Se você não estava preso em uma caverna desde ontem, sem dúvidas você sabe do assunto do momento: a eleição do Donald Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos da America. É claro que você não espera entrar em um site de tecnologia para ler sobre isso, e provavelmente deve estar se perguntando o que a eleição tem haver com a tecnologia. Acontece que o novo presidente afirmou em seu discurso que as empresas americanas terão de abandonar as linhas de produção asiáticas para adotar uma a produção dos seus dispositivos em solo americano.
Nós vamos fazer a Apple construir os seus ‘malditos’ computadores e coisas neste país, em vez de outros países” disse o presidente no inicio do ano. Completou recentemente com: “A Apple e todas estas grandes empresas terão de fazer seus produtos nos Estados Unidos e não na China ou Vietnã”.
Certo, qual o problema?
É uma triste realidade que o principal motivo para que as grandes empresas fabriquem seus aparelhos em países asiáticos é o uso (as vezes abusivo) das infra-estruturas prontas e munidas de mão de obra extremamente barata disponível nesses locais. Isso é mais do que apenas uma contenção de gastos: toda esta estrategia faz parte do planejamento de lucros da empresa para seu portfolio e afeta diretamente o valor dos produtos.
O professor da Syracuse University, Jason Dedrick, indica que trazer toda a produção dos produtos de grandes empresas com Microsoft e Apple para o país seria algo extremamente caro (estamos falando de bilhões de dólares) e trabalhoso, garantindo que os impactos seriam grandes uma vez que muitas delas terceirizam suas produções em diversos fornecedores, em diversos países, dando a possibilidade de reter até 60% dos custos que seriam repassadas para o valor final de um produto. Obviamente, também não é de todo mal e da para se enxergar alguns pontos positivos na mudança: com a instalação de tais infra-estruturas, o país geraria diversos novos postos de trabalho.
Como isso me afeta?
Uma vez que empresas como Apple, Microsoft e HTC não possam mais contar com a economia proposta pela fabricação de dispositivos em linhas de produção mais vantajosa os preços desses dispositivos subirá substancialmente. Se você acha um iPhone caro hoje, imagina com mais esse “Plus”. Isso poderia ser evitado caso se as empresas americanas estivessem dispostas a cortar severamente suas margens de lucros, o que não acontecerá. É também preciso ter a noção de que elas não estão ganhando com isso: essa medida deixa empresas de todo o resto do globo em vantagem. Coreanas como a Samsung e LG, chinesas como a Xiaomi e Huwaei estarão deitando e rolando com a oportunidade adquirida.
Uma vez que o presidente não tem o poder de iniciar esta ação sobre as produções das empresas, é possível imaginar que o método utilizado para força-las será o aumento das tarifas de importação de eletrônicos construídos fora do país, o que também afetaria negativamente o preço dos dispositivos, o que nos leva ao mesmo ponto.
14 Comentários
Sei lá, os iPhones e iPads são produzidos aqui na minha cidade desde 2011, e lembro que na época que anunciaram a produção nacional, foi o maior burburinho de que os preços iriam cair e blábláblá… Mas o que vimos é que manteve o mesmo preço absurdo. Justificaram que seria a partir da construção da unidade nova, que segundo comentam, está vazia até hoje. A Apple continua lucrando como esperava, mas as promessas que fez não foram cumpridas. Então, se não fez diferença enquanto fabricava aqui, não existe lógica fazer diferença fabricando lá, tendo em vista que nada mudou.
Produção não é a mesma coisa de construção do aparelho, no caso às peças são fabricadas lá fora e são apenas montadas aqui somente por exemplo o Xbox e play são montados no Brasil mais vários componentes vem de outros países
Palhaço! Ele parece um psicopata!
Quero que esse trump vai se fude, so brasileiro não americano ele que se dane la, ja temos muito problemas pra fica se preocupando com eles.
Donald Temer entrou no poder começando a fazer merda é?
Quando isso acontecer os chineses escravos da Apple serão libertos…
Trump esta mais que certo, infelizmente vamos pagar sim mais caro mas é melhor que uma guerra contra a Russia ne kkkk
Haha os Chineses escravos da Apple iram ser escravizado por outra empresa, o Trumph não salva ninguém.
Kkkkkkk esqueci que na China qualquer empresa pode escravizar seus cidadãos kkkkk
Lá é quase lei hehe
Ta salvando o país dle
Levar essas industrias pros EUA é mais emprego pros americanos, acho q é só nisso q ele ta pensando e tá certíssimo…
É uma aposta dele, é como desligar as maquinas porque ta tirando trabalho das pessoas, e novos empregos ninguém quer investir, mas pode dar certo vai saber.
É um cenário no mínimo curioso. Eu mesmo já nem uso mais iphone ou Android, uso um Xiaomi que é milhões de vezes melhor com a MIUI 8 se comparado com o atual IOS10 ou o android M. Se realmente essas outras empresas ganharão vantagem eu não sei, mas de qualquer forma, o “fator Brasil” também vai pesar em algum lado aí. De uma coisa é certa, nós consumidores sairemos perdendo, isso é certo principalmente aqui no Brasil.
Donald trump em cima pra ele tá fazendo isso mesmo amor te abençoe muito hoje tem problema nenhum tipo sanguíneo.
Se isso acontecer, próximo Iphone vem pelo preço de uma casa.