A HMD Global, que detém os direitos da marca Nokia, pretende se colocar entre as principais marcas de smartphones nos próximos 3 a 5 anos, pois trabalha para restaurar a antiga glória do emblema icônico da marca.
Quando a Nokia começou a ver uma queda na sua quota de mercado, prejudicada por sua lenta resposta às mudanças de tendências, como dual SIM, smartphones de tela sensível ao toque. Este também foi o momento em que empresas como a Micromax e Samsung começaram a crescer na quota de mercado, deixando a Nokia com menos de 10% no final de 2012.
O mercado mudou ainda mais com um influxo de marcas chinesas, como Oppo e Xiaomi, que expandiu sua presença e capturaram uma parcela considerável de mercado. Quando perguntado sobre como a empresa planeja competir com rivais que estão gastando milhões de dólares em marketing, o vice-presidente global da HMD disse: “Queremos construir uma base firme e um negócio sustentável no futuro”
“Nos próximos 3-5 anos, queremos estar entre os melhores do mercado, não há dúvida sobre isso”, disse para a IPC Ajy Mehta, vice-presidente global da HMD. Ele acrescentou que a empresa recebeu uma ótima resposta de todos os seus dispositivos lançados no mercado até o momento.
A Índia é um dos mercados de smartphones com crescimento mais rápido a nível mundial. A HMD lançou hoje um novo dispositivo – Nokia 8 – que estará disponível na Índia a partir de 14 de outubro nas principais lojas de varejo móveis, bem como a Amazon.
53 Comentários
Em vários países da América latina já estão vendendo os smartphone Nokia 3,5 e 6 só aqui no Brasil é que ainda não começou a vender… já estou achando que tem algum complô envolvendo grandes empresas a não permitir determinados aparelhos e marcas a entrarem no Mercado brasileiro para comercialização, tantos aparelhos bons fora mas aqui praticamente não chegam… Xiaomi,Nokia… A Anatel deve tá é ganhando propina para não permitir que cheguem nas mãos dos consumidores sem que tenha que importar alguns produtos, infelizmente com tanta corrupção no país em vários setores só dá para deduzir que seja isso mesmo…
Conseguem! Sem sombra de duvidas….
basta conseguirem aumentar a capacidade de fabricação e distribuição dos aparelhos.
Basta ver q onde foram lançados as vendas foram bem significativas.
Apesar das burradas do passado recente a marca Nokia inda tem bastante prestígio com os consumidores em geral. Desde q tenham aprendido com os erros do passado que voltarão a ter a relevância de antes. Não digo “dominando”, mas com certeza sendo uma das principais marcar/fabricantes do segmento.
Realmente! O que adianta produzir e não distribuir! Ai os caras falam porque não importam e blah blah! Quero um celular no meu país…
O meu Nokia 6 tive que atravessar a fronteira para comprar no Paraguai e valeu muito a pena…
E so fazr como a samsung,aparelhos pra todos os gostos
ta prometendo ja faz tempo que vem pra o Brasil, mas não chega nunca, isso vai cansando, tem varios smarts no mercado com as mesmas especificações que se igualam, agora dominar o mercado no Brasil ai vai ser duro né, eu cansei de esperar, no entanto ja comprei um lenovo que espero chegar ate quarta proxima
Não tem argumentos para além do nome. Aqui em Portugal, o Nokia 6 está ao mesmo preço do zenfone 3, á volta de 260€, e lá dentro nem há comparação.
Todo sistema que a Nokia adotou afundou, Java, Symbian, Windows Phone, tomara que o Android não seja o próximo.
Windows Phone que afundou com a Nokia.
abs
Tá renacendo das cinza que o windows acabo com a nokia que era a melhor mais agora acertaro de vim com androide intão os otro teim de fica esperto que nokia sempre feiz os melhor smartfone até que a Microsoft destruiu ela. Então agora é só espera, eles ta vindo devagarinho comendo pelas borda e derepente vai vim um flegchip que vai mostra pra microsoft que a nokia é melhor sem a microsoft. Nokia com androide é tudo que as pessoa querem. É essa minha opinião.
Na vdd as pessoas querem ter um nokia,msm se ela voltasse com o windows mobile
como a GOOGLE fez, acabou com a MOTOROLA, e agora vai fazer o mesmo com HTC
Motorola tá vendendo bem eim… Teim mais aparelho Motorola sendo vendido num ano só no Brasil que todos os windows do mundo todo rárárárá e vc veim dize que o Google acabo com ela? Fala cerio eim
Menino bom kkkkkkkk
Vem, HMD/Nokia…
Pelos menos não entraram na onda de “em breve, em breve” da microsoft, aff chega abusa. A HMD/NOKIA tá fazendo um ótimo papel, mas precisam urgentemente saber que aqui no BR há milhares de fãs nostálgicos dela, que ainda que lançarem um Nokia 9 com Symbiam compraríamos (os Nokias de sangue sabem o que estou falando). #nokiavemlogo
Não acho que consegue dominar não, nem a própria Nokia em puro sangue consegue.
O que acho que consegue é se equiparar a Samsung, e isso se investir muito, mas muito mesmo em vários mercados chaves. Se ficarem na promessa como ficaram de virem para o BR e até agora nada, não vai adiantar.
Tô ficando cansado de esperar e do jeito que tá, o iPhone 7 Plus tá me chamando.
isso mesmo ja demorou demais tbm não espero mais, ja comprei um com android pq os app para transporte são todos no boneco verde, e não da pa perde $$
É! Mas tem que lançar a aqui no Brasil também, que sempre foi ums dos maiores mercados da Nokia.
Falta lançar em mais países…
Dominar vai ser meio Difícil né, porem não custa tenta 🙂 Torço para ela haha
Eu também. Amo a Nokia.
Dominar um mercado já saturado e sem grandes inovações? Menos né HMD…
A HMD tem trunfo que nenhuma outra empresa tem, a marca Nokia, que queira vc ou não, ainda é a marca mais relevante no meio mobile!
Hoje esse mercado é dominado por Samsung e Apple. A Microsoft pretende criar uma nova categoria de dispositivo, diferenciado dos atuais smartphones — estes fixados por Jobs a uma década.
Vc disse tudo! Uma década! Agora pesquise por quanto tempo a Nokia reinou…..
Nokia é apenas um fragmento de seu saudosismo.
A prova disso é vc aqui comentando uma matéria sobre ela. Eu não costumo comentar em matérias sobre Apple e Samsung, e sabe pq? Pq pra mim, é irrelevante!
Mas cara, Microsoft também tinha o nome Nokia, e também queria dominar o mercado de smartphones. Ainda tinha o trunfo de ter um sistema único, e olho no que deu.
E como dominaria? Se o sistema não tinha Apps, e muitos vendedores das lojas falavam que os Lumias eram ruins ;-;
Aí não dá né?
A Microsoft ate tinha suas lojas, Nokia também..
Te garanto, a Microsoft tinha TUDO no Windows Phone 8 e o que conquistou, perdeu.
A HMD pode até ser que consiga uns 4% do mercado Mobile, mas afinal, nem vai se diferenciar.
Sim! Mas agora é com Android, o sistema mais usado no mundo!
No mercado de celulares? Uma década também! Motorola reinava antes de 1997…
Não! Vc esta errado! Pesquise melhor!
Falou o cara que começou errado no comentário anterior…
Errado na sua opinião? Kkkkkkkkkkkkk vc me vem com achismos e me diz que estou errado por dizer algo que vc não concorda simplesmente pq é fã de outra marca? Volto a dizer, pesquise melhor meu caro!
Abiguinho, lhe dei a chance. Mas você está contaminado com essa doença infantil da internet de achar que todos que comentam coisas que não lhe agradam tem que ser taxados… tsc tsc tsc…
Um gráfico desmonta você: https://uploads.disquscdn.com/images/ec5793fe0da5b4a67fd247eb284c719c8e62d8fabe3f01385d207e4981b7b8dd.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/6dc8f17e73dfd089dc8d133076ad3fd2988a5110da5249ca130a9ef138799b5c.jpg
Resumindo: em 1997 a Nokia tinha 19,1% do Marketshare, enquanto a Motorola tinha 23,5%. A não ser que você seja um analfabeto em números, 23,5% > 19,1%, não?!
Não é à toa que se via muito mais Motorola que Nokia nas ruas… até o empirismo (sabe o que é isto?) mostrava que Motorola, até então, dominava o mercado…
Talvez por sua pouca idade, ou sua imaturidade em conviver com diferenças, lhe façam ficar doído e querer taxar os outros. Mas a diferença entre você e eu é que domino o assunto por ter experiência no setor de análise de mercado, enquanto você só é um mimadinho birrento de internet. Então baixa a bola que você está falando merda…
Cara! Na verdade quem esta parecendo moleque mimadinho de internet é vc! Em primeiro lugar em nenhum momento eu disse que a Motorola nunca reinou. Quando eu disse que vc está errado, me refiro ao fato de vc não aceitar que a Nokia é a empresa mais relevante. Seu comportamento soberbo em frases como: “lhe dei a chance”, “abiguinho”, ……até o empirismo (sabe o que isso?)”, só demonstram o seu papel aqui. Portanto não vou cair no seu joguinho prepotente. Se vc não concorda com minha opinião ok! Você ja expressou a sua. O assunto acaba aqui!
Ahhhh… chega cheio de marra, me taxando e acusando, dai agora fica cheio de mimimi porque levou uma resposta fundamentada. E outra, a ordem cronológica dos comentários seria: você disse para procurar quanto tempo a Nokia reinou, eu disse “uma década também” (me referindo expressamente ao mercado de celulares), e você cheio de arrogância disse “você está errado! Pesquise melhor!”, e então eu mostrei que a Motorola reinava antes até 1997 (e se quiser demonstro que a Nokia reinou por uma década também). Agora você vem dizer que estava se referindo a outro comentário… então porque não falou no outro comentário? Está desorientado, por acaso? Esperava um pingo de honestidade intelectual de sua parte…
A Nokia reinou por 14 anos! Eu te acusei de que? De estar errado? E se vc se julga o intelecto em pessoa, faça algo de mais útil do que ficar aqui debatendo com alguém que vc não conhece mas se julga superior! Eu apenas me reservo o direito de não ficar aqui debatendo com alguém que eu simplesmente nem sei quem é, e nem sei se de fato chama-se Igor. Agora, se vc se sente bem debatendo e tendo a última palavra, sinta-se a vontade. Eu te concedo a última palavra! Adeus e tenha uma boa tarde!
14 anos? Tem certeza disto? Ou acha isto? Enfim… como você não vai responder mais, vou ficando com a realidade. Afinal, o que você está fazendo, como chutar as coisas, ficar cheio de marra que entende, ser refutado, despejar ad hominem e depois sair correndo, é a típica síndrome do pombo enxadrista. Eu continuo aqui numa boa… rsrs… Tchau!
Tenho certeza disso!
De todos os rumores até agora, o que a Microsoft pretende fazer é um smartphone, porém, deixar de chamá-lo de smartphone…
Também penso assim Marcelo Mendes.
Mais relevante não é mesmo! Pode escolher o método de pesquisa de relevância, que todos irão dar Apple e Samsung. Google Trends, por exemplo…
Mais relevante não é mesmo! Pode escolher o método de pesquisa de relevância, que todos irão dar Apple e Samsung…
Kkkkkkkk. Vc está bem por fora! Vendas e famboysismo, não se encaixam no quesito relevância. Taylor Swift é uma das cantoras mais consumidas do momento, e isso não significa que seja a artista mais relevante da história da musica pop, se é que você me entende!
Abiguinho, vou lhe dar uma chance de apagar o comentário e refletir melhor o que disse! Senão depois não adianta ficar falando que os gráficos estão errados…
Preciso desenhar pra vc entender o que é relevância?
Não desenha não porque vai piorar para o seu lado.
Você já meio que confundiu influência com relevância. Se Taylor Swift vende muito, significa que ela é relevante, mas ela não é influente no meio musical. Se você tivesse consultado um dicionário, ao invés de agir como um pirralho contrariado, não teria falado esta besteira.
E ainda inseriu o elemento “história”, que não estava no contexto do comentário. Mas tudo bem… deixo essa parte para você!
Voltando… relevância, resumidamente, é algo que se destaca; que possui importância. Logo, em pesquisa de campo, ou em análise de marca e mercado, podem existir diversos fatores que indicam relevância de algo, como vendas, procura, preferência, procura e por aí vai. Um instrumento que você poderia ter usado antes de comentar (ou quando lhe dei a chance de refletir) seria o Google Trends, e ver qual termo de pesquisa é mais usado:
https://uploads.disquscdn.com/images/90ba4d2cdaa0bc5cc2e6502350fa8f6c0630bfb4678f8275cc78995df585ea04.jpg
Dá uma olhadinha naquela linha amarela, que quase que não aparece (desculpe…), e verá que a Nokia é bem menos procurada na internet do que Samsung e Apple. Que “mais relevante” é esse que as pessoas pouco pesquisam o termo?
Sabe, abiguinho, se você tivesse falado “Nokia ainda é uma empresa relevante no setor mobile”, ou que “Nokia ainda é muito relevante no meio tecnológico”, ou até mesmo “Nokia é uma das empresas mais influentes na história dos mobiles”, você estaria certo e eu nem contestaria. Mas você parece aqueles rapazes que anda com camisa e boné Nokia, que acha que o MeeGo ainda pode dominar o mercado, que todos os usuários estão iguais um nerds aguardando o supra-sumo dos telefones geeks (a Nokia) começar a vender globalmente para largar seus Galaxy S e iPhones e correr para comprar um
HDMNokia 6 (ou 8, ou sei lá), então você está cego! Para piorar, não tem humildade nenhuma, e fica falando merda…Só para finalizar, garfanhoto, olhe bem o prazo que a HDM dá para “dominar” (na verdade, estar entre os melhores) o mercado: 3 a 5 anos. Isto porque o presidente da HDM foi mais humilde e teve a sensatez que você não possui. Eles proprios, implicitamente, mostram que você está errado, pois reconhecem que não tem essa relevância toda não — mas querem reconquistar. Aprende a ler, refletir e respeitar, abiguinho…
Blá, blá, blá, blá! Quanta lorota que a gente obrigado a ler aqui. Então Sr humildade. A maior prova da relevância da Nokia é justamente o fato de um expert como vc estar aqui debatendo a relevância dela com um desumilde como eu. Se a Nokia não tivesse a relevância que vc diz que ela não tem, nem em 5 anos ela voltaria a dominar o mercado. Outro detalhe, a Apple não domina p…. nenhuma, quem domina atualmente é a Samsung. Antes da Microsoft acabar com a linha Lumia, ela estava em segundo lugar a frente da Apple em diversos mercados, inclusive Brasil, e só não era a primeira por conta do windows phone. Então, Sr humildade, esse monte de tranqueira que vc escreveu aí não muda em nada o fato de que a Nokia é a empresa mais relevante do meio mobile. Aceita que dói menos. A Nokia perdeu a liderança pras concorrentes por não querer apostar no Android logo no início, pois se o tivesse feito, nem Samsung estaria no topo. O Meego que o Sr citou, foi um sistema de um único aparelho, então jamais entraria nessa disputa de SOs, pois não teria chance. Entao a Nokia apostou no Windows Phone que, apesar de ser um ótimo sistema, mao conseguiu bater de frente com o Android e foi isso quem tirou ela da liderança. Enfim não vou ficar aqui explicando mais nada pra vc, pois vc é expert no assunto. E da minha parte, o assunto acaba aqui.
Hahahahahahahaha… só rindo de você mesmo!!! Kkkkkk
Abiguinho, você não entende nada de mercado! Nada! Se você fosse humilde, não passaria vergonha como agora.
O fato de eu estar debatendo aqui com você nao prova p*rra nenhuma, a não ser seu desconhecimento sobre o assunto. Eu lhe trouxe dados, e você está ai, sentado no chão, esperneando, tapando os ouvidos e fechando os olhos, e repetindo “a Nokia é a empresa mais relevante, a Nokia é a empresa mais relevante, para de me refutar, a Nokia é a empresa mais relevante”…. kkkkkkkk
E outra: não disse que a Apple domina e está a frente da Samsung. Disse que em relevância dá Apple e Samsung, e não coloquei ordem de superioridade da Apple. E o fato é que Apple e Samsung possuem mais relevância que a Nokia atualmente… quem tem que aceitar a realidade é você, e não eu!
Ah, e a Nokia/Microsoft esteve à frente da Apple com o Lumia em alguns mercados, e não em muitos. Não vá falar o que não sabe, porque depois lhe refuto com dados e vai ficar esperneando igual agora — falando que é lorota. Os Lumias nunca estiveram nem perto do percentual de marketshare dos iPhones. O máximo que eles conseguiram foram projeções otimistas da IDC, e mesmo assim a Microsoft perdeu o rumo…
Para finalizar, eu estou pouco me lixando se para você o assunto acaba aqui. Você foi escroto em suas respostas para mim, e então lhe tratei da mesma forma. Agora você está de vitimismo… que criança! Se você tivesse vindo responder numa boa, sem ficar falando que estou de “fanboyosismo” [sic], que “estou por fora”, eu iria lhe tratar com respeito, mesmo discordando. E quando lhe dei a chance, foi para você pensar que, na verdade, o que você me taxou e acusou, era você mesmo quem estava fazendo. Então fica a lição: trate os outros com o respeito que gostaria de ser tratado!
Vc se sentiu desrespeitado só por que eu disse que vendas e fanboysismo não se enquadram no quesito relevância? Foi isso que te deixou tão ofendido? Ok Igor. Se em algum momento eu “pareci” estar te chamando de fanboy, te peço desculpas, ok? Ou pq eu disse que vc estava errado pois a Nokia não reinou apenas uma década mas 14 anos? Ou pq eu disse que a Nokia é a empresa mais relevante do meio mobile? Seja qual for o motivo de vc ter se sentido ofendido cara, te peço desculpas. Não foi a minha intenção ofender sua pessoa. E não, nao estou dando uma de vítima. Eu nao retiro o que disse em relação à Nokia. Apenas não me sinto confortável em debater com ofensas e grosserias. E como vc disse que sentiu ofendido, te peço desculpas mais uma vez. Ok? Um grande abraço!