Uma das maiores preocupações de quem possui um dispositivo com Android é a exposição aos vírus e Malwares que podem acabar arruinando completamente a sua experiência com o seu aparelho. Como um sistema aberto, o robozinho se encontra muito mais vulnerável que os seus concorrentes, fazendo com que muitos usuários se peguem navegando com cautela redobrada. E se eu te dizer que seu dispositivo já pode estar infectado no momento que ele sai da caixa?
A companhia Check Point Mobile Threat Prevention recente descobriu que 38 modelos com Android vendidos nos últimos anos já chegaram acompanhados de Malwares à mãos dos seus donos, mesmo antes do primeiro boot. Apesar destes não fazerem parte da ROM oficial entregue pela fabricante, foram posteriormente inseridos de alguma forma durante a cadeia de suprimentos do produto. O grande problema é que na maioria dos casos os processos são instalados usando os privilégios do sistema, o que exige a reinstalação completa da ROM para a resolução do problema.
- Baixe nosso App na: Windows Store ou Google Play para acompanhar novos artigos do site.
Esta é a lista dos dispositivos contaminados:
- Samsung Galaxy Note 2
- Samsung Galaxy Note 3
- Samsung Galaxy Note 4
- Samsung Galaxy Note 5
- Samsung Galaxy Note 8.0
- Samsung Galaxy Note Edge
- Samsung Galaxy S4
- Samsung Galaxy S7
- Samsung Galaxy A5
- Samsung Galaxy Tab S2
- Samsung Galaxy Tab 2
- LG G4
- Xiaomi Mi 4i
- ZTE X500
- Google Nexus 5
- Google Nexus 5X
- Oppo N3
- Vivo X6 plus
- Asus ZenFone 2
- Lenovo S90
- Oppo R7 Plus
- Xiaomi Redmi
- Lenovo A850
Em alerta ao consumidor, o chefe da divisão de inteligência e segurança da Avast Software, Nikos Chrysaidos, destaca que o risco está principalmente relacionado a decisão da compra de dispositivos através de revendedores menores ou não-oficiais, em detrimento aos meios convencionais (operadoras, lojas de departamento e lojas de fabricantes). O executivo ainda relembra casos similares que ocorrem na China, onde foram exploradas as falhas no processo que vai da fabricação até a entrega ao consumidor para a inclusão de softwares maliciosos nos aparelhos com Android.
Em geral, entre as ameaças encontradas na analise o Malware que mais se fez presente entre os modelos foi o Loki Malware, que infecta os recursos do sistema para roubar dados e tomar controle do dispositivo.
45 Comentários
É uma pena que a microsoft jogou a toalha
o Windows 10 mobile poderia crescer bastante
Windows Phone forever haha
A carniça verde ja é um virus como um todo.
Hauahauahauahsuahau, quanto analfabetismo numa lugar só. Tanto a matéria do site, quanto a original deixam bem claro que os aparelhos NÃO SAEM DE FÁBRICA COM VÍRUS E SIM INSTALADOS DEPOIS POR PESSOAS MAL INTENCIONADAS EM REVENDAS E ETC. Mas vamos deixar assim pra atrair audiência. Kkkkkkk.
Nossa, que chique… Porém a matéria do Uanderson esta incompleta, pois, para inserir o vírus, a pessoa precisa ser muito expert nisso, sabia disso, a matéria deixa claro isso. Isso só mostra como um sistema Open Source permite qualquer um fazer o que quer com ele.
Será que é por isso que tem mais de 80% de market share? Por ser open source o Android dominou o mundo. Engraçado, não vejo você tão incomodado com os milhões de vírus que existe pra Windows.
Re-leia o primeiro e segundo paragrafo. Se você não entender, recomendo que leia o ultimo. Se ainda assim não entender, eu faço sua oração para você.
Deco, eu vi a matéria, a minha crítica foi aí pessoal comentado como se a Samsung ou as outras fabricantes colocassem os vírus. O título poderia ser mais explícito também. Algo do tipo, Revendas então colocando vírus em smartphones.
Entendi, interpretei mal o comentário. Contudo, ainda assim não são as revendas. O que ocorre é que está havendo adulteração destes modelos em lojas menos confiáveis por funcionários mal intencionados.
Pois é, não sai de fábrica.
Sim, o título foi corrigido. Foi um erro de comunicação nossa.
Site tá muito bom, continuem assim.
Eita! Quer mérlin!!
E maioria da Samsung e pra piorar até modelos Nexus.
Pelo menos nenhum dos que eu tive entrou na lista. rsrs
Mas vamos concordar…. Tem q ser muito filho da puta o cara que pega um aparelho e enfia um malware/vírus antes de o revender.
Pergunta que não quer calar! E o da Nokia? Será?
E o pior é que na lista só tem fabricante conhecido… Imagina o que vem nesses aparelhos xingling que o pessoal tá importando e que provavelmente não testaram… meizu, zufone, zuzu, cafu, mumu, cucu, xingfone kkk
Infelizmente algumas marcas tem que se desconfiar mesmo.
As mais famosas talvez de pra confiar um pouco mais, mas pelo visto não tanto.
Se bem que aparentemente não é culpa da fabricante, mas sim do revendedor.
Então parece q comprando de sites confiáveis de pra ficar mais tranquilo.
Sai sim, o meu saiu da loja, e é isso que me importa.
Android saindo de fábrica com Malware, e ainda dizem que o sistema é seguro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Até os Nexus.
NOTE: UPDATE MARCH 13, 2017- Some clarification was made. Number of devices from 38 to 36. Nexus machines were removed. Galaxy Note 8 was changed to Galaxy Note 8.0
http://blog.checkpoint.com/2017/03/10/preinstalled-malware-targeting-mobile-users/
Essa sim é uma notícia que deveria receber o seguinte título: TRAGÉDIA…
lêm o artigo antes de mandarem postas de pescada
“Em alerta ao consumidor, o chefe da divisão de inteligência e segurança da Avast Software, Nikos Chrysaidos, destaca que o risco está principalmente relacionado a decisão da compra de dispositivos através de revendedores menores ou não-oficiais,”
Eu sempre disse e digo android nunca a minha operadora oferecia-me uma Tablet android, por ter aderido a tv internet fixa, móvel, telefone e smartphone, mas como eu perguntei qual o sistema operativo eles disseram era android não quis, se Windows aceitava assim não
Os fãs do robozinho, não devem ter gostado muito de saber disso.. É só não comprarem os dispositivos que não constam nessa lista.. Simples.. Mas se eu fosse um usuário dessa plataforma, eu não confiaria muito que só esses listados, seriam os infectados..
.
Você leu a matéria por completo?
Os aparelhos não saem da fábrica infectados, eles são infectados por algum atravessador em algum momento entre a saida do aparelho da fábrica e a chegada na revendedora.
É só comprar os aparelhos em lojas oficiais e evitar muambeiros que não haverá problemas.
Igual não da para se confiar.. Até pq o android é uma plataforma aberta.. E sendo assim, sempre será um alvo em potencial..
Triste isso. Por isso não gosto de comprar smartphones ou computadores usados ou de vendedores muambeiros.
Android é Android pae lkkkkkkkk
Android ja sai da loja com malware kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“Os celulares em questão trazem seus respectivos firmwares modificados e munidos por aplicativos com codificação maliciosa, que apesar de não fazerem parte da ROM oficial fornecida pelas fabricantes, foram adicionados lá de alguma forma posteriormente.”
Agora a culpa da má intenção de uns FDP é do Android. Ta “serto”.
uma coisa que digo. fujam da gearbest porque também traz brinde na rom
Nunca confiei naquilo.
99% dos celulares android comprados na China vem com uma Shop ROM, que é cheia de bugs, malwares e outras coisas.
Para arrumar isso, basta reinstalar a rom do zero, o que é ruim, porque muitas pessoas não possuem conhecimento para fazer isso.
mas para vir a net mandar bocas que o android é isto ou aquilo toda a gente sabe. já existe muitos tutoriais como mudar a rom. só pesquisar. google é seu amigo
KKKKKKKKKKK.. o carinha é muito mimizento, faz até investigação
Procuro basear meus argumentos em fatos, e não achismos. Só isso.
Se quer viver no mundo da fantasia o endereço é outro.
Precisa de achismo ? essa noticia ai diz tudo
Exatamente.
O problema foi o título, os aparelhos vem de revendedores, e não de fabrica conforme o Deco colocou nesse artigo clickbait. É só consultar na fonte, inclusive, lá informa que são 36 modelos, e não 38.
O rwindows fone nem sai de fábrica….
É igual achar um nexus no brasil
só bostejando em
No android é bom porque você nem precisa se dar ao trabalho de pegar o vírus
Sai sim, o meu saiu, e é isso que importa, por mim vendendo só os meus já está bom.
Android sendo android……………………………………………………………