Em 2016, todos os sites de tecnologia que você acessasse tinha uma notícia que apontava a morte da Motorola. Primeiro, havia o plano para eliminar o nome da Motorola em favor de “Moto by Lenovo”. Depois, havia a questão de como a marca Lenovo coexistiria com a Moto.
Com uma nova equipe de liderança, as coisas mudaram. A Lenovo não vai mais se afastar de usar o nome da Motorola, colocando o icônico “asa de morcego” frente e verso dos seus produtos. A Motorola, afinal, inventou o celular, e a Lenovo espera aproveitar esse legado. A Lenovo eventualmente migrará para a marca Motorola em todas as regiões, mas Lencquesaing disse que o tempo dependeria do mercado também. No Brasil, por exemplo, a Motorola já é uma marca forte. Na Rússia, não é, e Lenovo tem uma posição forte.
“A Motorola é uma marca emblemática que simboliza qualidade e inovação”, disse Maribel Lopez, analista da Lopez Research. “Em primeiro lugar, foi uma má ideia tentar apagar este nome.”
Mas o melhor exemplo de onde a Lenovo fará tais mudanças é em seu mercado doméstico, China. A Lenovo, que vende telefones sob seu próprio nome através da sub-marca chamada Zuk, planeja reintroduzir a Motorola na China e eventualmente eliminar os outros nomes.
O presidente da Motorola Aymar de Lencquesaing ainda ressaltou que seria uma mudança gradual: “Tudo é uma viagem”, disse ele. “Isso não seria como um interruptor e dizer aos clientes de repente durante a noite.”
Lencquesaing também deixou claro que os novos produtos da Lenovo seguirão os passos do Moto Z. Jan Huckfeldt, um executivo de longa data que se juntou em maio como diretor de marketing oficial da empresa disse:.”Dêem-nos 12 meses, e todo mundo iá conhecer a nova Motorola”.
- Baixe nosso App na: Windows Store ou Google PLay para acompanhar novos artigos do site.
FONTE: CNET
37 Comentários
Essa marca virou merda, depois dá garantia só dá problema, o meu ficou ativam e desativando os aplicativos….. Nem vale apenas manda consertar; espero que com a volta dá Motorola as coisas mudem pra melhor.
Ficarei deitado, num bom colchão, esperando a atualização, rssss
Ê, vidão! Hahaha!
Mas também não adianta comprar um Xiaomi e não ter assistência técnica.
Não existe película de vidro , não existe capas protetoras.
E isso também pesou na compra do meu Motorola G4 plus que já está atualizado.
Eu particularmente sou fã dá Motorola…
Tenho um Moto X Style, e sou muito satisfeito com ele… E antes de compra-lo pesquisei muito, inclusive em blogs de tecnologia…
Tenho ele a quase um ano e não me decepcionei até agora!
Usava Samsung antes! Depois que mudei pra Motorola, que no tempo eu estava com o moto g2, vi a diferença… E não quis mais saber de smartphone dá Samsung… Rsrs
Seria isso mesmo? A Motorola sempre usou a submarca Moto em paralelo com a marca Motorola. Não faz sentindo abrir mão. Moto, Galaxy e Xperia, por exemplo, não linhas de aparelhos.
Como ficaria os aparelhos? Motorola G5?
MotorolA Z Play? Não faz sentido. Ao meu entendimento, a Lenovo irá usar Motorola novamente por conta de força e importância que essa marca tem. Não faz sentido acabar com a “sub marca” Moto, que está extremamente ligada à marca principalmente, sendo uma abreviação desta.
Palhaçada essa que esses diretores fazem muda o nome toda hora, mas na verdade tá parecendo com a Sansung, lançando um monte de aparelhos e esquecendo do princípio, quando a marca era dá Google, preço razoável e um bom conjunto de hardware e software com atualizações, valorizando os aparelhos já comprados.
Muito boa a matéria, faz um resumo da histórica lambança LENOVO/Motorola … E o título é bem chamativo e sem distorção.
Parabéns!
Achou mesmo?
Tomara que voltem atrás, e atualizem o moto g3 e os outros
Moto g1,2,3 não tem memória ram suficiente pra rodar Android N. Infelismente Lenovo fez moto g3 mais por customização.
O fato de a falecida cyanogen ter feito uma versão do 7.1.1 pro moto g1 contradiz essa sua fala.
É, mas, até agora não vi g1 rodar Android N na prática
Mas eu já, inclusive tive um desde 2014. Atualizei ele ano passado pro cm 14.1. rodou tranquilamente. Inclusive o vendi em dezembro com essa versão.
Mas não precisa acrescentar na minha palavra se não quiser. Assiste esse vídeo (não é o meu aparelho, mas taí tudo rodando bem): https://www.youtube.com/shared?ci=WsdK3J740Tc
o meu e de 2 gb de ram
Vida longa a Motorola
Lenovo, você se decida, parece mulher escolhendo roupa.
Infelizmente ou felizmente o nome Lenovo aqui no Brasil, por exemplo, é fraco.
Pra grande maioria dos consumidores Lenovo e Motorola são coisas totalmente distintas. E até um certo ponto é uma verdade. Coloca um Moto G4 ao lado de um Vibe K6 ou mesmo um Moto G4 Plus ao lado de um Vibe K6 plus pra ver qual que a grande maioria escolheria. Sendo q são aparelhos até equivalentes e os Vibes em alguns pontos são melhores em outros não e algumas coisas iguais. Mas pra maioria vai pesar o nome e/ou marca estampada no corpo do dispositivo.
A marca Lenovo no Brasil que o diga, tem gente que até hoje tem receio de comprar celular com essa marca, porém a “Moto” vende e muito.
A qualidade do smartphone vende. Mas um nome vende bem mais q tudo!
Apenas desinformado compra algo por nome.
Boa parte da população…
No caso, a maioria das pessoas. :v
Mais da metade.
Porque ninguém (a maioria) fica em blogs de tecnologia.
A maioria quer apenas um telefone pra ligar e mexer nas redes sociais. E por isso vão pelo nome.
Eu não entende de colchão, não leio notícias de colchão, por isso sempre vou achar que Ortobom é o melhor. E as vezes tem muitos melhores por aí. Simplesmente porque o Ortobom faz marketing e tem nome, acho que é o melhor.
Eu comprei celular só pra usar redes sociais mesmo (kkkk), agora que entrei nestes blogs de tecnologia, que estou aprendendo sobre.
Comprei um Ortobom hoje, sem dúvida nenhuma apenas pelo nome. Mas já me informei um dia sobre a empresa. Mas quando se perde a confiança…
Eu também tenho um moto g4 plus EJa está atualizado o Android.
Isso mesmo. A marca tem peso, principalmente pra não entende muito. A Sony, por exemplo, é venerada como a marca mais foda no Brasil. Só que pela marca. Falo isso porque algumas pessoa que conheço tem ela como referência. É quase um top of mind
Isso é verdade.
Eu nasci com o conceito de que os produtos da Sony são maravilhosos. Principalmente TV.
São bons sim, claro. Mas pode ter melhores.
IPhone é bom mesmo, só é caro. Eu to usando um moto G Turbo e só vou trocar de celular quando esse acabar e vai ser pra um iPhone 6 porque ta barato.
iPhone é bom sim.
Mas muita gente compra por status. Brasileiro por exemplo, acha que o mais caro, é o melhor, aí vai de iPhone. Mas nem todos, claro. Alguns entendem e vai porque gosta do sistema etc.
Rapaz.. Essa frase que vc diz joga no lixo toda a importância da comunicação e do Marketing nas empresas..
Eu não entendi. Sou meio lerdo. Seja mais claro.
Claro, de boa hahaha
Tirando meu exagero com as palavras, o que eu quis dizer é que o conceito de uma marca não foca em atingir desinformados, mas em atingir aqueles que se identificam em ideologia.. Tipo, eu amo Motorola não pq ele é melhor, mas pq gosto da idéia tradicional do nome, ou seja, eu sei que minha compra não é a do melhor aparelho fisicamente, mas esse não é meu critério principal. Gostar do nome não é ser desinformado.
Hahaha! Não foi exatamente isso que eu quis dizer.
O que eu quis dizer é, muita gente, a maioria, comprar pelo nome, achando que se aquilo NÃO tem nome (fama, status etc); não é bom, não tem valor!
Se tem nome, é o melhor. Você não acha que a maioria das pessoas que não se informam em sites de tecnologia pensa assim?
Eu por exemplo: Meu negócio era Motorola, Sony, Samsung e LG. Por ser marcas firmes no mercado e bastante conhecidas. E tinha um preconceito enorme com Xiomi, Lenovo etc. Achava que era ruim, que ficava pra trás das outras. Entendeu?
Na época, eu não me informava. Hoje, sei que o que tem valor, é a qualidade do produto, e não em si o nome e marketing.
Você acha que todo mundo compra iPhone porque gosta, porque conhece o valor do iOS, ou porque acha que iPhone é melhor simplesmente pela marca estampada, simplesmente por causa dos preço e status? Já percebeu que por ser caro, as pessoas dão mais valor? Pra mim a Apple trabalha muito em cima disso. Ela tá mais do que certa. Tem que aproveitar seu momento.
E os produtos da Apple são bons, mas a maioria, compra simplesmente por causa do status que a maçã traz. Tanto que pesquisas com usuário de iPhone mostrou isso. Que a metade deles compra iPhone simplesmente por ser Apple. Sim, isso é ridículo e feio.
E é isso que são pessoas desinformadas.
Gostar de uma marca porque gosta, porque ver um valor em especial nela, isso todo mundo tem. Até os mais especialistas tem suas preferência.
Quando digo que só desinformados compra algo por nome, é isso que eu quero dizer.
Apple que o diga!