A teoria funciona, na realidade, em qualquer smartphone Android da atualidade ou qualquer dispositivo iOS!
Você provavelmente não sabe, mas todo sistema operacional são projetados para lidar com os apps rodando em segundo plano. Justamente por isso não há necessidade de se preocupar em ficar constantemente fechando eles. Mas por quê? Vamos saber na íntegra!
Engenheiros de software da Apple e do Google afirmam que ficar fechando apps rodando em segundo plano só pode gerar em mais consumo de bateria pelo simples fato de necessitar de mais CPU e memória para abrir todos eles novamente do zero.
Sim, eles dizem que fechar os apps não resolve nada, a menos que um App especifico realmente necessite ser encerrado. No iOS, “encerrar apps no multitarefa não é necessário para a vida da bateria”. No Android é a mesma coisa: “é melhor deixar o sistema agindo por conta própria: “o Android gerenciará os aplicativos; então não é necessário fechá-los manualmente,” disse o vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas no Google, Hiroshi Lockheimer.
Há vários mecanismos que usam aprendizagem de software para entender sobre o perfil de consumo do usuário. Já os iPhones, possuem recursos inteligentes para iniciar rapidamente os aplicativos mais utilizados pelo usuário. Ou seja, não adianta de nada fechá-los e abri-los novamente, pois isso fará com que o smartphone precise de mais CPU e memória para abri-los novamente – o que resulta em mais consumo de bateria.
Há uma contradição
O único ponto em que é permitido fechar um app é quando ele dá algum bug ou quando gera consumo de dados de internet em segundo plano, especialmente aqueles que emitem muitas notificações. Nesse caso, o melhor seria desativar ou silenciar estas notificações.