O Governo Federal vai substituir os programas de código aberto que atualmente o Poder Executivo utiliza, por uma nova linha de produtos e serviços da gigante da tecnologia Microsoft.
De acordo com o site Convergência Digital, todos os órgãos do Sistema Administrativo de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) terão que fazer a migração para os serviços da Microsoft, uma vez que já estão confirmadas as aquisições de produtos tais como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence.
Acontece que, soluções privadas de softwares já são usadas por órgãos públicos há muito tempo, contrariando a preferência de utilizar software livre desenvolvido no próprio país. No entanto, ainda não se sabe se essas aquisições serão feita com licenças permanentes ou apenas como assinatura por um período de uso limitado.
A ideia, anteriormente, era dar preferência ao código aberto, uma maneira de aquecer o desenvolvimento de software e gerar economia no Brasil. O que muda agora é que, na prática, o governo vai gastar mais usando software da Microsoft, mas por outro lado, terá soluções mais completas.
A decisão ocorre uma semana depois da Microsoft ter realizado um evento internamente para integrantes do governo brasileiro. No evento estava presente a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia. Além dela, estava o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, além do governador do Distrito Federal.
Fonte | Via: Adrenaline
30 Comentários
ou seja, mais temers em licenças, quem paga? …
Lei do Brasil. colocar a “Governo” e “Pagar” na mesma frase significa desvio de recursos. Sem contar que somos nós quem teremos que pagar essa conta.
Agora sim, a matéria está ótima. Parabéns
hahah vivendo e aprendendo
Primeiramente, fora Temer! Segundamente, primeiramente!
Bom. Eu li o documento que inclusive está em ODF. Seria bom irem lá e saber o que é de fato.
Em 2008 teve uma economia de 150 milhões só na esfera federal e com geração de empregos e tudo.
Em 2010 não tenho valores concretos mas diz-se que foi algo em torno de 500 milhões.
Enfim. Não é possível viver só de software livre mas este tem sua importância.
Em Paraná tinha um economista de 40 milhões anuais só com o uso de BR Office anos atrás. Depois de 10 anos economizando com BR Office um tal governo queria trocar tudo por MS Office. Foi uma confusão pois teria uma gasto de milhões.
Nem sei o que se sucedeu.
Enfim. É o nosso dinheiro.
Vendo eu pelo lado de que tendo os programas prontos para serviço brasileiro gozar sem falar na segurança e confiabilidade nos softwares da ms. Apesar de muita gente achar que isso nao é reduzir custos . Sera quem cria seus próprios softwares no código aberto trabalhar de graça?
Da manutenção de graça? Atualiza o sistema e graça?
De graça hj nem injeção na testa
Retomando…… ……
Carregando…
Se querem saber mais sobre isso procurem o canal LinuxsBR, ele fala sobre esse assunto.
Que noticia mal feita é essa? Parece que foi escrita com os pés, fumando um baseado e com a presença de um orangotango dançando valsa.
Com a substituição dos softwares de codigo aberto pelos da Microsoft só ira foder mais ainda a economia do país.
Pra que tirar algo que ja ta pronto e funcionando?
A notícia pode ser confirmada com base na fonte descrita no final do artigo
Noticia foi muito mal escrita. O software da microsoft não e código aberto, eles nao vao economizar comprando da Microsoft®.
No final do artigo você pode confirmar a informação através da fonte.
Essa noticia tem certos aspectos discrepantes com a realidade, por isso estão reclamando grosseiramente. O código aberto incentivaria o país a criar e desenvolver suas próprias tecnologias se quisessem. O Brasil sempre importa produtos estrangeiros e gasta muito com isso, sempre vamos ser considerados o país dos Commodities. E isso ameaça também a transparência, afinal de contas agora são produtos de uma empresa privada, o quão ruim pode ser isso?
Sim, percebi vendo com mais calma. já corrigi.
Ignore os comentários, errar faz parte.Só pesquise um pouco mais as fontes, de qualquer modo sua posição de reconhecer que errou e corrigir demonstra maturidade e humildade. Boa sorte.
Sim, mas são úteis… é vivendo e aprendendo rsrs
Meu celular nao completa a atualização pra build 14.955 fica em 93%
Mas, desde quando o sistema da Microsoft é de código aberto?!
Pera, eu buguei lendo a noticia… Eles vao trocar os sistemas open source pelos pagos da M$ e vao economizar com isso?
Tb achei que ficou sem sentido a redação
Você pode confirmar a informação através da fonte da notícia no final do artigo.
Ele se perdeu, não leu na fonte que “A estratégia deles era valorizar o software livre, com o argumento de reduzir custos” quando puseram o sofware livre, e realmente deturpou todo o sentido da reportagem. Corrige isso Uanderson, ficou muito mal, tu cortaste uma parte muito importante ma matéria.
Tinha mesmo um erro, mas já foi corrigido, valeu vocês por observar…
Desculpa cara, mas o sentido continua trocado, o lance é que antes o governo queria reduzir custos, etc, e implantou o soft livre, mas agora o novo governo vai substituir por software proprietário da Microsoft.
Boa pergunta! Esse é o reajuste que eles querem fazer.
Eu sei que nao tem nada haver com o post
Mais pq meu celular esta em inglês ,isso foi depois da penúltima atualização de build
Alguém sabe pq ?
Vá em configurações e mude.
Mais não é tudo parceiro algumas coisas estão em português