A guerrinha entre o Android e iOS existe há um bom tempo, Apple e Google dominam praticamente unânimes o setor de smartphones. No entanto, é o Android que cresce de forma “assustadora” dia após dia. No Brasil não é diferente, já que segundo dados da empresa de consultoria “Kantar”, o sistema da Google lidera disparado o setor de telefonia no país.
As recentes pesquisas (com dados coletados entre os meses de setembro e novembro de 2016) informam o que já sabíamos, o Android mantém sua supremacia no Brasil e atualmente abrange 93,5% das vendas. No mesmo período de 2015, o sistema tinha 91,4% no mercado, já o iOS saltou de 3,1% para 4,8%. Agora quando falamos de Windows, a coisa não anda muito boa. A plataforma móvel da Microsoft caiu de 5,1% para 1,6%.
O crescimento do Android em todo o mundo é notório, e agora com esses dados específicos sobre o Brasil, ficamos ainda mais cientes que o robozinho é o “preferido da galera”. Isso se deve ao fato de termos uma vasta opções de smartphones à nossa escolha no mercado, muitos deles bastante acessível à qualquer bolso.
Por outro lado, o Windows Phone continua caindo, o que era de se esperar já que no Brasil nenhum modelo é lançado de forma oficial há mais de 1 ano, além é claro, da insatisfação da maioria de seus usuários.
69 Comentários
Hoje como no brasil e em boa parte do mundo.. O que predomina quase sempre está longe de ter qualidade.. Isso acontece em tudo.. Na musica então nem se fala.. Nessa o brasil lidera..
Então o Windows não está tão mal. Pra cada 3 pessoa com iPhone existe 1 com Windows.
Se a Apple investisse tbm em uma linha de iPhones de entrada e intermediários, esse senário iria mudar.
O único problema é ficar sem um app importante. Apps movem a nossa experiência com um smartphone. Imagina não conseguir usar o seu banco direito, não conseguir usar o app de um cartão de alimentação, não conseguir usar um app de companhia a qual você presta serviços. Imagina ficar sem uma opção de qualidade pra alguma tarefa fora do convencional? ou nem imagina tudo isso, imagina trocar uma experiência completa em um app simples como facebook, instagram e messenger por uma semi-experiência?
Eu sei muito bem como é isso. Já tive Android apesar de pouco tempo, e acompanho tais sistemas. Não da pra negar. Mas de fato se o desenvolvedor lançar app somente porque tem usuários e se usuário entra na plataforma somente se tiver apps, aí fica muito difícil. Um dos dois tem que ceder. E a empresa tentou de vários jeitos para facilitar a vida dos desenvolvedores e nada! A empresa simplesmente cansou, tá desgastada.
E por isso jamais vou ficar colocando apenas pontos negativos na empresa porque ela tá meio ausente sendo que claramente da pra ver que ninguém tá se importando pra ela. Nem no EUA tem apps para a plataforma. Como que você quer que a empresa abraça esse mundo mobile desse jeito? E aliás, qual empresa vai arriscar lançar um sistema operacional sendo que as pessoas são fechadas somente para iOS e Android e os desenvolvedores só lança e atualiza se tiver usuários? E é muito fácil lançar app para Windows, não lança porque não quer! Por isso que eu odeio críticas irracionais, acho que deveria pegar todos os pontos de o porque pra depois criticar algo.
Mano, tem que se entender uma coisa. Isso é negócio e não filantropia. É de interesse do desenvolvedor fazer dinheiro e não ajudar a Microsoft. Nenhum bom investido vai investir em algo sem analisar o seu histórico, a sua capacidade de gerar bons frutos. Nenhum desenvolvedor vai “ceder” se não houver mercado, porque você não joga altas quantias de dinheiro em um cassino com chances de perder não é?
A Microsoft já entrou no mercado dominado pelo Android e iOS, não é como se ela fosse a coitada precisando de atenção. Você quer consumidores que gostem do sistema ou comprem por pena? isso não faz sentido. Para ser notada ela tem que ser fazer notada. Grande eventos com anúncios de boas funções, boas mudanças, novos apps, novas ideias foram o que levou o Windows Phone ao ponto mais alto que ele chegou e agora ele chegou ao fundo do poço justamente por abdicar de todo esses esforços.
Realmente, não dá pra culpar a empresa por não apostar em algo do qual ela não obteve retorno por muito tempo, uma vez que seus esforços não foram competentes o suficiente. Aparentemente é só isso mesmo: a Microsoft não tem interesse em investir mais neste modelo atual de mercado.
E você não acha que se desde o começo se tivesse app as coisas não estaria diferente? Porque na época dos Nokias Lumias as coisas não era assim como você disse. Era bem competente. Você acha que toda empresa aguenta investir e investir e ver nada de lucro? Duvido muito que a Google e Apple aguentaria.
Se tivessem apps desde o começo seria sim, muito diferente. Uso o Windows Phone desde o Windows Phone 7, com um Lumia 710 branco que eu amava na época. No seu lançamento, o WP era visto como uma grande promessa, com aparelhos lindos e um sistema fluído mesmo nos aparelhos de baixo custo como o 710 (na época o Android era sofrível nesses modelos). Se você acha pouco os 4% que a Nokia alcançou, engana-se muito. Hoje em dia, grandes empresas como a Motorola e Sony não chegam a ter 4% do mercado global sabia? a gente sempre vê isso como a marca do sistema, os 4% no wp contra os 80,90 do Android, mas esquecemos que grande parte da história do sistema foi dominada pela participação da Nokia.
Se houvessem apps no inicio isso só iria crescer e crescer mais. Geralmente, até o Windows Phone 8.1 (antes da Microsoft entregar o W10M neste estado incompleto que dura até os dias de hoje) quem comprava um Lumia gostava do sistema, mas sentia falta dos apps. Se tivessem uma galeria respeitável de apps, com o investimento que havia pela Nokia+Microsoft, teria-se feito grande frente ao Android.
Acho que a realidade bateu no traseiro desse povo bitolado (finalmente), e agora se deram conta que deu m3rd4 mesmo a estratégia do indiano.
A primeira fase do luto é a negação. Vão negar por um bom tempo que a culpa é da Microsoft e culpar o mercado.
Se gosta de ser diferente compra um BBos ou s40.
Tem Simbyam e BB?
Esses sim seriam mitos, não acha?! Nunca usei Simbyam e BB. Hahaha! Mas tenho vontade. Gosto de testar todos sistemas, pra não enjoar e etc. Atualmente uso um Windows mas não vai demorar muito para pegar um Android. Depois quem sabe iOS. Tem alguma boa sugestão?!
Se for pra um android procura um aparelho de fabricantes q tenham parcerias com a MS. Eu fiz isso e pra mim foi uma transição muito boa pois mantive quase todos os apps q usava. Se for pro IOS tem uns apps pra quem ta migrando q são show de bola.
Microsoft?! Hahaha, achei que você tava me zoando! Valeu, obrigado pelas dicas.
Eu atrelo esse sucesso do Android em terras tupiniquins não pelo fato de ser o melhor Sistema Operacional ou por contar com os melhores aparelhos, mas sim por praticamente ser nossa única opção mais viável. iPhone é muito caro pra esmagadora maioria da população, Windows Phone/Mobile praticamente não existe mais a venda e qualquer outro Sistema nem dá pra se mencionar. Então, logo o que resta pra maioria (tirando os que tem coragem de importar algum aparelho com W10M) é comprar aparelhos com Android. Que mesmo que tenha lá seus problemas (como qualquer outro) é o que atende aos consumidores locais com uma considerável satisfação. Acho eu que se a MS não tivesse abandonado de vez o mercado brasileiro esses números poderiam ser diferente. Na época do abandono se não em engano estava em torno de uns 15% em média, o que não é um número desprezível.
Pra você ter uma ideia apenas uma loja aqui em Belém vende um aparelho da Microsoft, o Lumia 640 que eu comprei na Le Biscuit.
Realmente uma pena isso.
Era para estar em, no máximo, 80% a essa altura do campeonato, se o concorrente não tivesse desistido de lutar.
Quem perde, pra variar, somos nós.
É o resultado da estratégia de Nadella. Pela lógica do Windows Team se ele foi muito bem em outros setores então ela vai se sair bem em tudo. Inclusive no Mobile.
Epa *eu sou a lenda* ainda bem que tu tá longe de mim, se tivesse perto ia dar briga kkkkkk, dois windows não ocupam o mesmo espaço…
KKKKKKKKKKKKKKKKK!
Se não gostam e nem usam mais Windows phone, vão ver e comentar sobre o S.O de vcs! Esqueçam o windows, já que não gostam dele.
E quem gosta de tecnologia em geral, pode comentar?
Quem gosta de tecnologia em geral pode sim. Pois com certeza ,tais pessoas tem o bom senso suficiente de não tecer criticas irresponsáveis, baseadas em seu achismo.
As vezes fico em dúvida se esse blog é de “Windows” ou “crítica ao Windows.” Já tem tipo uns três meses que eu tô aqui e é só ataque, as críticas é fato mas soa raiva e revolta. Não é atoa que o povo fala mal também. Leio as coisas nesse blog e fico pensando: “Eita merda, será que a Microsoft tá essa porcaria toda mesmo?” Sei lá, né. Eu uso Lumia de Entrada e tirando o fato de não ter apps, o celular é muito bom. Sempre recebe atualizações e tal. Eles falam tão mal de tal, que fico pensando: “Nossa, Android e iOS deve tá voando, né?! Tipo, tá os sistemas operacionais super foda, estão perfeitos sem falhas nenhuma.”
Será q ta todo mundo criticando e abandonando o sistema no mundo inteiro por perseguição?? Ou será pq ele ficou preso no tempo e não oferece recursos e apps q os demais possuem?
Acredito que o maior problema disso tudo, foi a falta de aplicativos.
Não tenha dúvidas. O que move os sistemas móveis hoje em dia é o seu portfólio de aplicativos. O Android e iOS não seriam NADA sem apps. Eles que nos dão possibilidades, eles que montam a nossa experiência, eles são vitais. O sistema operacional, tão idênticos como são hoje, são só “cascas” a qual nos adequamos mais por questões estéticas e raramente por questões de funcionalidades.
Você errou o blog eh Meu Smartphone, fala sobre smartphones em geral. Se der defeito critica como os Samsung pegando fogo. Se mandar bem elogia. Tudo normal aqui.
Esse não é um blog sobre Windows e sim sobre smartphones em geral, o que inclui o Windows. Não temos nenhum vínculo especifico com marca, fabricante, sistema ou qualquer tipo de organização relacionada. Notificamos sobre tudo o que for relacionado ao tema, de forma imparcial, seja a noticia boa ou ruim para o sistema, já que não estamos aqui para favorecer a imagem de nenhuma delas.
Exceto os editoriais, onde é expressada a opinião do autor, todas as matérias que publicamos tem as fontes ao fim, caso queira um segundo feedback. Se existem muitas noticias falando mal do Windows Phone é porque existem coisas ruins acontecendo com o sistema. Se tem muita noticia boa sobre o Android é porque existem coisas boas acontecendo com o sistema. Se fosse o contrário estaríamos notificando também.
Caso duvide, sinta-se livre pra usar o campo de busca. Procure por “falha no android”, “bug no android”, “falha de segurança”, “falha no iOS” e derivados. O problema dos fãs do Windows é que vocês adoravam ver os problemas das outras plataformas, mas quando aparecem os inúmeros problemas deixados pela má administração da Microsoft vocês acham que é um ataque pessoal. É lamentável.
Sou muito imparcial e não critico iOS e Android assim só porque não gosto. Aliás, eu gosto, não tem motivo de não gostar. Concorrência é bom pra gente. E eu uso Windows mas não sou fã, gosto de testar todos as plataformas. Já aqui não vejo muito isso, de verdade. As críticas são fatos, jamais vou falar que tudo isso que tá acontecendo é mentira. Mas são ataques constantes e nunca vi nada positivo sobre algo, quando tem, parece que tá de sarcasmo falando que não vai dar certo ou sei lá. Plataforma tem coisas boas também. Agora é inevitável não reclamar por ausência de muitas coisas da parte da Microsoft. Mas até agora nesse blog, da uma enorme impressão de que os editores ou sei lá o quê adora matar tal sistema com palavras. Android e iOS teve muitos problemas, inclusive o iOS 10 tava ruim! Falou disso?!
Até no canal que eu sigo sobre um iPhoneiro, ele foi mexer no iPhone 7 e simplesmente não queria destravar, no iPhone 7 que é o top. Não é tão perfeito assim, não é mesmo? Mas as críticas são relacionadas apenas ao Windows. Pra mim tem gente aqui que usou, usou e usou o sistema e agora pegou birra.
Vou sempre acompanhar o site porque gosto de filtrar as matérias, uma bajula muito, a outra é equilibrada, e essa aqui é a que ataca.
Como eu te disse e você ignorou, constantemente postamos sobre as falhas do Android e iOS. Caso você passe umas 3 a 5 páginas na aba “Meu-iOS” vai notar que noticiamos MUITAS falhas ao longo dos últimos meses, mas claro que ninguém nota, “a pimenta só arde quando cai no nosso olho né?”
Noticiamos tudo de positivo que aparece com o sistema da Microsoft, sejam atualizações, rumores, novos apps. Repare se estes textos onde você indica crítica não estão marcados como Editoriais (que aproposito são textos que expressão a opinião do autor ao fim de ser debatida publicamente). Acontece tem que se encara a realidade: o Update Creators já está na metade do seu desenvolvimento e a Microsoft não anunciou UMA nova função relevante para o mobile, ao contrário do desktop. A Microsoft não abre a boca para falar nada conclusivo sobre este segmento, não temos uma pista de qualquer esforço da companhia para o sistema, que parece jogado aos lobos.
Como você quer que a internet inteira não olhe com ceticismo sobre o futuro do sistema? todas as noticias que trazem novidades ruins para o sistema tem fontes de renome como mspoweruser, windows central e WinBeta. Se você quiser ver a realidade, estamos aqui. Se quer sonhar, com um otimismo de um marido traído que ainda ama sua mulher infiel existem alguns blogs aqui no Brasil pra te oferecer essa bela ilusão.
Ps: meu smartphone principal roda iOS e eu realmente não vi problema algum com o iOS 10 até agora.
Eu vi. Não é só rumores. Não tenho iOS, não posso falar que certamente deu bug. Mas deu. Digo isso pelo canal do iPhoneiro que sempre assisto. Ele usa apenas produtos da Apple e no meio do vídeo o iPhone 7 dele congelou. E sem falar nos boatos que vi. Uma amiga virtual minha por exemplo usa Android e iPhone, ela disse que deixou seu iPhone guardado e nem usa mais por que tá ruim, e ela usa o 6S. Mas isso é cada caso. Assim como vejo muita gente falar de bugs nos Lumias dele e o meu tá normal, em alguns aspectos, claro.
E sobre essas coisas eu concordo contigo, estar certo. A empresa simplesmente desanimou, mas não morreu. Não faria sentido a empresa desperdiçar seus funcionários do ramo mobile, ficar trabalhando pra lançar bulds, melhorias.
Se Microsoft fosse como qualquer outra, faria como a Nokia da HMD da vida, ou a BlackBerry; usaria Android. “Ah, mas porque com Android é mais fácil, ser OEM não tem tanta responsabilidade.” E por isso e outros motivos, e pelo Nadella falar sobre um dispositivo definitivo, não acho que a Microsoft parou por aí. Só acho que a equipe da Microsoft é fraca e demora muito pra fazer as coisas acontecerem. Mas não é uma empresa de fudo da garagem.
Toda e qualquer peça de tecnologia é sujeita a dar problemas técnicos. Não dá é pra categorizar o dispositivo por uma unidade.
Atualmente eu tenho 3 dispositivos, cada um de um sistema (pensando no site) sendo um iPhone 5s, um Redmi Note 3 e um Lumia 730. O iPhone 5s continua tendo um desempenho perfeito no iOS 10 comigo, caso contrario teria mudado meu principal para o Android. Acho estranho você ter presenciado tantos casos pois nos dois maiores grupos de iOS no facebook do Brasil não vi reclamações. Se quiser ver por si: iPhone Brasil (https://www.facebook.com/groups/iPhoneBrasil22/?ref=bookmarks) e iPhone Brasil Oficial (https://www.facebook.com/groups/iPhoneBRoficial/?ref=bookmarks).
Você nunca vai ver a Microsoft usar um Android convencional. A Microsoft é uma empresa focada em software e não em hardware. Eles não querem vender um celular com o sistema do concorrente, pra eles o que interessa é vender o sistema deles. Não é como se a Microsoft precisa-se vender smartphones, ela quer vender o ecossistema dela com os serviços dela embarcado. Se a Microsoft entra-se em desespero e começa-se a vender Androids, seria uma versão totalmente modificada, com uma loja própria e sem duvidas com integrações com seus outros produtos e serviços.
Canal do Matheus Kise, (olha lá) foi lá que vi. Não mostra reclamação, mostra fatos. E não podemos desmentir as notícias (ou boatos). Você não viu reclamações, mas eu vi. Pra quê que eu vou mentir? Ao contrário do Meu Smartphone e os usuários deste blog, não preciso detonar sistema nenhum.
Eu também acompanho o Kise, e você claramente não assistiu os outros vídeos ou esta querendo polemizar. Ele fez diversas analises com os novos iPhones e ficou totalmente claro que se tratava de um problema daquela unidade.
Você não tem porque mentir, só estou te mostrando uma coisa: se os maiores grupos de tecnologia do assunto não estão tendo reclamações, você viu casos isolados 🙂
Ninguém obriga nenhum leitor aqui a ler nada, quando você abre uma noticia você lê por sua conta própria. Se não gosta e continua vindo, é porque você quer ler. Você pode achar que detonamos ou não, apenas lamentamos, não vamos deixar de falar a verdade ou exaltar sem mérito uma marca que não nos paga nada pra isso só porque os fãs dela não querem ouvir falar mal quando ela não dá motivos do contrário 😀
80% são Galaxys
Aonde o android não lidera?
Nos PCs
Serio?!!
To rezando pra ver uma boa noticia do Windows Phone pq na moral eu n quero mudar de SO movel
Quem usa Windows no celular não precisa mudar, ele esta sendo desenvolvido. A diferença que será direcionado ao publico corporativo, assim como todo produto da Microsoft.
Acesse o Windows Club e você achará que o Windows está uma maravilha.
Ou seja 93,5% de pessoas que usam um sistema operacional falho, que trava, ruim blá blá mimimi (segundo alguns fanboys)
Derrota retumbante!
Eu tive android por muito tempo e sempre gostei do SO, ai dei meu nexus 4 para meu irmão e ele comprou um lumia 730 pra mim, no começo o SO é lindo e perfeito mas depois de alguns meses vc vê que o windows não ótimo igual é no PC e sim que é muito fraco, a maior vantagem que vejo nele é que quase todos os apps vão para o SD e a camera que é ótima… Apenas, juntando uns trocados pra comprar um android, ja passei muito tempo nesse windows
O Android também já consegue passar tudo para o SD a partir do Marshmallow.
Dá não viu. Pelo menos igual ao WP, nao.
Vdd! Ainda não faz exatamente o mesmo serviço. Pelo menos não agora
https://uploads.disquscdn.com/images/ae64f77306441e3accd35263a6157add5fd9d101a18d6fe046ab2b768617db64.png
Só fazer uns ajustes aki e ali e da sim.
Depende da marca, e ele passa tipo 90% do app pra não dar lentidão.
Não estamos falando da função falha do JellyBean. No Marshmallow ele formata completamente o seu cartão de memória no mesmo formato da sua memória interna. Tanto que não aparece mais o armazenamento separado. Ex: se você tinha 16gb interno e um cartão de 8gb, ele não vai mais mostram o espaço separado. Se tornarão 24 gb de memória INTERNA, de fato.
Como não? Ele permite até mesmo formatar o SD como se fosse memória interna.
Esse negocio de formatar o SD como memoria interna è pura enganação, ja usei essa função, no meu aparelho, no começo é uma maravilha, tudo que voce instala vai para o cartão, principalmente jogos muito grandes, só que o sistema ainda entende que o App tem que ser instalado na memoria interna, no fim não adiantou nada, tive que rotear o aparelho e fazer esse processo manualmente atraves de um aplicativo, não queria dizer isso, mas o jeito como Windows 10 mobile trabalha com o cartão SD é mais pratico, você vai e escolhe onde quer instalar o App ou jogo, cartão SD, ou memoria interna, sem precisar de gambiarras como no Android.
Que celular vc usou? Eu tive um s4 mini com cyanogenmod 13 e quando vc usa o cartão de memória pela primeira vez o sistema pergunta se vc quer usar como memória interna, depois disso ele formata e junta a quantidade de memória interna com a do cartão e se transforma em um só, não acontece nada disso que vc falou
Quando usava essa função no meu Android, tinha Aplicativos e jogos na loja, que sempre instalavam na memoria nativa do aparelho, mesmo o cartão fazendo parte do sistema, como se o desenvolvedor do App programasse para o aplicativo so instalar na memoria original e como eu gosto de instalar bastante jogos nos aparelhos que uso, acontecia de aparecer a mensagem, que o armazenamento interno estava cheio, mesmo mostrando nas configurações do sistema que ainda tinha uns 6gb livres, agora não me pergunte porque o Android age dessa forma, porque eu não sei, mas essa função nova do Android e muito boa, ajuda bastante, so que eu ainda prefiro rotear e fazer isso manualmente, questão de gosto mesmo e que eu curto ficar fuçando o sistema Android, acho legal fazer modificações no sistema, eu usava um Zenphone 2 Laser, com Android M, so que a Asus retirou essa função do sistema depois que ela atualizou para o M, dai eu tive que inserir essa função manualmente através de um binário que achei na net.
Bem lembrado, mais um motivo que o Windows nao presta para o mobile
guerrinha
Esses 1,6% do Windows me impressionou… achava que esse percentual seria bem menor!
achei que iria ser zerado kkkk
Acho que erraram na materia, deve ser 0,016%
Esse é do mês de Novembro.
Na conta geral que o IDC vai liberar já já vai ficar abaixo de 0,3%.
Na última conta e que já tem um bom tempo estava com 0,4%.
Aguarde…
No share mundial ele já está abaixo de 0,3%… ano passado foi vendido 6,1 milhões de dispositivos com W10M/WP… menos da metade do que a Apple vende em 1 mês…
A apple vende 200 milhões por ano, isso é muito menos que a metade.
Segundo a IDC, vendeu 206,1 milhões. 206.1/12 = 17.175/2 = 8.587. Me baseei neste número: em metade de um mês a Apple vendeu mais que a Microsoft vendeu o ano inteiro.
https://uploads.disquscdn.com/images/ac0ad1e960375a1c2f38148fc01b72a89aefb6b6c9b3a96dbf98cf0527e8dcb1.jpg

Desculpa eu li errado kkkkk
achei que era metade (sem o mes)
Realmente. O share mundial o WP foi para outros.
Como diz Galvão Bueno numa final da seleção: ACABOOOOOUUUUUUUUUUU!!!
Pra que listar em Windows e iOS?
Sucesso hein!