A supremacia do Android atualmente tem dificultado bastante a popularização de outros sistemas móveis. Ubuntu Touch, Firefox OS, Sailfish OS, Web OS (quando pertencia a HP), o bom e velho Symbian , todos estes sistemas móveis, alguns promissores, não conseguiram vingar. Mesmo com propostas interessantes, a falta de interesse por parte dos desenvolvedores e poucos aparelhos lançados com tais plataformas não permitiram o crescimento considerável e só contribuíram para a monopolização do sistema da Google. Felizmente, ainda há esperanças!
A Samsung tem continuado a trabalhar com seu sistema Tizen OS que já está sendo usado em aparelhos da linha Z vendidos em países orientais e irá emprega-lo em seus novos smartwatches. Agora, a Huawei pode estar colocando uma carta na manga e desenvolvendo uma plataforma própria, juntamente com desenvolvedores que trabalharam para a Nokia.
A Huawei, uma das maiores fabricantes de celulares no mundo, desenvolveu um dos últimos Nexus lançados pela Google, o Nexus 6P e tem usado o Android mascarado com sua UI própria chamada Emotion UI em seus aparelhos que tem sido criticada por ter uma aparência semelhante ao do iOS. A empresa reafirmou seu compromisso com as atualizações e melhorias no seu sistema baseado no Android, portanto, qual seria o motivo por trás do desenvolvimento de um sistema próprio?
O motivo por trás de um novo sistema seria o incerto futuro do Android que vem enfrentando dificuldades com sua grande fragmentação. A empresa teme que a Google possa tornar o desenvolvimento do sistema mais restrito, dificultando assim o uso e personalização da plataforma por meio das fabricantes. O encerramento ou diminuição do suporte dado pela Google ao Android também é temido pela empresa.
Portanto, mesmo estando em fase inicial, o novo sistema viria para competir com as principais plataformas móveis do mercado e encontraria muita dificuldade para vingar em um mercado dominado pela Google e Apple. Mas não devemos duvidar, afinal, além da Huawei estar entre as 5 maiores fabricantes de smartphones no mundo atualmente, o que um dia foi unanimidade, um dia pode virar antiguidade.
Fonte: GSMArena, The Information
21 Comentários
O Android e líder por dois motivos, o primeiro e que ele e um sistema de código aberto, portanto o nível de personalização do sistema e das fabricantes e maior, segundo, sua loja de aplicativos, onde você acha praticamente tudo que procura, tanto jogos, como Apps e as pessoas que usam o sistema da Google gostam disso, um sistema livre com Roms personalizadas, desenvolvimento de milhares de apps, integração total com os serviços do Google, que muitas pessoas conhecem. Já o IOS da Apple, na minha opinião já vem com uma proposta totalmente diferente do Android, ou seja, ele foi projetado para ser fechado, porque a Apple visa o desempenho e qualidade de sua loja e so vende muito, porque tem bastante fans no mundo que gostam dos produtos da Apple, e do desempenho do sistema e seus Apps, quanto a o Windows 10 mobile, na minha opinião não e muito conhecido e não vende muito, porque e fechado como o IOS e pior, sua loja de Apps ainda e muito fraca em matéria de aplicações de qualidade que as pessoas usam em outras plataformas, fora os lançamentos de jogos e aplicativos que demoram muito para chegar ao sistema e quando chegam, ficam em beta eterno, tudo bem que o sistema e fluido e bem otimizado, mas so isso, não basta para chamar a atenção das pessoas, sem contar sua interface baseada em Live tiles, que para mim e um dos maiores obstáculos para que quer experimentar o sistema, infelizmente as pessoas estão acostumadas com ícones e por ultimo ser de código fechado, acredito que se o Windows 10 mobile, fosse de código aberto e um pouco mais personalizável, tanto em sua interface, como no sistema em si, os desenvolvedores e as grandes fabricantes, teriam um maior interesse no sistema, o Android vai continuar durante muito tempo sendo líder no mercado, por ser o sistema mais aberto e personalizável diante dos concorrentes, as pessoas já se acostumaram com essa liberdade do Android.
se vender 10 celulares ja vence a Windows.
E o tal Tizen da Samsung?? Alguém tem notícias?
está aí sendo desenvolvido a passos lentos, a matéria cita ele
Na minha opinião nao vai demorar muito pra o sistema android ter um concorrente a Altura….
na minha opinião o ubuntu touch ta com uma proposta muito boa e tbm eh de código aberto ,sem contar em acabar com os app rodando em segundo plano que acaba com a bateria do smartphone…
Espero que seja um sistema bom, porque android e uma bosta, Windows mobile não presta, e ios e muito caro.
O pessoal está votando com o coração e não com a razão.
O que eu vejo disso é o que já existe no mundo Linux. Os desenvolvedores vão criar a suas versões do sistema baseado no da Google mas todo mundo vai optar pelo original UHEUHEUHEUH.
Se for baseado em Android é uma grande sacanagem afirmar que será outro Sistema Operacional Mobile :/
Tem que ser OS diferenciado mesmo assim como a Microsoft com o Windows 10, a Apple com o iOS e o Google com o Android.
É um sistema diferente amigo. É tanto que ela está desenvolvendo o sistema por temer o futuro do Android. Se esse é o motivo de ela estar desenvolvimento tal SO, então ele com certeza será diferenciado.
Se tivesse lido a matéria…
…
?
Nao vai nem fazer cócegas no android. E nem a melhor versão adaptada do android para PC vai ameaçar o windows. Vai ser muito dificil algum sistema, pelo menos por enquanto, ameaçar cada um deles em sua posição
Meio dificil por causa dos aplicativos q hj em dia faz a diferença, mas se arrumarem outra forma de usar o celular sem depender de apps ai sim, tudo pode acontecer.
O Android já virou uma cultura. Quando uma pessoa leiga vai comprar. um smartphone geralmente ela pergunta se tem android, e claro, ela nem sabe o que exatamente é android. Um fator forte é queno sistema n é ultrapassado, o Google trabalha muito no seu sistema e diferente da da antiga Nokia Mobile… O google é visionário . Ela não vai assistir a queda do próprio sistema, vai se esforçar ao máximo para se manter atualizado… E além disso tudo, tem muita parceiria de fabricantes que confiam na popularidade do sistema.
Acredito que o futuro seja cada marca com seu s.o
Acho quase impossivel. Quem dita se a plataforma vai dar certo são os desenvolvedores e acredito que eles nao gostariam de ter que desenvolver para uns 10 sistemas operacionais diferentes nao.