O lançamento oficial do Android Oreo 8.1 está se iniciando a partir de hoje! A notícia é originada de uma postagem no blog oficial do Google sobre o Android Oreo Go , uma versão personalizada do Android voltada para dispositivos mais acessíveis:
Estamos ansiosos para anunciar que esta experiência de software – Android Oreo (edição Go) – está pronta e será lançado como parte da versão do Android 8.1 para o futuro.
O post foi escrito nas pequenas nas últimas horas (5 de dezembro), o que significa que os proprietários de telefones Pixel e Nexus devem começar a receber notificações para efetuar a atualização nas próximas horas. Abaixo está uma lista das mudanças que devemos encontrar no Android Oreo 8.1:
- Neural Networks API – permite que os aplicativos aproveitem a aceleração de hardware, o que deve reduzir latência, cargas de rede e manter dados confidenciais no próprio dispositivo. Se o seu telefone possui um chip AI dedicado, a API poderá aproveitá-lo. Caso contrário, ele trabalhará com a CPU.
- Pixel Visual Core – O primeiro coprocessador customizado personalizado do Google (presente no Pixel 2 e Pixel 2 XL ) para funcionar como máquina e processamento de imagem. Aplicativos que usam o Android Camera API poderão realizar os trabalhos em HDR +.
- Navegação mais segura – Este recurso permite que as aplicações detectem tentativas do WebView que possam navegar em URLs não-conhecidas.
- As aplicações agora estão limitadas a um alerta por segundo.
- Se você tiver um dispositivo Bluetooth conectado ao seu telefone, você poderá ver o consumo de energia diretamente das Configurações rápidas.
- Segurança do scanner de impressões digitais – os usuários poderão bloquear permanentemente qualquer pessoa que tenta desbloquear o dispositivo, mesmo não tendo registrado suas impressões no aparelho.
- Menu de cores adicionado à guia Exibição em Configurações para Pixel 2 e 2 XL. Três opções disponíveis – Natural, Boosted e Saturada.
Os proprietários de dispositivos Pixel e Nexus devem estar em primeiro lugar para receber a atualização, mas esperamos ver a versão 8.1 em outros telefones já nas próximas semanas.
4 Comentários
O Android Go também parece algo muito interessante na teoria, mas que pode não ser essa maravilha toda na prática.
Nada muito relevante ou extraordinário para quem possui um aparelho de OEM.
E, assim como aconteceu com o Android Nougat, aparelhos da Samsung, LG, Motorola, só devem ver “a cor” dessa versão no 2º semestre.
Android sem dúvidas é o melhor sistema móvel atual mas peca em muitas coisas com relação às concorrentes.. Já usei Windows 10 mobile e android por um bom tempo, o Windows 10 mobile tem suas vantagens e desvantagens e falando nas vantagens, eu podia determinar quais aplicativos eu gostaria que estivesse em segundo plano ou não, também determinava quais aplicativos que eu queria funcionando com o modo de economia ativado, além de outros recursos nativos que o windows 10 mobile tinha que é de tirar o chapéu.. Já no android, atualmente uso o 7.1.2 e fica com 100 processos rodando em segundo plano sendo que 50 desses processos são os aplicativos que eu tenho mas que não estão abertos.. Infelizmente o android não tem essa função nativa, tive que apelar pelo Greenify acompanhado com o root para ele hibernar os processos para aliviar memória ram e a bateria do meu celular.. Acho que a google poderia focar mais nessas coisas, otimizando o android, evitando os aplicativos sugarem a memória ram, melhorar o sistema de limpeza do cache dos aplicativos de forma automática, se hoje eu tenho 1gb livre de memória, no dia seguinte eu tenho 200 mb por causa dos caches dos aplicativos… Eu acredito que o sistema deveria limpar isso automaticamente ao invés de eu baixar aplicativos de terceiros pra fazer isso… Enfim, poderia ter melhorado em muitas coisas esse android 8.1 mas infelizmente ele está começando a se estagnar..
Se ñ me engano a Miui pode fazer isso.