Assim como acontece todos os anos, saiu o novo relatório do instituto de pesquisa Statista elaborada por infográfico que nos revela a lista dos celulares que possuem maior índice de radiação, isso com base em análises do BfS sobre a taxa de absorção específica (SAR, na sigla em inglês), método este mundialmente conhecido.
A listagem abaixo mostra alguns dos aparelhos da atualidade que mais emitem radiação, se baseando ao momento em que o aparelho celular está colocado sobre o ouvido do usuário.
Como o estudo vem sendo feito desde o ano passado, o ranking levou em consideração modelos tecnicamente disponibilizados recentes no mercado. Claro, também foi destacado as marcas mais relevantes e que mais comercializa smartphones ao redor do mundo, como é o caso da Apple, BlackBerry, Fairphone, Google, Honor, HTC, Huawei, LG, Motorola, Nokia, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi e ZTE.
Razões pelos quais devemos nos preocupar
Primeiro, há três razões principais pelas quais as pessoas estão preocupadas se os telefones celulares possam ter o potencial de causar certos tipos de câncer ou outros problemas de saúde devido a emissão de radiação:
- Os telefones celulares emitem radiação de radiofrequência, uma forma de radiação não ionizante , de suas antenas. Partes do corpo mais próximas da antena podem absorver essa energia.
- O número de usuários de telefones celulares aumentou rapidamente. Já são mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.
- Com o tempo, aumentaram o número de chamadas por dia, a duração de cada chamada e a quantidade de tempo que as pessoas passam próximo ao celular. Devido às mudanças na tecnologia, aumentou-se também o número de estações base para a transmissão de sinais sem fio.
A radiação por radiofrequência é uma forma de radiação eletromagnética. Esse tipo de radiação pode ser classificada em dois tipos: ionizante (por exemplo, raios-x , radônio e raios cósmicos) e não ionizante (por exemplo, radiofrequência e frequência extremamente baixa ou frequência de potência).
O único efeito biológico consistentemente reconhecido da radiação por radiofrequência em humanos é o aquecimento. Como é o caso dos fornos de microondas que aquecem os alimentos e causam efeitos da radiação por radiofrequência. A exposição à radiofrequência do uso do celular causa aquecimento na área do corpo em que o dispositivo é mantido (ouvido ou cabeça).
Entretanto, o que se sabe é que a radiação emitida pelos celulares não é o suficiente para aumentar a temperatura corporal de forma mensurável. Portanto, não existem outros efeitos claramente estabelecidos. Leia Mais…
Como evitar o contato com a radiação?
- Reserve o uso de telefones celulares para conversas mais curtas.
- Use um dispositivo com tecnologia de mãos livres, como fones de ouvido com fio, para distanciar o telefone da cabeça.
- Os kits viva-voz reduzem a quantidade de exposição à radiação por radiofrequência na cabeça porque a antena, que é a fonte de energia, não é colocada contra a cabeça.
Aqui no Brasil não é tão comum fazermos ligações, visto que usamos muito mais os apps de mensagens do que realizar chamadas. Entretanto, ao seguir os passos descritos acima você estará diminuindo drasticamente sua cabeça/corpo das exposições de radiações.