Após tanto alvoroço acerca dos impedimentos de fazer negócios entre a chinesa Huawei com diversas empresas americanas, o governo Trump parece ter voltado atrás em sua imposição de impedir a chinesa de fazer transações com empresas dos EUA.
Em comunicado recente, Trump disse que “as empresas dos EUA podem vender seus equipamentos para a Huawei“, sem entrar em detalhes. “Estamos falando de equipamentos onde não há grandes problemas de segurança nacional“, continuou Trump.
Não está claro o que isso significa, pelo menos por enquanto, mas ao que tudo indica, a Huawei poderá adquirir componentes básicos como os processadores Qualcomm e o sistema operacional Android, do Google.
Uma decisão formal ainda não aconteceu e as discussões entre os EUA e a China estão rolando aleatoriamente. Contudo, Trump também disse que a Huawei ainda é um risco de segurança na opinião do governo dos EUA – o que levaria o governo a dar liberdade a empresa, mas com muita cautela e limitações.
EUA e China parecem ter alcançado um avanço nas negociações para resolver sua guerra comercial. E tudo isso é fruto de uma “excelente” reunião que aconteceu recentemente entre o presidente Trump com o presidente da China: “Nós discutimos muitas coisas e estamos de volta aos trilhos e veremos o que acontece“, disse Trump.
2 Comentários
A tecnologia agradece, obrigado
A verdade é que tem que tirar o chapéu para o presidente dos EUA, fechou um grande negócio agrícola em troca da libertação da Huawei…