O iPhone 11 chegou ao mercado em 2019 e portanto é um aparelho que receberá novas versões do sistema iOS até 2025. Isso é algo muito relevante em um smartphone hoje em dia, já que dificilmente vemos um Android receber por 5 anos qualquer atualização do sistema.
Mas será que ainda vale a pena comprar o iPhone 11 (tradicional) em 2023 já que ele deixa de ser fabricado com a chegada da linha iPhone 14? Antes de mais nada eu diria aos interessados em comprá-lo que hoje o iphone 11 é o modelo mais equilibrado e acessível rodando iOS, pois por um lado temos o iPhone XR que é mais barato, mas recebe atualizações até esse ano (2023) e por outro lado o iPhone 12 ainda está com o valor super elevado, levando-se em conta a tecnologia 5G que o modelo traz.
Para todo efeito, aparelhos como o iPhone 11 hoje é um dos melhores para serem utilizados na criação de conteúdo para o Instagram, Tiktok ou Facebook. Isso por conta da boa estabilização em vídeo, boa captação de áudio em qualquer situação e ótimas fotos de rosto humano em especial.
O iPhone 11 pode ser encontrado em versões com 64, 128 ou 256GB de armazenamento. A versão de 64GB você conseguirá encontrar usado no olx, de vitrine ou na shopee e Aliexpress por cerca de 2.000 a 2.500 reais. Novo, lacrado se encontra por cerca de 3.400 na Amazon, que é a vendedora oficial de iPhone no Brasil. A versão de 128GB sempre será mais barato na Amazon se comprado parcelado que em qualquer outra loja. Experimente acessando o link abaixo.
- Apple iPhone 11 128GB lacrado todas as cores (melhor preço)
BATERIA
O iPhone 11 já traz uma capacidade interessante se comparado a modelos anteriores, que é de 3.110mAh. O problema é se você comprar um iPhone usado ou de vitrine com capacidade ou saúde da bateria abaixo dos 90% aí você talvez sofra um pouco com a duração da mesma. O ideal é pegar um novo, mas para quem não pode, vai ter que se contentar com um usado ou de vitrine mesmo. A propósito, de vitrine não é na realidade de vitrine, né? São na realidade aparelhos recondicionados.
CONSTRUÇÃO
Esse modelo não tem as digitais porque isso foi substituído pelo reconhecimento facial, que funciona muito bem. Você tem o slot de chip, mas sem cartão de memória. Curto muito o interruptor dos iphones para colocá-lo no modo silencioso rapidamente, esse aqui também tem.
Os alto falantes são ótimos, outro grande recurso dos iPhones que me agradam muito, a qualidade é realmente top. A tela tem uma qualidade legal, mesmo não sendo de altíssima resolução. Isso não atrapalha em nada. Nos iPhones isso é irrelevante e até faz economizar mais bateria.
A certificação IP68 é uma característica da construção dos iPhones, uma espécie de vedação interna para impedir a entrada de líquidos por qualquer um dos orifícios, ou seja, alto falantes, microfones, conector de carregamento.
CÂMERAS
As câmeras são os maiores destaques porque você consegue fazer vídeos em 4K na traseira, na câmera ultrawide e também na frontal. A estabilização de vídeo é incrível e como disse antes, é legal usar no tiktok, instagram e facebook. Um detalhe top nele também é a possibilidade de alterar entre a câmera principal e ultra wide enquanto tá gravando. Outro ponto positivo é a captação de áudio em gravação de vídeo em qualquer situação, ou seja, mesmo você precisando gravar trechos de um show e perto das caixas de som, o áudio não vai ficar estourado.
As fotos são muito boas, especialmente em selfies de pessoas. Só não curto muito a otimização da Apple para fotos de paisagens e folhas. Mas isso é um problema particular meu.
DESEMPENHO
Os iPhones se destacam muito em desempenho, já que você sempre verá o melhor processador do ano equipados neles. Um detalhe é que mesmo com 4GB de RAM, ele entrega agilidade nas tarefas que nenhum Androids com 6GB de RAM tem a capacidade de fazer. Portanto, nos iPHones não é necessário muita memória RAM pra tudo funcionar certinho. Desempenho em iPhone é uma coisa que o usuário não precisa se preocupar.
CONCLUSÃO
Claro que vale a pena comprar o iPhone 11 em 2023, desde que você saiba exatamente porque quer comprar um. Eu já vi gente comprando iPhone por ter ido na onda dos outros e acabar se arrependendo por se deparar com as limitações do sistema, pois o Android é bem diferente do iOS. No Android você tem mais liberdade de futucar, alterar as coisas e personalizar. No iOS não tem isso, é um aparelho mais fechado e estável, mais segurança e também é mais funcional.
O legal dos iPhones é a supervalorização deles ao longo de anos também. Um aparelho desses que foi lançado em 2019 e ainda hoje custa seus 3 mil reais ou mais, se for um novo