O mercado móvel tem esfriado cada vez mais devido aos padrões que o tem moldado nos últimos anos, grande parte pelo duopólio entre os sistemas Android e iOS. Diversas grandes empresas como a Microsoft, Samsung e Firefox tem tentando combater este modelo, e dificilmente encontrando algum espaço neste desigual embate, mas é a Jolla que recebeu uma grande oportunidade para fazer a diferença.
Tudo parte do ponto onde o governo Russo, na tentativa de ampliar a influência tecnologia ocidental, oficializa o Salfish OS da filandesa como uma “alternativa oficial” para o Android no país, capacitando a empresa ao potencial de adquirir milhões de usuários em um futuro breve. Em meio a uma investida para frear a conquista do poder das plataformas não-ocidentais no globo, esta medida alia-se as ameças do bloqueio do LinkedIN e Reddit no país, assim como a multa de $6.75 milhões aplicados ao Google por supostamente tirar vantagem do sistema operacional dominante para influenciar nas buscas feitas na web.
Em entrevista para o Tech Crunch, o diretor e Co-fundador da Jolla, Antti Saarnio, afirmou que a o Sailfish OS superou o Tizen OS da Samsung, se tornando a solução exclusiva certificada pelo governo russo:
“Depois de alguns meses de uma avaliação técnica muito minuciosa, eles selecionaram o nosso sistema operacional para uma maior colaboração”, disse Saarnio indicando que a a empresa se juntou a organização russa para desenvolver uma versão do sistema para o país, oferecendo assim um sistema independente, porém suportado por um código fonte global.
“O governo russo tem uma lista de softwares que podem ser vistos como um software nacional e que são auditados e certificados”, disse Saarnio. “E nesta lista de software, nosso software é o único sistema móvel – atualmente”.
O plano russo para se desvencilhar da tecnologia mundial vai mais além, tendo cortado até mesmo os softwares da Microsoft de aproximadamente 600,000 e em substitutição pelo provedor russo de comunicações estatais, Rostelecom.
Com estas mudanças, pode haver uma migração local em massa dos famigerados Android e iOS para o sistema feito pela empresa fundada por ex-funcionários da antiga Nokia, causando uma reviravolta neste mercado nos próximos anos.
Ainda que a concorrência traga bons frutos a qualquer segmento, a pressão russa exercida através do seu controle sobre o fluxo de informações no país podem impactar a privacidade e liberdade de expressão dos cidadãos russos.
14 Comentários
Pelos poucos videos que vi desse sistema móvel, achei ele muito bonito e fluido, tomara que mais empresas e paises saem desse Duopóliomatrix Google e Apple e comecem a enxergar mais sistemas no mercado, o consumidor e as empresas agradecem.
Se o Windows tem poucos apps. imagina esse kkkkkk
O sailfish é compatível com apps do Android, exceto os que dependem do Google play
Peixe com sal OS ‘-‘ rs rs
Traduzido ao pé da letra
kkkk
Está escrito errado. É sailfish, ou peixe espada
Eu sei que está
Mas comentei acerca da “tradução” que ele fez, o que não é a correta
Vai ser mais um refém do Android pois usa apps do Android
A tecnologia Ocidental já domina o mercado.
Europa e Estados Unidos são Ocidente.
Vixxi olha ai o cara fico sintido, pode demora sim mas tbem não podemos negar q se o wp não tiver mais atenção vai acabar rapidinho, ai vão ter q migrar pra outro SO, melhor que seja pra um feito por quem deu inicio aos celulares e SO da microsoft
Nossa que noticia boa ao que me parece são as mesmas pessoas que desenvolveram os antigos SO da nokia, os meus preferidos symbian e megoo, sempre disse que a microsoft deveria aprender muito com eles, espero que esse SO chegue por aqui logo e ainda mais espero que rode nos aparelhos nokia futuramente
Exatamente, o legado da Nokia continua surtindo efeitos rsrs
Sempre quis testar um aparelho com esse sistema. Quem sabe agora isso fica viável
Somos 2, eu despertei interesse assim que ouvir falar neles.