Enquanto nos sentimos tão felizes por ter ganhado ou comprado um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, há crianças de a partir dos 4 anos que trabalham incansavelmente em minas da República Democrática do Congo, no qual é extraído o cobalto. Um minério que é transformado em componente essencial para o funcionamento das baterias dos dispositivos móveis.
De acordo com um investigação da Sky News, no qual visitou alguns mineiras do Congo e se deparou com diversas crianças trabalhando, ou melhor, sendo exploradas. Para se ter uma ideia, essas crianças recebem cerca de 0,09€/dia por um trabalho extenuante realizado sob condições horríveis, ou seja, sem calçados, sob chuva e sem proteção no rosto.
Uma das crianças, Dorsen, de 8 anos, contou aos jornalistas que não tinha conseguido dinheiro suficiente, nos últimos dois dias, para comer, apesar de trabalhar cerca de 12 horas por dia.
“Todos os dias, quando acordo, sinto-me tão mal por saber que tenho de voltar para [a mina] outra vez. Dói-me o corpo todo”, conta um amigo de Dorsen, Richard, de 11 anos.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=94&v=op3FkZ4_DFQ
Além das crianças, os demais trabalhadores não usam máscaras ou luvas, embora a Organização Mundial da Saúde avise que a exposição ao cobalto e aos seus vapores pode causar problemas de saúde a longo prazo. “Existem milhares de minas não oficiais, não regulamentadas e sem controle, onde homens, mulheres e crianças que trabalham sob condições de escravatura”, declarou Alex Crawford da Sky News.
Um dos mineiros, Makumba Mateba acredita que o tumor que tem na garganta se deve ao fato de água na sua aldeia ter sido contaminada pela extração de cobalto. “Bebemos a água que vem das explorações mineiras, depois de todos os minérios terem sido lavados nela”, conta.
Além de tudo isso, médicos contam que em uma das aldeias ajudou a nascer bebés com doenças misteriosas como infeções, às vezes com erupções cutâneas, ou cobertos de manchas, diz, acrescentando que tudo aparente ser consequência da exploração do minério.
Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, a República Democrática do Congo é rica em recursos minerais e produz 60% do cobalto usado em todo o mundo. Um quinto deste cobalto é adquirido por comerciantes chineses, que procuram o melhor preço e nem sequer questionam a origem do material.
Em 2016, a Amnistia Internacional descobriu que nenhum país exige às empresas, em termos jurídicos, que seja verificada a origem do fornecimento de cobalto.
42 Comentários
a terra é plana…
Para começar, parabéns Uanderson pelo artigo. É triste isto. De cortar o coração!
Infelizmente, não existe milagre: até uma economia de mercado ficar madura, muita gente sofre. Muitas às vezes, é um processo muito demorado, ainda mais em países com histórico socialista. A China já foi pior que o que vemos no Congo, e hoje o salário médio chinês é maior que o brasileiro. O “trabalho escravo” chinês já lhes dá maior poder de compra que o nosso, deixando o trabalho escravo (agora sem aspas) chinês cada vez mais ao passado socialista.
No caso do Congo, há abundância de matéria-prima. E isto faz com que o valor seja baixo. Logo, o pagamento é baixo, e diante às condições econômicas do país, muitas às vezes mal dá para o sustento. Li algumas pessoas falando em não trocar de smartphones… sinceramente, isto não vai surtir efeito! Primeiro que ações isoladas não costumam impactar na economia. Segundo que mesmo que fosse algo significafivo, isto só reduziria o consumo da matéria-prima, o que fará que o valor pago no Congo reduza mais ainda. Terceiro que a culpa não é sua: é da política do próprio país. Somente com aumento da produtividade dos adultos, políticas liberais na economia e ação do país contra o trabalho escravo infantil, todos em conjunto, que essa situação irá mudar.
Cadê aqueles que se dizem está sempre em prol da sociedade, cadê os governante e cadê principalmente os Direitos Humanos, pois só vejo-os defendo vagabundo, se um policial mata um vagabundo, DH cai matando em cima, pq falam que o coitado não merecia isso e vão com tudo pra cima do policial, enquanto isso tem gente como estás que são maltratadas e explorada, cadê os DH, como ele mesmo dizem o homens tem que ter dignidade, mas não atuam diante disso.
Sinceramente gosto mto de trocar de celular está spre atualizando para um mais potente e melhor, mais ver esses vídeos e à situação dessas pessoas e crianças doe mto sabe. Trabalho escravo nunca deixou de existir, se lá é ruim de trabalho tudo bem, mais deveriam pelo menos dar boas condições de trabalho para esse povo e tirar as crianças desse tipo de trabalho. Os chefões de uma empresa dessa mereciam pagar mto cara por abusar dessas humildes crianças, mais se nem as autoridades tomam providências quem somos nós pra tomar né.
Para quem acha que não podemos mudar a situação dessas pessoas pelo menos não seja indiferente já é um começo.
Deixei meus dois lumias desligados por 4 meses agora ambos estão lentos (mesmo após atualizações e etc…) e esquisitos (o touch do 620 está meio lento para responder). Enfim acostumei com android e sinceramente deu nenhuma saudade do wp e wm. Agora é foda meu celular tem um ano e meio de uso e está ótimo, mas a propaganda força vc a comprar um novo. Por enquanto estou aguentando não comprar kkk mas o zenfone3 tá bonito kkk
Vc acha mesmo que o seu 620 tá lento pq ficou 4 meses desligado? Fala sério, esse aparelho foi lançado em 2012… tem 5 anos que lançaram esse hardware (o projeto deve ter bem mais), isso aí já não tem nem desempenho suficiente para acessar a Internet
ok. mas tem quase nada instalado. está com 8.1 ainda . só deixei o WhatsApp para a empresa. liguei ele pois precisava de um cel para fazer ligações. o touch dele está meio insensível. ele está lento no próprio sistema. abrindo os programas de fábrica dele. para atender ele pensa alguns segundos. Já o 730 está puxando muita energia, lento mas melhor que o 620 entretanto com bugs diversos oriundos do wm que me fizeram trocar de plataforma. fiquei fuçando ele pra ver se colocava no lugar do 620 mas ele desligou mesmo conectado ao carregador de 750mah da própria nokia. antes eu usava ele nesse carregador inclusive jogando. Mas cruelmente estamos presos a obsolescência. Tenho um tablet asus e o mesmo no android 4.2 está muito lento tbm ao ligar. Tenho certeza que tanto a ms e grogleu fazem updates com esse fim. abs
O carregador do L730 é de 1.4a, modelo ac-50, se vc está usando um de 750mh está detonando o sistema de carregamento e a bateria. Aí vem reclamar que dá mensagem de carregador, que bateria está ruim, que o Windows não presta… Tenta colocar o carregador original e restaurar as configurações de fabrica com ele conectado na tomada – sem restaurar backup. Duvido que fique ruim. O simples fato de estar escrito Nokia no carregador não quer dizer que seja adequado para o aparelho.
Enquanto isso aqui comemos carne estragada, lingüiça feita com cabeça de porco, carne moída feita com papelão … e não vejo a CUT fechar a Av. Paulista para o Lula e o Paulinho da Força fazerem discurso. Kkkkkk
Do que adianta mostrar a triste verdade da sociedade africana… um vídeo desse comove muitas pessoas, mas ninguém irá deixar de usufruir da comodidade da tecnologia pra salvar essas crianças. A cultura do consumismo é muito forte e quem paga o pato são esses países de terceiro mundo, no fundo a gente quer é trocar de smartphone, computador, carro e que F*** o resto.
É exatamente o q eu ia dizer!!!!lá no fundo NINGUEM aqui se importa com isso…
Faz parte da vida…..os judeus tbm sofreram, alias todo mundo sofre nessa vida de alguma forma!!
ATA
https://uploads.disquscdn.com/images/84dd846af69885a571f2d37d02bf0d5924ff99ac9982ddd6ae5942edb0afa7e6.jpg
Vai da c*** viado!!
É, mas tem muita gente que ganha dinheiro por causa desse cobalto; gente com vários aparelhos, fazendo propaganda e tal… Só dizendo… É sempre bom olhar para o próprio umbigo antes
As grandes autoridades mundiais deveriam de alguma maneira levar condições melhores para esse povo. E usar outros meios de extrair o cobalto sem degradar a água que consomem. Sem ter que escravizar essas crianças.
Um dia um cara disse: Se todos parássemos de comprar produtos que de certa forma escravizam seres humanos, esses seres humanos não teriam nada pra se comer.
Bom, é um pensamento, mas ainda não é o melhor caminho. Não tira o mal que fazemos a esse povo que não conhece de fato o outro lado.
Em casa tem aparelhos com mais de 4 anos que nem trocaram a bateria. Aí alguém diz: Que bom, pois são 4 anos sem participação no que essas pobres crianças fazem.
Sim, já escutei isso e me dói ainda mais em saber que tem gente que não se importa. Ou se importa, apenas se lamenta.
Então, o que se pode fazer de fato?
E quando chegar a vez de comprar o próximo smartphone,dizemos,”É a vida”….,e compramos na mesma.
É a triste e dura realidade
enquanto isso, mundo real, meu android e melhor q teu iphone, windows não tem apps, não presta. pra meditar um pouco: Mateus 22:36-40, Gálatas 5:14
Caramba isso me fez rever todos os meu valores e ainda mais a vida ! Farei o possível pra ajudar o próximo!
Só observando os hipócritas lamentando e criticando, mas na hora de comprar um smartphone compram o mais barato q não ajuda nada a situação dessas crianças.
E comprar um smartphone caro vai resolver esse problema? Cara menos por favor!? Quer fazer algo por elas? Faz uma campanha, no face, no Twitter, ou sei lá o que pra tenta convencer as autoridades, pessoas, empresas ou marcas, pra abrirem os olhos sobre esse tipo de situação, pressionar as empresas fabricante de baterias ou qualquer produto que utilize o cobalto como matéria, pra que aja uma fiscalização ou sei lá o que pra evitar que esse tipo de coisa continue a crescer mais, pelo menos! Quanto maior número de pessoas ajudarem melhor! Sei que isso é pouco, mas pelo menos é melhor que perder tempo postando asneiras aqui!
Claro q vai!!! Caso vc não saiba algumas empresas são contra esse tipo de exploração infantil e preferem retirar o material com trabalhadores devidamente contratados ou processos automatizados. O q aumenta os gastos na construção de um smartphone, e como todo mundo sabe isso é repassado para o consumidor de forma q aumenta o valor do produto. Campanha no Facebook e Twitter ajudam??? Blz então a cada like o Facebook vai doar 0,2 centavos! Curtam!
Isso tudo é culpa do Google e do Android e seus milhares de aparelhos que saem todos os dias.
Se o Google não pensasse só em números e em ter lucro, seguiria o exemplo da Microsoft e não lançaria mais smartphones para salvar as crianças do maldito Cobalto.
Um oferecimento: Rodrigo Gardenal entertainment.
Rodrigo Gardenal tá sumido esses dias
Nada, está livre bostejando por aí. Só trocou de nick e de foto de perfil.
O sistema só serve pra explorar as pessoas mesmo a escravidão nunca acabou,só mudou a forma de sermos explorados
Que pena ao invés de brincar estão se matando pra enriquece os outros,ai vai alguém me dizer q fazem isso pra sustentar a família.se não fosse esse maldito egoísmo essa mania de querer dominar o mundo ser melhor que todos nada disso estaria acontecendo
É por essas e outras que eu procuro usar meu telefone até não dar mais. Meu 930 com quase três anos aqui tá com a tela trincada, problema no sensor de aproximação, sem firmware, bateria ruim, problema nos auto falantes, mas vou usar até não ligar mais.
Aí me vem um fanboy retardado da Microsoft (tipo o André Buss) que, pra justificar tudo o que a MS faz, diz que quem tem Lumia legado tem que se fuder mesmo, que a MS não tem obrigação de atualizar telefone da Nokia, e que dois anos é muito pra um celular. Não dá vontade de socar a cabeça de um cara desses?
Cara, o André é maluco, ele só fala asneira, quando leio os comentários dele, eu não sei se ele está zoando ou se não tomou os remédios tarja-preta. Se juntar ele e jorge do windowsclub, os dois criam uma seita de adoração a microsoft.
Fanboys não raciocinam, eles vão criar teorias loucas para justificar as ações da sua emprezinha (surface phone?). Eles só servem pra ser trollados mesmo. Plante a treta e saia correndo.
Mais respeito quando falar de mim e do bispo Alexandre. A Igreja universal do Reino da Microsoft é uma instituição séria.
Lamento mas vou ter que concorda com o Minduim e o Russo, tudo bem defender algo que gostamos, mas saber reconhecer erros e entender que não existe nada perfeito é fundamental para todos os fans de seja qual for sua plataforma. Pra mim é ridículo “baba ovo” de pessoas, marcas, empresas, objeto, sendo que tudo isso não leva a bost… nenhuma, ou melhor até leva, o dimdim e a risada das empresas, marcas, pessoas que a cada ano enriquecem cada vez mais enquanto os trouxas ficam discutindo, dialogando e ou defendendo essas pessoas, empresas, marcas! E se quer pensam no que acontece no processo de fabricação, extração de minérios, e etc. Parabéns pelo post Uanderson, e que sirva de lição o que falei para famboys, haters e etc!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem tem Lumia legado tem q se puder mesmo!!! Compra um Elite X3 se quiser algo bom!!
Fala muita besteira, mas uma coisa que ele está certo é que quem tem de disponibilizar firmware é a Nokia afinal ela fabricou os aparelhos. É a mesma coisa que eu querer que o Ubuntu atualize a bios da minha placa mãe fabricada pela Asus pq o áudio onboard não funciona bem.
Não é a Nokia: é a Microsoft. Ela comprou a divisão de dispositivos e serviços, responsável pela fabricação, distribuição e suporte dos aparelhos. Logo, passou a ser responsável pelo firmware mesmo que o aparelho tenha sido fabricado pela Nokia. Ela só não tem responsabilidade por aparelhos fora dos prazos de suporte (embora, moralmente, se ela promete atualização, deveria disponibilizar firmware).
Fora que a linha x30 e x40 foram lançados todos depois da aquisição pela Microsoft. Estes sequer tem desculpa: eram aparelhos que só tinham a marca Nokia licenciada.
A analogia com o Ubuntu e Asus é incorreta porque nenhuma delas foi comprada uma pela outra. A analogia correta seria os Volvos não serem mais garantidos ou suportados porque a Geely comprou a empresa sueca. Entende o quanto sem noção é isto?
O pessoal está caindo nessa enganação de que a Nokia quem deveria disponibilizar firmware. Cuidado com o conto do MVP…
Parabéns Uanderson, sem palavras… É duro saber desta realidade…
Dificil hoje em dia sites de tecnologia que não se esqueçam do lado humano, parabéns pela postagem.
Mas, ainda existem pessoas que não acreditam no trabalho escravo. É difícil saber que os governantes nesse mundo só usam seu poder para tirar dá gente quando eles deveriam proteger essas crianças, e dar tudo que elas necessitam.
É difícil dizer se devemos agradecer ou lentamente pelo que temos quando vemos notícias assim… Parabéns Uanderson, é difícil sites de tecnologia publicar notícias assim, a maioria deles se prendem a “realidade bonita” das coisas e esquecem dos fatos e fatores que tornam essa realidade possível, que nem sempre são parte dessa mesma “realidade bonitinha” que a maioria das empresas e sites de tecnologia nos apresentam.