Sabe quando a rede do celular fica oscilando entre o 3G/ 3G+ e 4G? Ao oscilar, muitas vezes perdemos velocidade na conexão e até mesmo fica sem receber dados deixando a internet muito lenta. As versões atuais do Android oferecem a capacidade de forçar o sinal de rede, deixando uma das redes estáticas ao acessar Status do SIM em Configurações. Mas agora parece que a funcionalidade será opcional.
Através de um pedaço de código comprometido com o Android Open Source Project, foi revelado que há planos de dá às operadoras a capacidade de ocultar as informações de forçar o sinal, caso elas optem por isso.
Os relatórios dizem que o recurso foi requisitados pelas próprias operadoras, e o Google concordou com o pedido. Não há, no entanto, nenhuma informação sobre por qual razão exatamente as operadoras querem implementar esse recurso – que, provavelmente, estrá acessível quando um SIM for inserido.
Também vale a pena mencionar que a mudança só afeta a opção “Forçar o sinal” que está no menu Status do SIM. Isso não afeta as APIs que são usadas para buscar essas informações, o que significa que os aplicativos de terceiros ainda permitirão executar a tarefa por outros meios.
4 Comentários
Como é bom o Android e a Google não ter concorrência no setor mobile, assim as operadoras, Devs, Mídia, lojas, empresas, marcas, serviços, fazem oque quiser com o consumidor, ja que praticamente as pessoas são literalmente obrigadas a só ter duas alternativas de escolha é muito bom isso é um paraíso, agora eles podem manobrar a manada na direção que eles quiserem, esse recurso, eu uso muito no meu Android, agora vai tirar também, tem hora que da vontade de voltar para o W10m mesmo estando esquecido no mercado, pelo menos o sistema, estava meio que fora dessas palhaçadas impostas, pela indústria, tomara que nos proximos anos, apareça uma terceira via de escolha, porque esse Duopólio forçado ja esta fedendo e podre.
Quem garante que uma terceira opção não convergiria para o caminho das duas atuais. Quem manda é o mercado, e o consumidor é apenas parte dele.As empresas, que também são parte integrante do mercado, fazem o possível para manter a balança consumidor/lucro equilibrada.
No caso apontado pela matéria, se uma operadora está sem cobertura 2G em uma localidade ( o que é muito comum nos dias de hoje), faz todo o sentido esta opção não estar disponível no menu. Por outro lado, usar o 4G somente para fazer chamadas de voz (usando VoLTE) pode ser um desperdício se há uma rede 3G disponível no lugar….
vc ja viu algum carro de 5 rodas andando por ai?
pois é… quem fabrica, fabrica como quer e compra quem quer
Se a Google que desenvolve e lança as versões do Android, fosse mais rigida com as fabricantes, operadoras e Devs, o Android não era essa bagunça que é hoje em dia, se você entendeu meu comentário, eu quis dizer que quando algum setor não possui equilíbrio, ou seja, concorrência, mesmo que pequena, as empresas se sentem no direito de fazer oque quiserem com os consumidores, na questão do Android é ainda pior, ja que a Google aceita tudo que as marcas inventam, isso da a impressão que a Google não pensa em qualidade para o seu SO e sim quantidade, e no meio dessas palhaçadas todas, esta o usuário que não tem para onde correr, tem que ser obrigado a usar aquilo e acabou.