otimizar na questão do consumo de bateria, além dos problemas de compatibilidade e o mais importante: a Intel chegou tarde demais no mercado mobile. Quem perde somos nós com menos um na concorrência.
Eu tenho um lg slidepad com windows 10. E eu acho ele excelente. Em algumas situações ele é mais rápido que o pc de casa. O boot dele dura cerca de 3 segundos, e a bateria dura umas 8 horas.
Provavelmente porque seu PC usa um HD mecânico, o Slidepad usa um tipo de SSD (eMMC). Tenho um Asus Transformer e no PC uso um SSD Sandisk Ultra e o tempo de boot é praticamente o mesmo. Agora para tarefas mais pesadas não tem nem comparação, o PC com um i5 e 8 GB de RAM deixam o Transformer no chinelo (Atom Z37775 Quad Core + 2 GB de RAM).
A intel foi burra de abandonar, a asus ja estava tendo sucesso apostando nela, mesmo com pouco tempo de mercado