Para aqueles que um dia se viram como reais entusiastas da proposta rica e diferenciada do Windows Phone, é cada vez mais triste ver o fim que essa história encontrou. Muitas vezes taxados de “haters”, a decepção dos descrentes de hoje quase sempre reflete um avido fã de ontem, que um dia se encantou pela inovação por trás do projeto da Microsoft, mesmo sabendo de todos os defeitos e do árduo caminho que havia para alcançar o sucesso.
Caso você conheceu o Windows Phone pelo que ele é hoje, certamente não sabe o que eu quero dizer. Nascido como uma proposta alternativa ao que o mercado oferecia, o Windows Phone 7 era totalmente o oposto a tentativa falha tentativa de assimilação ao convencional conhecida por Windows 10 Mobile.
Viajando em um percurso alternativo, o sistema dos “quadradinhos” encantou aos seus usuários com a sua usabilidade única, proporcionada pelas suas inteligentes Live Tiles, que tinham a ambição de evoluir o conceito da tela inicial para um centro interativo de informações, aumentando a produtividade e diminuindo os cliques. O que falar dos hubs e as suas conexões, que chegaram até mesmo a substituir aplicações sociais para muitos usuários. Usar o Windows Phone era como encarar a tecnologia por outros olhos, seja pelas páginas continuas da interface Metro, ou por sua simplicidade objetiva.
Que a ausência dos apps sempre foi um problema, não há como negar. Toda a frustração ao ficar de fora da experimentação do novo joguinho do momento, da aglomeração ao redor de um app social badalado e até mesmo os problemas gerados com a ausência de soluções praticas de bancos e empresas notáveis como a Google, certamente foram pontos que já fizeram um fã repensar a sua permanência entre os domínios da Microsoft.
Contudo, haviam coisas que somente o Windows Phone oferecia para as grandes massas: Fluidez, segurança e suporte. Aposto todas as minhas fichas que a velocidade surpreendente do seu smartphone de entrada te fazia repensar a necessidade de certos apps. Como não olhar e considerar as preciosas aplicações exclusivas oferecidas pela Nokia?
Surpreendentemente completas e úteis, se tornavam uma parte do sistema e demonstrava todo o interesse da marca em agradar seus consumidores. Isso era reforçado a cada update recebido, para aquele pequeno pedaço de hardware, seja ele lançado a um mês ou até dois anos. Quem nunca bateu no peito pra dizer “meu smartphone não pega vírus”?
A esperança vivia, mesmo em meio a tanta descrença. Após a chegada do Windows Phone, o consumidor comum passou a voltar os olhos para os grandes eventos da Microsoft, como antes fazia apenas com os realizados por empresas como Apple, Samsung ou Google. Era notável o entusiasmo do CEO da companhia, ou a confiança de nomes como Joe Belfiore ao revelar mais uma função com potencial para alavancar a proposta, cada vez mais notável ao mercado. Em auxílio a isto, a participação ativa da Nokia apresentava aparelhos cada vez mais interessantes e inovadores, que faziam os fãs da concorrência salivarem. Mas foi aqui que…
As coisas mudaram…
Olhar para o Windows 10 Mobile hoje é como ver um artista promissor que se perdeu ao longo da sua carreira. Onde estão as principais características do DNA do Windows nos smartphones? desanimada com o lento crescimento do Windows Phone e o seu baixo potencial em gerar renda, a nova gestão da Microsoft decidiu tornar o sistema mais “familiar” ao usuário, e este provavelmente foi o ponto de ruptura de todo o caminho trilhado para garantir a acensão que o sistema tinha adquirido.
Abandonando suas raízes, o Windows 10 Mobile foi concebido através de um confuso processo de desenvolvimento, disputando a atenção dos desenvolvedores com os mais lucrativos e bem sucedidos produtos da empresa. O resultado disto é o sistema lento, instável e problemático que temos hoje.
Ciente do problema, a Microsoft adiou o seu lançamento ao máximo, sobrevivendo a toda cobrança do público massivo conquistado pelo sistema móvel. Quando não havia mais para onde correr, a errônea liberação foi feita, apresentando um dos primeiros motivos para o posterior descaso em relação ao sistema.
Com uma divisão de hardware indesejada para gerir e um sistema improdutivo em questões financeiras, o crescente descontentamento da base instalada parece ter sido o gatilho ideal para que o Windows Phone fosse jogado para a reserva. O decorrer dessa história todos conhecem: lançamentos inexpressivos, atualizações paliativas que pouco ou nada evoluíram o sistema, indiferença em relação as falhas e a má distribuição do software e o triste descontinuamento sobre os investimentos do setor.
Você, fã de longa data, certamente não pode simplesmente apontar apenas um culpado pela a sua decepção em torno da situação do sistema da Microsoft, mas certamente tem suas opiniões sobre o que poderia ter sido feito (ou evitado) para contar que a contar a história de outro modo.
Ainda assim, esses pensamentos serão eternamente desejos secretos, que continuaram a ser vistos como uma forma de ódio e desgosto por aqueles que ainda relutam a encarar os fatos. A Microsoft agora se move para outro foco, em busca de uma nova possibilidade que pode incluir ou não os smartphones, vistos como “obsoletos” por ela.
90 Comentários
Carai Deco! Até escorreu uma gota de suór masculino do canto do olho…quebrou tudo meu irmão
Bom texto! Reflete bem aquela época dourada que vivemos com o Windows Phone 8, os belos e diversificados aparelhos da Nokia, app’s exclusivos, sistema em ascensão… até o descaso de hoje sem aparelhos lançados de forma oficial no Brasil, falta de app’s, participação quase zero no mercado, sistema cheio de bugs, nada de novidade relevante, nenhum lançamento de smartphone, nenhuma perspectiva…hora de virar a página!
Aposto com qualquer um que se a microsoft deixasse de ser pirangueira e comprasse os app e games, tudo isso acabaria, mas fazer oque neh! Nao sabem administrar e nem conhece o mundo atual, acha que o mundo sera sempre pc e pronto!
A microsoft já deixou claro que abandonou o wp. A questão agora é saber se ela vai ter coragem pra lançar um Surface Phone e se usuários serão “fiéis” à marca, como ela foi com os usuários.
A atual gestão da MS perdeu o ponto e tudo de inovador que o Windows phone
tinha recebido se perdeu na atualização para o Windows 10!
O que mais me deixa com raiva, é que o sistema estava se levantando,
conquistando mais publico, quase se sustentando com suas proprias
pernas… Até o Mortadella decidir que ‘não valia o investimento’!
Anos de investimento jogados no lixo! Parabéns ao ‘melhor CEO da MS’
Gostei muito desse editorial, ilustrou bem o descontentamento dos fãs e mostrou, sem usar o ódio, que o que sobrou foi decepção por um sistema que tinha tudo para dar certo
saudade do meu windows 8 no lumia 920, fluidez e rapidez, amava as transições quando abria-se os aplicativos, que vinham lá do fundo, faziam uma curvinha e parava na tela, as tiles tb, eram como páginas folhando, e tb adorava aquelas letras grandes do sistema que não cabiam na tela, rsrsrsrs…. o windows 10 é muito bonito tb, mas tirou toda aquela diferença que só o 7 e 8 tinham, acabou ficando mais android da vida, e lento, e com problemas, e apps fechando do nada, e groove pulando músicas do nada e fechando tb, jogo fechando, tiles que desapareciam as informações ou ícones, e um monte de coisas… cansei.
Realmente, as animações do Windows 10 mobile são muito sem graça, comparadas com as do WP8.1, onde qualquer elemento da antiga interface Metro, se movimentavam na tela e davam uma sensação de suavidade e fluidez, no Windows 10 mobile, a Microsoft deixou o sistema muito seco, nas animações e transições de tela, ficou uma mistura de animações de IOS com interface de Android, ou seja, perdeu aquela identidade única que o WP8.1 tinha e que as pessoas gostavam, ficou muito mais do mesmo, acredito que a Microsoft tenha percebido isso e vai corrigir na Redstone 3, trazendo a interface Fluent design para o sistema, já que eles falaram que na próxima grande atualização do Windows 10, eles vão voltar a focar mais na interface e animações.
Apps fechando do nada? Quais, se só tinha uns 30 realmente úteis… kkkkkkk
kkkk, pois é, são os úteis que ficam fechando, imagina se não fossem úteis..kkkk
Hoje o Windows Mobile se tornou um sistema pra fã de verdade, que busca distância do mundo de modinhas e futilidades que os smartphones genéricos com sistema Google ou Apple oferecem. Me encaixo nesse quadro, meu maior freio em relação a outras plataformas é o receio de me tornar só mais um na multidão. Gosto de ser único. Meu 640 XL vai muito bem, obrigado. Só troco se ele parar de funcionar.
Pela sua conversa, você usa alguma distro Linux no seu PC.
É, infelizmente a história do SO móvel da M$ muito se equipara a de jovens jogadores de futebol que são considerados verdadeiras “promessas” nas categorias de base de um time grande. Dão show de bola, são artilheiros, habilidosos… Porém, quando tem a oportunidade de “mostrar serviço” no time profissional não conseguem nem de longe ser tudo aquilo que aparentavam… Triste!!!
Uma realidade difícil para usuários windows phone, eu particularmente gostava muito de usar o symbian na geração Nokia pois achava o melhor ,depois da sua morte,ficamos com a opção do windows phone que no inicio me agradou muito,mais hoje em dia apesar do wm10 ser bom ,não entrega uma experiencia boa com os aparelhos atuais no mercado. o jeito e esperar e torce para que as coisas melhorem.
Muito bem escrito, poucos aqui trocariam uma ou outra frase. Mas eu tenho que dizer, o Android e iOS também não cresceram do dia para a noite, não faz muito tempo a Apple e muitas outras empresas que quiseram inovar também perderam muito dinheiro, isso se justifica pelo fato do publico preferir os velhos celulares com suporte a Java e Pocket PC, sem falar na vastidão de aplicativos. Os desenvolvedores preferiam, era sua zona de conforto. O mesmo ocorre com o sistema móvel da microsoft. E na minha opinião, para que ela consiga seu lugar ao sol, não basta apenas lançar uma compilação nova toda semana, ela também precisa investir em propagandas.
Meu 950 XL vai muito bem obrigado!
Apesar de ter uns errinhos de português, eu simplesmente adorei a matéria!!! É tudo isso e mais um pouco que penso da Microsoft e do que foi o Windows. A galera do Windows Club tá precisando aprender a fazer matérias como essa, não ficar colocando prints do paint por aí.
http://placcido.blogspot.com/
Feliz aqui com meu 950 XL!!! Comecei com Windows 6,5 e com certeza tive várias alegrias e muitas decepções… Mas usar Android não rola! Uso Iphone no trabalho e comparando os dois sistemas ( fora a falta de apps ) ainda sim prefiro o W10
Ainda me lembro da revolta que senti quando mudaram as fotos dos contactos de quadrado para redondo,é um pormenor insignificante e nem é que não me tenha habituado,mas foi o paradigma da perda de identidade,o ir atrás dos outros.
Agora esta situação toda faz-me lembrar este filme,o team e o club parecem ter entrado numa realidade alternativa ou num demente círculo de carroças,escrevem artigos baseados em prints postados em aparelhos Android….https://uploads.disquscdn.com/images/65136164add2bf4f68d80566e6f41a1ced0c6f21e2cab33f2fb08d9e0b157877.jpg
Infelizmente possuía um 640xl, tbm tive que abandonar o barco, visto a enrolação da Microsoft em lançar um Wp estável e outra uma plataforma que não tem apps pra mim nasceu morta, troquei por um z3 e não me arrependo, hoje o Android e um sistema bom, sem travamentos
Smartphone sem apps é tão útil quanto um carro sem rodas, você não vai a lugar algum.
Sinto mais falta do Radio Mix do que do 8.1, acho ótimo o W10M, mas a questão é que são gostos e experiências diferentes para cada pessoa, então não adianta ficar discutindo e dizer que sua opinião é a certa. Não é bem assim, tem que respeitar a opinião de cada um, gosto muito do meu.
Antigamente todo usuário de Windows Phone/Mobile podia dizer seguro que o celular era rápido e estável e que o Android era bugado demais.
Hoje quase todo usuário de Windows Mobile/Phone está querendo se desfazer de seu smart. Não tem mais câmera de qualidade, não tem mais uma estabilidade no sistema e seus travamentos e lentidões são constantes. Até pra abrir uma simples calculadora ou o app nativo de telefone pra fazer uma ligação é mais demorado que o normal e isso mesmo em aparelhos resetados.
Hoje infelizmente só temos 2 opções, ou pagar caro pra ter o iPhone que é caro pra o que oferece mas não deixa os usuários na mão, ou ir para um Android topo de linha, ou então um simples Moto G5 Plus que tem uma excelente câmera e desempenho muito bom.
Minha confiança a Microsoft já perdeu, tô nesse barco desde 2011 e já deu.
Há vários relatos, em sites gringos e brasileiros.
https://uploads.disquscdn.com/images/4c8880a35c3a1ad5f1be2fb6c7625f2e57073d39a8f969d830d40ad71fe4a019.png
Isso é colírio para os meus olhos.
Pois é. ashuashuashua
…Ou ir para o mercado chinês e comprar um celular top de linha pelo preço de um simples Moto G5 Plus 🙂
Não confio nesses chinês (tirando Xiamoi, etc) não, a velocidade das memórias RAM são duvidosas e depois de um tempo os aparelhos começam a travar, vide uns da marca Dooge, algo assim.
Mas tem mt chinês bom pra kct
Você se esqueceu de mencionar o principal: quem quer uma droga de S.O. sem aplicativos?
Tbm tem isso..
Na boa…minha vida com o sistema Windows só foi boa até o 8.1. Meu 925( saudade dele..) voava. Mas quando vi o barco afundando, pulei para o bom e velho Android. Que, diga-se de passagem, não é mais aquela bomba que era a anos atrás. Não me arrependo!
Eu idem, já fui apaixonado pela proposta dos lumias by nokia, mas no final o Android tinha razão
Meu 950 vai muito bem. Obrigado!
Sistema lento e instável?? Se vc usar um lumia 520 com rm alterada no insider fast vai ser uma bosta mesmo, pega os x50 que o sistema voa, tive o 650 e to com o 950XL e não tenho nada do que reclamar dos dispositivos
Jamais pagaria tão caro hoje num Windows Phone X50,nem compraria mais,e olha que uso desde o WP7 tive um 710,520,625 e o atual 730,me sentido abandonado com isso.
O WP so vai ficar bom quando o palmeiras ganhar mundial
Pois nunca kkkk
Quando comprei meu 730 no primeiro momento era lindo e perfeito o SO, ai uma semana depois ja queria jogar ele no lixo de tao ruim que é! So a camera presta… Hoje uso ele pelo fato de nao ter dinheiro e trocar de SO
O mundo é cheio de histórias. Essa do Windows Celular só foi mais uma.
Que venha a próxima.
Poxa eu gostava tanto do sistema, achava ele super diferente e amava o fato de ele funcionar super bem até em aparelhos de baixo custo. Foram bons os tempos de Windows Phone
Muito bem! Que dia é o enterro?!
o Dia que lança o 10 final
Quando o palmeiras ganhar mundial
e foda ver isso acontecendo, mais com a chegada desse windows S pode ser que der uma melhorada, pois ela forço as rivais a por seus apps na loja do windows, vamos ver o que dar
nossa google deve tá toda cagada
não duvido não, pois o Windows S vai ser o seu maior rival e como todos sabem quem manda nos pc e a Microsoft
https://uploads.disquscdn.com/images/8fff9dce2a2f2d9d71866459e027b88d3740003d7db4469cbbb5a43335a660a8.jpg
tá tipo felipe massa
“O resultado disso, é um sistema lento, instável e problemático, que temos hoje”. Em determinados aparelhos sim, porém em aparelhos com hardware mais potente, não há problemas desse jeito.
lembro em um passado distante que nao importava se tinha 256 de ram ou 2 gb rodava igual,
Não é o que vejo relatarem do 950 e tenho vários prints
Mas o diferencial do Windows Phone era o fato dele rodar bem até em aparelhos de 300 reais! Não era necessário desembolsar muito para se ter uma experiência de desempenho razoável
O Windows Phone sim, concordo contigo, não o Windows 10/mobile.
Tem certeza disso??
https://uploads.disquscdn.com/images/4c8880a35c3a1ad5f1be2fb6c7625f2e57073d39a8f969d830d40ad71fe4a019.png
Absoluta, meu 950 não está assim, nem meu 1020. Só que eu estou no modo fast. O problema é o medo das pessoas em tentarem outras builds.
Esses caras que não tem os 950 e não sabem instalar builds ou tem aparelhos fracos, sempre vão falar mau. Meu 1020, 920 e 950 rodam muito bem o sistema w 10 build 15213.
Melhor matéria, resumiu tudo perfeitamente.
Também acho!
Lento? Instável? Cara, vai usar um smartphone projetado para Windows 10 antes de falar isso mano. Sem contar os grosseiros erros de português, é de se ver que você não sabe o que escreve.
Meu lumia 950XL voa, sem qualquer problema
O (quase) meu não, apresentava instabilidades até na hora de abrir os apps Calculadora, telefone e e-mail.
Se estiver muito incomodado com o que foi dito (apenas verdades) e com os ‘erros de português’…. O botão de fechar fica no canto superior direito!!
Obrigado, de nada!
”O resultado disto é o sistema lento, instável e problemático que temos hoje.”
resumindo o porque toquei o 640xl para minha tia e 820 tá guardado.
Melhor Matéria já feita no site 🙂
e ne ? vida segue,
https://uploads.disquscdn.com/images/58ab7834d81e50f4b784b9e0e878b08c66ecfdb627e2770ad31b25fa41c2c3ec.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/e640702a80064df7773ce1d67992f4a73848b9d3b7c69533c64b38c627529a76.gif
Eh uma pena, estou no Windows phone desde o 7. Hoje uso um 640 XL, mas so estou com ele enquanto o Xiaomi não chega. Depois vou ter que vende-lo. Não queria sair, mas ja faz um tempo que a Microsoft esta querendo que todos os usuários troquem de plataforma. Lamentável.
Fiz o mesmo plano que você, comprei um OnePlus 3T e esperei chegar para então vender o meu WinPhone.. só que eu ainda não consegui deixar o 950XL de lado, tirando a falta de aplicativos eu não tenho do que reclamar.. está rápido, o WindowsHello deu uma melhorada, ainda gosto de parar e dar uma mudada na home…. vai entender kkkk
Por outro lado estou surpreso com o Android, melhorou muito!! Eu poderia, ou melhor DEVERIA ir direto pro 3T se levar a situação atual do WP em conta.. mas sei lá, eu gosto do WindowsMobile mesmo.. ficando com os dois aparelhos ta tudo certo.
Tenho um 950 e com certeza vale apena. Faltam apps, mas no geral não tem aparelhos melhores no mercado, e sim, similares. Quanto as fotos, nem o iphone 7 e nem o S7 conseguiram ser melhor, apenas se aproximaram dele, e ainda estão bem longe da qualidade do 1020 em fotografia, sem levar em conta rapidez, é claro. Se a MS tivesse investido em marketing no windows 10 mobile, trazido os lumias 950, 950 xl, e o Hp eleite ao Brasil e diversos outros mercados, ao em vez de somente no corporativo, teria voltado a crescer o sistema. Só permitiram a comercialização do 650 pelo submarino e mais nenhum outro, e logo mataram a produção destes. O Nadella quis acabar com o projeto do Balmer, por birra, e no final desacreditou o sistema. É o melhor dos 3 sistemas, mas dificilmente recuperará mercado. Mesmo o UWP sendo realidade e o Windows ARM sendo possivel instalar em qualquer celular, o nome se queimou demais para recuperar mercado.
Bom, sejamos honestos… pra vender esse modelo 950 por 400 reais não compensa então você vai morrer com ele mesmo, rsrsrsrs.
Vender pra quem? Só se for pra banca de jornal da esquina, peso de papel para não deixar os jornais voarem kkkkkk. Quem vai comprar isso?
Vender por 1 milhão de reais não da pra vender msm não. Mas da pra ressarcir uma grana e cobrir o preço da alfandega.
Em breve.
Pessoal, eu lembro que um dia eu sonhava em ver o windows completo rodando em tablets, e olha so oque aconteceu, a coisa ficou cada vez mais normal e ate mesmo popular, e por fim, bem aceito. Entao, oque quero dizer é que, o verdadeiro windows, poderoso como nem um outro SO, popular como nem um outro SO, está cada vez Mais “comprimido” isso quer dizer que logo logo a microsoft estreará com ele em uma tela de 6 polegadas. Windows in arm ta ai, hoje ja é realidade. Entao se um chip intel chegou a ficar tao compacto. Imagina oque virá por ai com o windows in arm. Relaxa pessoal, dias melhores estao por vir.
Gostei do profissionalismo e qualidade, editorial um tanto quanto pessimista, mas realista, e o mais importante, sem haterismo… 🙂
Cadê o tal Surface? Em breve… kkkkkk
RIP RIP RIP
mais nada
Amo Windows Phone, pena não termos mais aparelhos, mas isso não importa, logo pego esse tal Surface Phone nem que eu tenha que ir na China kkk
Muito bom esse post, conseguiu descrever perfeitamente tudo o que passamos com esse SO. Mas eu ainda tenho esperança e nao desisto, uso um 640 e nao penso em trocar muito cedo.
A esperança e a ultima q morre, já ouviram esse ditado antigo e completamente certo?
Meu Lumia 530 era sem duvidas melhor que o 535 que tenho hoje, o Windows 10 mobile deixou sim muita insatisfação, mas trocar o Windows só se for por Ios.
Eu sempre fui usuário do Windows phone cheguei a usar a versão
A Microsoft deveria desistir de competir com o Android e lançar smartphones com Android…
Quem disse que ela quer competir com Android se a mesma esta lançando todos os seus serviços para outras plataformas ?
Faz sentido…
ela já fez isso nos bastidores só não tem culhão de assumir.
quando nadella assumiu a microsoft a disputa acabou, tudo que tinha de exclusivo nos lumias ou acabou ou foi dividido com os outros sistemas.
https://uploads.disquscdn.com/images/9a497edda21fd23af9119691ce8195cdbf5d4a0cbe7f57c1bc22e18e048b0c9f.png
Acredito que a Microsoft deveria desistir de competir com o Android e lançar smartphones com Android… fazer o mesmo caminho de volta que a Nokia está fazendo.
Sugiro que leia o que ele disse (Joe Belfiore) e você vai entender que o titulo mascara uma declaração que não é nem de longe tão empolgante.
Piada e