Certamente um dos pontos decisivos na hora de comprar um smartphone é o tempo que a fabricante dará suporte ao seu dispositivo e também o tempo que leva para essa mesma fabricante liberar atualizações do sistema para um determinado dispositivo Android.
As fabricantes no geral demoram muito para entregar um novo update do Android e isso quando o update não precisa ser aprovado por operadoras brasileiras antes da liberação que levam um “século” para entregar ao usuário final. Por motivos maiores, vamos nos antecipar e comparar as datas de lançamento das versões oficiais com as datas dos softwares liberados por principais fabricantes que operam no Brasil.
Nesse artigo vamos colocar em base o Android Kit Kat, Lollipop e o Marshmallow. Vamos nessa?
Android 4.4 KitKat
O Android KitKat foi liberado pelo Google no dia 31 de Outubro de 2013 e o primeiro aparelho a receber a atualização de forma oficial foi o Nexus 5 e logo depois o Nexus 4. Já as outras fabricantes…
- Motorola Moto X de 1ª geração: 1 mês – 10 de dezembro de 2013
- Samsung Galaxy Note 3: 2 meses – 13 de janeiro de 2014
- Samsung Galaxy S4: 4 meses – 6 de março de 2014
- Sony Xperia Z1: 4 meses – 19 de março de 2014
- LG G2: 6 meses – 30 de abril de 2014
Como podemos ver, o primeiro dispositivo não-Nexus a receber o update foi o Moto X (primeira geração). Parece que o compromisso da Motorola é liberar os updates o mais rápido possível, o que não podemos dizer o mesmo da LG que liberou somente 6 meses depois a atualização para o seu flagship G2.
Android 5.0 Lollipop
O Lollipop foi liberado também pelo Google em 12 de novembro de 2014 . Desta vez, o primeiro smartphone do mundo a receber a última versão do Andorid foi o Nexus 6, porém uma semana depois os donos do Nexus 5 já estavam aptos a instalarem o update em seu smartphone. Já os outros aparelhos de terceiros…
- Motorola Moto X de 2ª geração: 9 dias – 21 de novembro de 2014
- Samsung Galaxy S5: pouco menos de 3 meses – 2 de fevereiro de 2015
- LG G3: 3 meses – 10 de fevereiro de 2015
- Samsung Galaxy Note 3 e 4: pouco menos de 4 meses – 5 de março de 2015
- LG G2: mais de 4 meses – 30 de março de 2015
- Sony Xperia Z3: mais de 4 meses – 30 de março de 2015
- Sony Xperia Z2: quase 5 meses – 7 de abril de 2015
- Samsung Galaxy S4: quase 5 meses – 7 de abril de 2015
- ASUS Zenfone 5 e 6: pouco menos de 8 meses – 1 de julho de 2015
- Motorola Moto X de 1ª geração: pouco menos de 8 meses – 2 de julho de 2015
Novamente a Motorola sai na frente, o primeiro dispositivo do Brasil não-nexus a ser atualizado foi o Moto X com o aparelho da segunda geração. Apesar de ter sido muito elogiada no primeiro instante, a empresa foi duramente criticada por liberar a atualização para o Moto X de primeira geração somente 8 meses depois. Pegou mal em Motorola… Sony, LG e ASUS passaram dos 4 meses de “sofrimento”.
Android 6.0 Marshmallow
O Android Marshmallow, assim como todas as outras versões também foram liberadas pelo Google. Seguindo a regra, os primeiros produtos do mercado a serem atualizados para a nova versão do Android foram? Nexus 5, Nexus 6, Nexus 7 (2014), Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e já lançados de fabrica com o Android 6.0 Nexus 5X e Nexus 6P.
- Motorola Moto X Style: pouco mais de 1 mês – 12 de novembro de 2015
- Motorola Moto X de 2ª geração: pouco mais de 1 mês – 12 de novembro de 2015
- Motorola Moto G de de 2ª geração: quase 2 meses – 23 de novembro de 2015
- Motorola Moto X Play: 3 meses – 5 de janeiro de 2016
- Samsung Galaxy S6 e S6 Edge: mais de 4 meses – 15 de fevereiro de 2016
- Sony Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium: 5 meses – 3 de março de 2016
- LG G4 Beat: 5 meses – 4 de março de 2016
- LG G4: mais de 7 meses – 19 de maio de 2016
Se tornando a “rainha” dos updates, a Motorola novamente foi a primeira empresa a liberar a nova versão do Android de forma oficial, dessa vez para o Moto X Style. A companhia levou menos de 3 meses para atualizar todo o seu catalogo de novos dispositivos. Novamente na lanterna, a LG demorou mais de 7 meses para atualizar seu flagship que custa mais de 2 mil reais, o G4. Samsung e Sony continuaram na média.
Lembrando que não está na lista a Lenovo – que entrou recentemente no mercado brasileiro, Alcatel e Asus, essa última que disse que pretende atualizar o Zenfone 2 até o final de Junho. Novamente a empresa irá demorar 8 meses para liberar o update para seus consumidores. Ao que parece, a empresa não irá atualizar o Zenfone 5 de forma oficial.
Voltando ao top-top das fabricantes, como já era de se esperar a Motorola saiu vitoriosa como a fabricante que mais tem compromisso com o cliente na hora de atualizar seus dispositivos, lembrando que todos os dispositivos “Moto” recebem pelo menos 2 versões do Android. A Samsung e Sony conseguiram ficar na média e a LG poucas vezes não ficou em último lugar.
Via: Tecnoblog
11 Comentários
Meus colegas aqui da minha cidade reclamam muito do android porque ele migraram para o Windows phone lá em 2011 e realmente o android travava muito mais hoje o android evoluiu. Tenho um intermediário avançado e entupi ele de apps pesados FIFA 16, Infinity Disney, MK10, RR3, etc. E num vejo essa travacão que meus colegas tanto falam não.
Tenho outro android de entrada que uso pra sair e tá rodando asphalt 8 e Injustice, cara, android de entrada em 2011 num rodava nem Subway surfer.
A Samsung, na epoca, faturou geral com o galaxy s3 e simplesmente esqueceu ou fingiu ter esquecido.
Agora pega o celulares que mais travam e se desvalorizam mais rápido nas atualizações, Samsung no 1° lugar
Estou com um LG G4 Dual chip, e até hoje esperando atualização, pelo que eu li, lá fora já tem um tempo que saiu, mas quando se trata da LG Brasil a coisa fica séria kkkkk Parece que já saiu para o Single chip aqui no Brasil.
E o pessoal ainda reclamando da Microsoft!
O problema da atualização de dispositivos Android não é com a Google. Tanto é que todos os Nexus suportados foram atualizados praticamente ao mesmo tempo. A culpa é das fabricantes que demoram demais para liberar o sistema. Novamente, a Google nada a ver tem com isso. Ela liberou o SO para as fabricantes, e depois cabe a elas fazerem seu trabalho. E isso pode acontecer também com dispositivos não-Lumias com W10M. Saberemos com o Anniversary Update.
Mas nem se compara a dinâmica de atualizações do WM com a do Android, o mesmo vale numa comparação com o iOS. Microsoft cuida das atualizações e passa para as fabricantes, ela mesma atualiza seus Lumias que dominam a cota de aparelhos com Windows (com diferenças de datas dependendo do modelo e faixa), mas também vimos demoras como foi o Ativ S da Samsung e o HTC M8 que não vai ser atualizado pro W10M. No iOS a fabricante do sistema também cuida da fabricação dos aparelhos e nada de operadoras quererem botar o dedo na atualização. Agora MS também se livrou das garras das operadoras. Já no Android o Google libera atualizações do sistema e quem demora são as fabricantes e operadoras (quando o aparelho é atrelado a contratos telefônicos), tanto é que a linha Nexus é atualizada imediatamente. Isso porque um dos diferenciais do Android é a liberdade que ele oferece a cada fabricante podendo criar sua própria interface e acrescentar funções. Ou seja, a culpa é das fabricantes que modificam UI, apostam em diferentes processadores que as vezes podem atrasar na adaptação (como os Mediatek e o falecido Intel Atom), não tem compromisso com usuários que não sejam os do seus high-end etc, além das operadoras e suas firmwares. Olha, por exemplo, também a linha Moto que por ter um Android quase puro não demora nos updates.
Não estou passando panos quentes nessa demora horrorosa de atualizações do Android e a fragmentação do sistema, apenas não dá pra analisar de uma maneira tão simplória e nem usar isso pra afrouxar pro lado da Microsoft que além de atrasar no update, mentiu ao prometer atualizações pra todos aparelhos WP 8.1 e ainda recebeu criticas negativas por entregar um “SO inacabado”.
Exatamente.
O exemplo do Ativ S é aonde fica mais evidente que a incompetência não necessariamente é da desenvolvedora do SO – a Microsoft -, mas da própria Samsung, que pouco se importou com a plataforma. O Windows Phone 8.1 chegou para os Lumias em Junho de 2014, enquanto para o Ativ S chegou a partir de Outubro de 2014, mas em 2015 ainda tinha gente que não tinha recebido.
E o Ativ SE não tem nenhuma previsão de que receberá o Windows 10 Mobile (se é que vai receber).
pelo menos as fabricantes nao criam tantas promessas pra depois não cumprir,isso vc nao ver
LG fica pagando boquete pra Sammy e esquece que tem q atualizar seus aparelhos.. aiai
como sempre motorola