Após tantos casos de perda de celular relacionados a liberação de determinadas atualizações do sistema para modelos como o Xiaomi Mi A2, Mi A3, POCO M4, POCO X3 PRO e outros, a história volta a se repetir com a liberação do HyperOS baseado no Android 14. Porém, com mais prejuízos ainda, visto que o update causou a “inutilização” de algumas unidades de telefones da linha Redmi e POCO, independente do modelo.
Diante disso, a Xiaomi vem a público se pronunciar sobre o caso através de um comunicado oficial em sua conta oficial no X (Twitter), confirmando que uma atualização está tornando alguns celulares inutilizáveis devido a um problema de “loop infinito” ou “bootloop”. Isso acontece quando o dispositivo não consegue inicializar o sistema operacional totalmente e reinicia o processo infinitamente, como se algum arquivo estivesse corrompido.
A fabricante está recomendando que os usuários afetados não tentem resolver o problema por conta própria e entrem em contato com seus canais de serviço de assistência técnica autorizada. Isso sugere que a situação pode ser delicada e que a intervenção de um profissional qualificado é necessária para corrigir o bug sem causar danos adicionais ao dispositivo.
O relatório indica que o bug ocorreu após uma atualização de um aplicativo de sistema pré-instalado na MIUI. A atualização estava destinada apenas para celulares que executam o HyperOS, mas acabou sendo erroneamente disponibilizada para todos os usuários ainda rodando a MIUI. Isso sugere uma falha no processo de distribuição de atualizações, resultando em uma situação constrangedora para os usuários afetados.
A incompatibilidade fez com que as unidades que não deveriam ter recebido a atualização entrassem em bootloop. Contudo, a empresa já suspendeu o pacote de instalação de seus servidores, já não podendo mais ser instalada a partir desse momento.
Essa não é a primeira vez que uma atualização causa transtornos aos usuários de celulares Xiaomi. Em 2021 e em 2022 muitos aparelhos foram danificados após receberem uma determinada atualização do sistem. Exemplos: Xiaomi Mi A3, POCO M4, POCO X3 PRO (versão 256GB).