A Samsung One UI certamente será muito apreciada pelo fã de smartphones da marca, pois em tempos que não se esperava tantas mudanças a empresa trouxe uma nova imagem da linguagem de design que será lançada juntamente com a atualização do Android Pie.
Aproveitando algumas linhas de design da Samsung Experience e do Android Pie com o novo design do Material Theme, a nova UX da Samsung vai além de um simples redesenho. Uma IU reinventa de maneira que te permite interagir ainda mais com o software para facilitar seu uso.
A Samsung deixou claro que a interface do usuário pode assumir cores dependendo da cor do seu dispositivo. Não sabemos ao certo como isso funcionará, mas isso deve parecer com algo semelhante a imagem anexada abaixo. Além disso, será uma ótima maneira de personalizar seu software.
Os aplicativos do sistema são separados em duas seções:
- Uma “área de visualização”, que ocupa a metade superior da tela e mostra diversos contextos relacionados ao aplicativo (imagem abaixo).
- Uma “área de interação”, que coloca a principais áreas de interação do aplicativo na metade inferior.
Dessa forma, você pode interagir com o sistema com uma mão, pois tudo deve estar ao alcance do seu polegar. Barras de navegação inferiores, botões, e tudo mais – não será necessário esticar o dedo para alcançar os cantos superiores da tela.
Modo escuro em todo sistema
A One UI te permite habilitar uma configuração simples para que toda a interface do usuário – que normalmente é branca – seja alternada para um tema escuro AMOLED que se aplica a notificações, aba de notificações, menu Configurações e todos os aplicativos da Samsung.
Um modo escuro melhora a usabilidade noturna em vários graus e, nesse caso específico, foi desenvolvido exatamente com esse propósito: padrão para a luz do dia, um modo escuro para a noite.
Um modo escuro também é muito mais amigável à bateria. Como a maioria dos telefones Samsung tem monitores Super AMOLED, o conteúdo preto verdadeiro resultará na desativação dos pixels subjacentes – economizando bateria de forma eficaz.
A nova interface será aplicada em diversos modelos da fabricante a partir de janeiro de 2019 e houve comunicados da empresa onde ela afirma que o novo sistema também alcançará a oitava geração da linha Galaxy S.