Os moldes do retorno da Nokia tem colocado pulgas atrás de orelhas ao redor do mundo inteiro, criando incertezas e questionamentos em relação a quem seria de fato a empresa que esta ressurgindo. Trabalhando como administradora de um trabalho que na verdade será regido pela HMD, a Finlandesa colocou interrogações em relação a se de fato estes novos aparelhos terão o “selo de qualidade NOKIA”, que foi bastante valioso nos últimos anos.
Para podermos analisar isto é necessário voltarmos a nossa atenção para a composição deste projeto: conforme estivemos batendo nesta tecla, a HMD não é qualquer empresa. Composta por uma equipe de peso, a companhia possui diversos ex-funcionários Nokia e Microsoft demitidos na chacina empregatícia promovida pela dona do Windows. Encabeçada pelo Co-fundador da renomada HTC e grandes cabeças da empreitada resultante da fusão das companhias, como Arto Nummela e Juho Sarvikas, existe uma grande aposta sobre efetividade que poderá ser imprimida no mercado. Mas ainda assim, como saber se o legado da Nokia será continuado e não resetado?
Se fez uma nuvem sobre as capacidades criativas que sobraram a Nokia, uma vez que os termos da venda do seu setor móvel para a Microsoft não chegaram a ser dispostos com clareza por toda a mídia. Até hoje os diversos entusiastas e veículos ainda perpetuam a ideia de que a Nokia teria vendido suas patentes para a Microsoft, e consequentemente perdido as suas propriedades e capacidades criativas, o que não é verdade.
Como é possível notar no comunicado oficial da venda, foi feito um licenciamento das patentes por 10 anos, dando direito as duas empresas a as utilizarem e receberem royalties pelo uso de terceiras. Na época da venda, alguns poucos veículos como a renomada Reuters comentaram sobre este detalhe ignorado.
“Isso envolve o direito para, de fato, fazer uso das invenções da Nokia“, disse o advogado geral da Microsoft, Brad Smith. “Não envolve a transferência ou a propriedade das próprias patentes.”
Ainda que extremamente valiosas, a Microsoft acabou por não adquirir as patentes da Nokia, tendo apenas as licenciado por 10 anos, possuindo ainda a possibilidade de negociar o prolongamento e até mesmo a compra total. Isto ocorreu por conta da Nokia acreditar no potencial do valor do seu portfólio, buscando atingir algo próximo aos 12 bilhões envolvidos na venda da Motorola para o Google, valor que a Microsoft não pretendia pagar.
Ao falarmos de 2013, é possível imaginar que a finlandesa ainda não tinha planos concretos para a volta no setor móvel, oque se voltado para os dias de hoje torna improvável que exista de fato uma negociação quanto a venda total destas patentes, ou pelo menos alguma decisão que coloque a Nokia em desvantagem.
O portfólio da Nokia é sem dúvidas um dos mais valiosos do mercado, resultante do trabalho de uma empresa que liderou por muito tempo o segmento. Este leque gigante inclui renomadas propriedades como a tecnologia Pureview, Clearblack, o uso das lentes Zeiss, tecnologias de bateria, câmera, resistência, produção, e muito mais, havendo em seu interior diversas das patentes que compõe o funcionamento do Android, sendo inclusive o principal interesse da Microsoft, que buscou ampliar ainda mais o retorno de royalties sobre a venda dos dispositivos que rodam o sistema da Google. Em contraparte, a posse da Nokia resultará na vantagem em relação ao custo geral da produção de um smartphone (uma vez que não pagará royalties por diversas da patentes cobradas pela MS).
Esclarecendo estes detalhes, é possível afirmar que sim, “um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar”, tendo a Nokia grande poder para abalar as estruturas do saturado mercado Android. Ainda que não seja o que muitos esperavam, o renascimento de mais uma das gigantes do passado pode significar que esta mais do que na hora de quebrar os padrões.
Agradecimento ao leitor Jaime Jr, com fontes e um importante debate que deu origem ao pensamento.
68 Comentários
Apenas leio os debates entre as pessoas.
Fico neutro, aguardando o lançamento
Aí sim veremos o que de fato surgirá
Mas seu texto, @decoportella:disqus está bem claro e condizente com a fonte na qual você faz menção em comentários abaixo.
Apenas leio os debates entre as pessoas.
Fico neutro, aguardando o lançamento
Aí sim veremos o que de fato surgirá
Só espero que o wm seja sucesso,quero muito um Nokia wm.
Não sei, quem sabe. Dessa vez o Windows 10 teria que provar para o mercado que ele realmente pode competir e atrair o interesse dos consumidores. Acredito que isso possa ocorrer ano que vem, aí a Nokia quem sabe né dá uma singela chance.
Isso mesmo, concerteza… E tomare que , 2017 seja realmente bom pro wp10.. E oque esperamos,
Vocês continuam postando coisas sem saber. O que aconteceu foi o seguinte: A Microsoft comprou as patentes da Nokia são elas: Pure view, clear Black, tela Glance, Lentes Zeiss, entre outras funcionalidades. Dai a Nokia tinha vendido uma licença para que a Microsoft pudesse usar o nome Nokia até o final de 2016. Pois é, agora essa licença acabou e dai Outra empresa vai usar a licença de usar o nome Nokia em seus aparelhos por 10 anos, e a Nokia vai acompanhar essa outra empresa q vai usar seu nome.
Essa outra empresa só vai poder usar o nome Nokia, já as patentes, a Microsoft comprou definitivamente pra uso dela.
A nova Nokia que virá ano que vem só terá o nome Nokia, mas vai ser uma coisa totalmente diferente do que ela já foi.
Cadê a sua fonte comprovando? quero ver o que é tão confiável assim que desmente o proprio comunicado da Microsoft (http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.00002s5b8hs2ldrezux2pqwv6jpfq#Bju0WJQ68BqeJ845.97). Não vou me espantar se não souber ler o que tem escrito.
O link eu vou postar assim que tiver. Eu obtive essa informação dentro do grupo Windows Insider Brasil no qual faço parte, por um membro Insider.
Realmente é de se imaginar que um grupo tenha uma informação que sobreponha um comunicado oficial de uma empresa. Só rindo mesmo.
Vc sabe o que é Microsoft MVP?
” MVP, é um reconhecimento dado pela Microsoft a indivíduos que contribuiram fortemente para as comunidades técnicas. Toda contribuição feita à comunidade, seja ela por livros, artigos, blogs, palestras, fóruns, entre outros é avaliada”. Os maiores especuladores da empresa mídia afora são MVP’s. Você ser reconhecido pela Microsoft não te torna apto a compartilhar planos secretos com a empresa amigo, inclusive você nem precisa necessariamente trabalhar para Microsoft para ser um.
Sugiro que você leia e aprenda o que é: http://meiobit.com/16215/o-que-e-mvp/
Mvp tem acesso a muitas informações que nós não temos amigo. Portanto, confie mais em uma palavra de um Mvp do que no que diz um artigo de noticia publica.
Claro que não. MVP que NÃO trabalham com a Microsoft e recebem o titulo por fazerem um bom trabalho de divulgação independente graças a um bom conhecimento sobre a empresa. A Microsoft os reconhece e compartilha informações importantes, mas não os torna parte do grupo e nem ao menos os informam as informações top secret.
Por mais que ele seja reconhecido pela empresa, ele continua especulando por tudo o que ele não sabe. A palavra dele não vale e nunca valerá mais que um anúncio OFICIAL da empresa sobre um CONTRATO publicado.
Link: http://m.gizmodo.uol.com.br/microsoft-compra-nokia/
Gizmodo? AUSHUSAHUHSAUHAS
Sei muito bem ler o que tem escrito. Mas nem tudo é publicado por completo para o publico.
Não parece que você esta sabendo interpretar.
“Nokia will retain its patent portfolio and will grant Microsoft a 10-year license to its patents at the time of the closing. Microsoft will grant Nokia reciprocal rights to use Microsoft patents in its HERE services.”
Read more at http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#mL1UY85HAgKx6rxE.99
Ai a fonte: http://m.gizmodo.uol.com.br/microsoft-compra-nokia/
Mano, se mata. Como se o gizmodo em uma frase minuscula em um texto errôneo tivesse mais propriedade que a Reuters ou a própria Microsoft.
se a Nokia, fizesse seu próprio OS ai td bem, mas usando Android sera mais uma no mercado saturado. Aliás o Meegoo que na época era ate mais bonito e com mais funções que o Android, foi abandonado. No N9 ele não travava nem fudendo! Abri 20 apps nele, mas em certas ocasiões ele ficava lento, pela mania de miséria que afundou a Nokia, um processador bosta de 1ghz. e 1 gb d ram. Se ela voltasse com um OS dela, compraria sem duvida.
É mesmo, zeiss no próximo nokia com fabricação duvidosa foxconn ? Kkkkkkkkkkkkkm
Viaja não Tião babão
Fala hot, vc aqui ? Kkkkkk fanboy nakia, se liga irmão, na primeira foto desse novo nokia vai travar—nokia fake…abs irmão…
“A Nokia manterá seu portfólio de patentes e concederá à Microsoft uma licença de 10 anos para suas patentes no momento do fechamento. A Microsoft concederá aos direitos recíprocos da Nokia o uso de patentes da Microsoft em seus serviços HERE. Além disso, a Nokia vai conceder à Microsoft uma opção para estender este acordo de patentes mútuas em perpetuidade.”
Read more at http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#UWx88mfRpDgkutpd.99
“Nokia could decide to try to sell its patent portfolio as a whole if the company thought it could get a price approaching the Motorola deal, Pierantozzi said, adding that Microsoft likely was not willing to pay that much.”
Fonte: http://www.reuters.com/article/us-nokia-microsoft-patents-idUSBRE9820ZZ20130903
lembrando que essa opção de estender é mediante a negociação.
Creio que até 2023 a Microsoft poderá usar as patentes da nokia.
Tá aí!! O que eu queria saber! As patentes ainda são da Nokia, então pode ter sim Nokia em 2017 com Pureview, Clearblack e tudo que um Nokia tem direito! Pegaaaa!
Só não garanto que vou comprar um Android. Mas felicíssimo com esse retorno.
Ops.. ;-
Eu já fui tão xingado em diversos sites e por “pessoas experts sobre a MICROSOFT” (WindowsTeam, Andre H. Buss que o diga) quando eu dizia que a Microsoft não comprou as patentes, mas sim a divisão móvel e marcas. O fanatismo por algo é tão grande que cega as pessoas. E finalmente um site popular falou o que eu já dizia desde a compra da divisão móvel da Nokia, a Nokia tem suas patentes e pode usá-las agora quando e onde quiser.
Então você confia mais em um blogueiro que afirma tal conclusão apenas em pesquisa online ou numa pessoa que convive no time da Microsoft?
Sem querer defender ninguém, mas ninguém paga bilhões só pra poder usar não. Não vão esperando android com zeiss, pure view, glance no lançamento pra não se decepcionarem.
Eu acredito mais no que está escrito no contrato. 🙂
Não tô pedindo pra confiar em mim, mas se você quer negar um site renomado como a Reuters é algo complicado. Se não é o bastante, o anúncio oficial da Microsoft que indica o licenciamento está linkado no 4º parágrafo. Aí você decide se confia na palavra de Microsoft ou de um VP.
Em fevereiro apos o lançamento te procuro pra saber se tais tecnologias esta presente no smartphone lançado. Abraço.
Quando falta o argumento fica o abraço mesmo ^^
Argumentos do que? Quem tem o contrato é a M$ e a Nokia… Especulações de blogs…. Tem dó né? Fica ai dando Ctrl C e Ctrl V e acha que esta com a razão.
Você tá doido? @decoportella:disqus não afirmou em momento algum na matéria acima se a Nokia ia ou não usar suas patentes no lançamento. O que ele disse foi o que está nesse link http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.00002s5b8hs2ldrezux2pqwv6jpfq#Bju0WJQ68BqeJ845.97
Link esse da própria MSFT. Enfim, lê um pouco ai e deixa de defecar pela boca.
Olha a data mlk, olhou? Agora me fala em que ano foi finalizado o acordo?
Pesquisa ai… depois que aprender um pouquinho vc vem conversar cmg.
Ah tah, legal! Então quer dizer que algo postado/documentado no próprio site da Microsoft não tem valor por causa da data, sendo que não houve nenhuma atualização quanto ao que foi dito no post. Relaxa ai @hugomf89:disqus, se não manja do inglês tem o google tradutor, ele vai te auxiliar 😉
Nem adianta debater mano, esse é o famoso Fanboy. Deixa falar…
Você é demente. O anúncio oficial, que está no site da Microsoft é bem claro. Agora se você não tem conhecimento de inglês, só lamento.
Chegou a escoria dos blogs de Windows, a figura mais amada… O famoso tech guro jaimimimi
Vc vai estar com o time la na reunião, então conversa com o pessoal do time lá.
Porque o pessoal do time lá não deve ta sabendo, fala pra eles lá, na reunião do time lá.
NOKIA boba.
REFLITÃO =D
;*
http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.00002s5b8hs2ldrezux2pqwv6jpfq#Bju0WJQ68BqeJ845.97
A Microsoft comprou as patentes da Nokia são elas: Pure view, clear Black, tela Glance, Lentes Zeiss, entre outras funcionalidades. Dai a Nokia tinha vendido uma licença para que a Microsoft pudesse usar o nome Nokia até o final de 2016. Pois é, agora essa licença acabou e dai Outra empresa vai usar a licença de usar o nome Nokia em seus aparelhos por 10 anos, e a Nokia vai acompanhar essa outra empresa q vai usar seu nome.
Essa outra empresa só vai poder usar o nome Nokia, já as patentes, a Microsoft comprou definitivamente pra uso dela.
A nova Nokia que virá ano que vem só terá o nome Nokia, mas vai ser uma coisa totalmente diferente do que ela já foi.
Amigo, este é o link oficial que a Microsoft divulgou a venda a Microsoft onde ela afirma NÃO TER COMPRADO as patentes, apenas licenciado por 10 anos com uso mútuo. Inclusive a Reuters (site renomado) fez uma matéria falando sobre os motivos da Nokia não ter vendido de fato (a matéria esta na fonte). Qual a sua fonte que desmente o comunicado da Microsoft e de uma das maiores empresas do mundo, é a grande pauta.
kkkkkkkkkkkkkk
Não. A Microsoft não comprou absolutamente nenhuma patente da Nokia.
Marca não é a mesma coisa que patente. E outra, Carl Zeiss nunca foi da Nokia, é uma empresa tão antiga quanto. Lentes Zeiss é outra coisa totalmente diferente.
Melhor se informar tbm.
https://meu-smartphone.com/editorial-o-que-a-microsoft-nao-tirou-da-nokia/
Chupa trouxa, vem debater comigo. 😉
wat… olha essa criança Deus…
É ruim quando seu argumentos vão todos ao chão. Te entendo. kkkk
Não, é ruim quando a pessoa que você esta discutindo perde a noção e você percebe que nem vale a pena mais responder :/
Isso ae, melhor coisa que se faz. E alias, já apagou aquela monte de bobagem que escreveu meses atras?
Amigo, se vc souber um pouco de inglês é só ler o link abaixo ou então usa um tradutor. É do site da MS. Verá que ela não comprou as patentes da Nokia, mas apenas licenciou. Ou seja, adquiriu direito de uso. E a Nokia pode as usar quando bem entender. Agora, se os aparelhos q virão ano q vem terão todas as tecnologias criadas pela Nokia, aí é outra história.
http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.001n345fdb4kcy410cn2de574hyk2
Zeiss é um fabricante de lentes, vende a quem as comprar.
Bloqueiro é sacanagem kkkkkkkk, mas concordo com vc… Deixar um like na humildade…
Então cara, é simples, basta vc ir no site da própria Microsoft, tirar um print, e provar para todos, que…. foi vendida.. e não licenciada, agora vamos lá, prove para todos que vc está certo e que o ”blogueiro” está errado. Acho isso bem simples, e vc?
http://convergecom.com.br/tiinside/03/09/2013/microsoft-adquire-divisao-celulares-nokia-us-7-bilhoes/
Vc apenas provou ser ignorante…. Momento algum ai diz que ela comprou as patentes da Nokia. Mais uma vez, mande um print provando que ela comprou por favor.
Que piadista, man. Apaga que ainda dá tempo!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
Brother, não confio em site nenhum nem em ninguém praticamente, confio o que está escrito e registrado em um contrato. E o que eu vi no anúncio de venda foi que a Microsoft não comprou NENHUMA, absolutamente NENHUMA patente da Nokia. Comprou marcas, divisão móvel, etc.
Melhor é você se informar.
“A transação inclui a aquisição da unidade de aparelhos e serviços da fabricante finlandesa por US$ 4,8 bilhões e a compra das patentes registradas pela Nokia por US$ 2,1 bilhões.”
http://convergecom.com.br/tiinside/03/09/2013/microsoft-adquire-divisao-celulares-nokia-us-7-bilhoes/
O melhor é você se informar. Fica a dica.
Vai no anúncio das duas empresas e leia onde tem o licenciamento exclusivo de patentes por 10 anos e esse período pode ser prolongado.
Não envolveu NENHUMA compra de patentes e sim o licenciamento delas por esse valor onde só a NOKIA e MICROSOFT podem usar.
Se vier um sucessor do Lumia 1020 pode ter certeza que independente do sistema que rodar eu vou comprar. P.S. Pq tem tanto fã boy do Winteam por aki nesses últimos dias?
Na verdade acho que tem mais banido do Winteam aqui, isso sim.
Com certeza! Kkkk
Desnecessário. Igual ao meu comentário, mas foi feito.
Se leu o 3º parágrafo e os comentários vai notar que não.